Início

Questões de Concursos Auditoria

Resolva questões de Auditoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


731Q161437 | Auditoria, Legislação e Normas Aplicáveis, Auditor de Controle Externo Direito, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação às normas relativas aos profissionais de auditoria governamental, julgue os itens a seguir.

A responsabilidade do profissional de auditoria governamental alcança as áreas administrativa, civil e penal, podendo atingi-lo mesmo em casos caracterizados apenas por negligência, imperícia ou imprudência. As responsabilidades éticas perante os usuários internos e externos devem constar no Código de Ética Profissional, sendo definidas em normas legais e regulamentares.

  1. ✂️
  2. ✂️

732Q146427 | Auditoria, Código de Ética, Analista Judiciário Contabilidade, TRT 6a Região, FCC

Antonius, auditor externo da empresa Albatroz S.A. conseguiu um novo contrato para a sua firma, por meio do diretor financeiro da Albatroz, seu primo de segundo grau, que será o sócio responsável pela auditoria. Em relação ao código de ética dos auditores e as normas de independência, é correto afirmar que este trabalho

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

733Q847104 | Auditoria, Orçamento e Planejamento de Obras Públicas, Analista Ministerial Engenharia Civil, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item a seguir, relativo a contratos de obras públicas.

Ao elaborar o orçamento estimado para uma licitação, a administração deve considerar, para o cálculo do BDI, as despesas financeiras, as garantias, os seguros, o lucro, os materiais e a mão de obra.

  1. ✂️
  2. ✂️

734Q523919 | Auditoria, Normas Profissionais de Auditor Independente, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Em conformidade com as normas de auditoria vigentes a partir de 2010, em relação aos documentos apresentados pela empresa, o auditor deverá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q523090 | Auditoria

Considerando a Instrução Normativa CVM 308/99, avalie as afirmações abaixo:

I. Estabelece rodízio de auditores a cada cinco anos;

II. Estabelece Modelos de pareceres de auditoria;

III. Estabelece Incompatibilidade entre as atividades de auditoria e consultoria para auditores internos;

IV. Estabelece a exigência de que o exercício profissional em auditoria, no âmbito do mercado de capitais, seja de, no mínimo, cinco anos consecutivos ou não, exercido em território nacional.

Considerando V se verdadeira e F se falsa, para as afirmações de I a IV, assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

736Q681561 | Auditoria, Independência do Auditor Externo, Analista de Fomento Contador, AFAP, FCC, 2019

O sócio da empresa Audita Tudo S.A. faz parte do Conselho de Administração da empresa Software S.A. Foi contratado para realizar a auditoria da empresa Software S.A.. Em relação a esse trabalho, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q26008 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

O DL 200/67 dispõe no art. 7º que “a ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover odesenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, norteando-se segundo planos e programas elaborados, na forma do Título III,” e compreenderá a elaboração e atualização dos seguintes instrumentos básicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

738Q521918 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, na determinação da amostra para auditoria externa, devem ser considerados, no mínimo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

739Q677343 | Auditoria, Opinião do Auditor Independente, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Referente à formação e à modificação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. O relatório do auditor não pode ter data anterior à data em que ele obteve evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar a sua opinião sobre as demonstrações contábeis.
II. Quando o auditor prevê modificar a opinião no seu relatório, ele deve comunicar aos responsáveis pela governança as circunstâncias que levaram à modificação prevista e o texto proposto da modificação.
III. Quando o auditor se abstém de expressar uma opinião devido à impossibilidade de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente, ele deve especificar sua opinião sobre as demonstrações contábeis no relatório de auditoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

740Q681731 | Auditoria, Técnicas e procedimentos, Auditor, UFMG, UFMG, 2019

Segundo a Instrução Normativa nº 3, de 09 de Junho de 2017 do Ministério da Transparência de ControladoriaGeral da União, é INCORRETO afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

741Q837903 | Auditoria, Testes, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Contabilidade, CESPE CEBRASPE, 2021

Determinado auditor, durante a fase de planejamento da auditoria, determinou como erro tolerável distorções de até 0,5% por contas, desde que não superiores a 1% por grupo de contas. A tabela a seguir mostra a composição do ativo circulante da empresa auditada.

ativo circulante                 valor (em milhares de R$)
caixa                                              5.000
bancos                                         25.000
clientes                                        42.300
estoques                                      24.900
aplicações de curto prazo             8.500 

Considerando essa situação hipotética e os dados fornecidos, julgue o próximo item, relativo a planejamento, erro e amostragem em auditoria.

