Início

Questões de Concursos Auditoria

Resolva questões de Auditoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


491Q522088 | Auditoria, Auditoria Interna, Tecnologista Junior 1, INT, FUNRIO

A certificação de produtos é, por definição, realizada por terceira parte. Isto significa que a avaliação deve ser feita

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q524205 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, MPE RO, CESGRANRIO

A conclusão sobre a adequada mensuração, apresentação e divulgação das transações econômico-financeiras, em consonância com os princípios fundamentais de Contabilidade, é um dos objetivos dos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q522744 | Auditoria, Auditor Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As fraudes ocorrem nas empresas por diversos motivos, tais como inexistência de normas e controles internos fragilizados, entre outros. Elas ocorrem em determinados processos das empresas de forma conjunta ou isoladamente. Uma das formas de prevenção da fraude no processo de contas a pagar é a implantação do controle de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q165398 | Auditoria, Amostragem Estatística, Auditor do Tesouro Municipal Auditoria, Prefeitura de Natal RN, ESAF

A relação existente entre o fator de confi abilidade com a amostra é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q686848 | Auditoria, Risco de Auditoria, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2019

Ao tratar do tema risco de auditoria, as normas brasileiras de contabilidade definem diversos conceitos. Sobre tais definições, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q523521 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os conceitos vinculados à amostragem aplicada a auditoria, julgue os itens subseqüentes.

Na amostragem por conglomerado, procede-se à seleção de itens, de maneira que haja sempre um intervalo prefixado entre cada item selecionado.

  1. ✂️
  2. ✂️

497Q683578 | Auditoria, Controladoria Geral da União, Auditor de Controle Interno Governamental, CGE CE, CESPE CEBRASPE, 2019

Para definir o nível de detalhes das deficiências significativas do sistema de controle interno as quais devem ser comunicadas aos responsáveis pela governança de determinada entidade, o auditor deve desconsiderar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q172607 | Auditoria, Planejamento da Auditoria, Contador, CEB, FUNIVERSA

Acerca da auditoria e seus procedimentos, assinale a alternativa que apresenta a tarefa preliminar traçada pelo auditor, que se caracteriza pela previsão dos trabalhos que devem ser executados em cada serviço, a fim de que este cumpra integralmente suas finalidades dentro das normas científicas da contabilidade e da técnica de auditoria.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q39807 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP

"As normas de auditoria devem ser coerentes com os princípios básicos e constituem uma orientação ao auditor. Esta orientação ajudará o auditor a determinar a amplitude da sua atuação e os procedimentos que devem ser aplicados na auditoria. As normas de auditoria ou fiscalização constituem os critérios ou a medida com as quais avalia-se a qualidade dos resultados da auditoria”. (Normas de Auditoria da INTOSAI). Acerca das referidas normas é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q524486 | Auditoria, Auditoria Externa, Analista Técnico Científico, Ministério Público Estadual SP, VUNESP, 2019

No que diz respeito à relação entre usuário da informação contábil, auditoria externa e entidade que apresenta os relatórios contábeis, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

501Q523546 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado MT, FMP Concursos

Tendo em conta os “componentes do controle interno”, segundo o COSO Internal Control – Integrated Framework (2013), considere as seguintes assertivas.

I – O ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização.

II – A avaliação de riscos prescinde de um processo dinâmico e interativo para identificar e avaliar os riscos à avaliação dos objetivos. Esses riscos de não atingir os objetivos em toda a entidade não são considerados em relação às tolerâncias aos riscos estabelecidos.

III – A comunicação interna é o meio pelo qual as informações são transmitidas para a organização, fluindo em todas as direções da entidade. Ela permite que os funcionários recebam uma mensagem clara da alta administração de que as responsabilidades pelo controle devem ser levadas a sério.

Estão corretas apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q683359 | Auditoria, Testes e Procedimentos em Auditoria, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

O objetivo do auditor, ao usar a amostragem em auditoria, é proporcionar uma base razoável para concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada. A esse respeito, de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 530, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q524459 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria

O procedimento de auditoria independente que consiste na obtenção de informações junto às instituições que emprestaram recursos financeiros à entidade auditada é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q524997 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, Indústria de Material Bélico do Brasil, CETRO

De maneira geral, um sistema básico de controle interno das disponibilidades, incluiria a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q14345 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auditor Conselheiro Substituto, TCM GO, FCC

Segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAG) aplicáveis ao controle externo, o envolvimento dos profissionais de auditoria governamental mais experientes no direcionamento dos trabalhos, na motivação da equipe, no fornecimento das instruções adequadas aos profissionais menos experientes, de forma que o processo de avaliação seja contínuo, que os problemas sejam detectados e analisados com antecedência, e a comunicação seja imediata, assegurando que os exames foram realizados em conformidade com as NAG, corresponde à etapa designada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q23843 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auditor, CGE MA, FGV

Assinale a alternativa que indica a finalidade para a qual é usada a documentação de auditoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q706895 | Auditoria, Controle Interno da Entidade Auditada, Agente de Controle Interno, Prefeitura de Teotônio Vilela AL, ADM TEC, 2019

Texto associado.
Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno tem a atribuição de criar e gerenciar as políticas públicas de assistência social, no município.
II. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno deve utilizar ferramentas e técnicas como, por exemplo, o planejamento em ondas sucessivas, o método PERT e o gerenciamento do valor agregado para desenvolver, de forma contrária aos princípios da administração pública, todos os processos internos de auditoria, controle e verificação dos programas e projetos, no âmbito da municipalidade.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

508Q112572 | Auditoria, Auditoria Conceitos Requisitos Eticos, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Visando a avaliar os procedimentos adotados pelos Contadores e fi rmas de Auditoria que exercem a atividade de Auditoria Independente, com vistas a assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, foi instituído(a) pelo Conselho Federal de Contabilidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q522260 | Auditoria, Normas Profissionais de Auditor Independente, Analista de Serviços Administrativos, Companhia de Serviço de Água, VUNESP

De acordo com a normas de auditoria, os tipos de pareceres que devem ser utilizados pelos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q40279 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

Com relação ao exercício profissional de auditoria, assinale a opção correta de acordo com o IIA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.