Caso o auditor encontre um desfalque de R$ 240.000 no caixa, não será possível afirmar que esse desfalque está dentro do erro esperado.
  1. ✂️
  2. ✂️

742Q678165 | Auditoria, Opinião do Auditor Independente, Auditor Fiscal da Receita Estadual Bloco III, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2019

Considerando que, no relatório de auditoria, o auditor independente deve emitir opinião acerca da análise realizada das demonstrações contábeis, assinale a opção que apresenta situação que, encontrada durante auditoria independente em sociedade anônima, permita ao auditor manter o relatório de auditoria sem mudança de opinião.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

743Q522013 | Auditoria, Papéis de Trabalho, Contador, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Os papéis de trabalho devem ser limpos, claros, objetivos e elaborados de forma sistemática e racional e podem ser destinados a:

I – Atender as Normas Brasileiras de Contabilidade.

II – Servir como fundamentação do parecer.

III – Orientar o trabalho do auditor, servindo como guia e meio de controle durante a execução da auditoria.

IV – Controlar o trabalho da equipe técnica que desenvolveu os trabalhos de auditoria.

V – Comprovar pelo parecer as correções do trabalho a ser executado.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

744Q521762 | Auditoria, Auditoria Externa, Contador, Secretaria de Estado de Educação AM, 2018

Um auditor de controle externo de um Tribunal de Contas estadual analisou as contas de um Estado da Federação e percebeu um erro na apuração da receita corrente líquida. Constava um valor que não deveria estar somada aos outros valores, e sim deduzido. Assinale a alternativa que contém esse item:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

745Q671959 | Auditoria, NF e Nota Fiscal Eletrônica, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.
Após conclusão de auditoria e emissão de parecer, um auditor independente comunicou uma falha identificada no processo de controle de estoque da entidade auditada: determinado tipo de mercadoria havia sido adquirido e registrado no estoque com códigos diferentes para notas fiscais eletrônicas (NF-e), em arquivo XML. No momento da venda desse tipo de mercadoria, o vendedor baixara no estoque apenas um dos códigos registrados. A EFD ICMS-IPI entregue à SEFAZ/AL controlava, em seu bloco H, dois tipos de mercadoria em vez de um, o que impossibilitava o correto inventário do item de acordo com a Nomenclatura Comum do MERCOSUL.
Considerando que a comunicação da EFD ICMS-IPI à SEFAZ/AL pode ser entendida como o processo de produção e circulação das mercadorias na cadeia mercantil de vendas, julgue o item que se segue.
O documento auxiliar da nota fiscal eletrônica modelo 55 representa as operações de venda de mercadorias, em substituição aos modelos 1 e 1A em papel, sendo possível a emissão de códigos diferentes para uma mesma mercadoria, com o registro da nomenclatura no estoque.
  1. ✂️
  2. ✂️

746Q698113 | Auditoria, Técnicas e procedimentos, Analista Administrativo de Procuradoria Calculista, PGE PE, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
Acerca de auditoria em órgãos públicos, julgue o item subsequente.
A análise do processo de monitoramento de determinada firma de auditoria, com o objetivo de avaliar se tal processo fornece segurança razoável da efetividade do sistema de controle, é responsabilidade de entidades de supervisão.
  1. ✂️
  2. ✂️

747Q677135 | Auditoria, Testes em Contas de Resultado, Auditor Fiscal, SEFAZ DF, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.
Considerando os conceitos de receita, despesa, ganhos e perdas, julgue o próximo item.
Ganhos representam outros itens que se enquadram na definição de receita e podem ou não surgir no curso das atividades usuais da entidade, representando aumentos nos benefícios econômicos, e, como tais, não diferem, em natureza, das receitas.
  1. ✂️
  2. ✂️

748Q522784 | Auditoria, Auditoria Interna, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV, 2017

Segundo as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna, a atividade de auditoria interna deve ser independente e os auditores internos devem ser objetivos ao executar seus trabalhos. A independência dentro da organização é alcançada de forma efetiva quando o executivo chefe de auditoria se reporta funcionalmente ao conselho. São exemplos de reporte funcional quando o Conselho tem autonomia para:

I - aprovar o estatuto de auditoria interna;

II - aprovar o orçamento de auditoria;

III - aprovar a remuneração do executivo chefe de auditoria;

IV - definir o escopo da auditoria interna.

Está correto somente o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q133168 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista do Banco Central Área 5, BACEN, CESGRANRIO

Quanto às características da auditoria interna e externa, analise as afirmativas a seguir.

I - O processo pelo qual o auditor se certifica de que as demonstrações financeiras representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa, por meio da emissão de parecer, caracteriza a auditoria externa.

II - O exercício da auditoria interna é privativo de contabilista registrado no Conselho Regional de Contabilidade da jurisdição.

III - A principal característica da auditoria interna é a independência, ou seja, não possui vínculo com a empresa auditada.

IV - O parecer do auditor independente pode ser classificado em: sem ressalva, com ressalva, adverso ou com abstenção de opinião.

Está correto SOMENTE o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.