Início

Questões de Concursos Auditoria Governamental

Resolva questões de Auditoria Governamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q977850 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Em determinada entidade, identificam-se riscos associados a registros incorretos do passivo circulante e não circulante, havendo, inclusive, passivos fictícios, passivos já pagos não baixados e falta de registro dos passivos de curto prazo. Além disso, identificam-se situações de aumento de capital sem comprovação da entrega dos recursos e situações de contabilização inadequada de reservas e subvenções, bem como problemas em contas de resultado com ocultação de receitas e superavaliação de custos e despesas.

A partir da situação hipotética precedentes, assinale a opção em que é apresentada uma abordagem integrada de auditoria que proporcionaria maior segurança na identificação de erros, fraudes e manipulações na escrita fiscal da entidade em apreço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q960198 | Auditoria Governamental, Tribunal de Contas da União, Contabilidade, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Em relação ao Controle Externo da União, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma competência do Tribunal de Contas da União (TCU) de acordo com as normas constitucionais e infraconstitucionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1063992 | Auditoria Governamental, Legislação e Normas Aplicáveis, Ciências Contábeis, TCE GO, FGV, 2024

A NBASP 20 objetiva promover os princípios de transparência e de accountability nos Tribunais de Contas, que devem atuar de forma exemplar, mediante a aplicação destes princípios em todos os seus atos.

Sobre a NBASP 20 - Transparência e Accountability, analise os itens a seguir:

I. Os Tribunais de Contas devem atuar sob normas a partir das quais seja possível responsabilizar seus membros e servidores.
II. É recomendável que os Tribunais de Contas divulguem ao público as informações básicas sobre suas competências, suas responsabilidades, sua missão, sua estratégia e suas atividades em uma das línguas oficiais da Intosai, além da língua portuguesa.
III. Os Tribunais de Contas devem ter regras ou códigos de ética, políticas e práticas que estejam alinhados com as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público, especialmente a NBASP 130.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q966713 | Auditoria Governamental, Finalidade, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Com relação às características da auditoria governamental e às instituições reguladoras de seu exercício, julgue os itens a seguir.


Com relação à governança corporativa aplicável às empresas estatais, o Código Brasileiro das Melhores Práticas, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, define três ferramentas — órgãos ou entidades — de governança: o conselho de administração, o conselho fiscal e a auditoria independente.
  1. ✂️
  2. ✂️

125Q1063995 | Auditoria Governamental, Legislação e Normas Aplicáveis, Ciências Contábeis, TCE GO, FGV, 2024

A NBASP 9020 - Avaliação de políticas públicas oferece orientações detalhadas para a avaliação rigorosa e abrangente das políticas públicas, visando aprimorar sua eficácia e impacto na sociedade.

Nesse contexto, analise os itens a seguir:

I. As Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) não são os únicos atores que podem realizar avaliações de políticas públicas.
II. Organizações administrativas devem realizar avaliações de políticas públicas quando requisitadas por autoridades governamentais.
III. Semelhantes as outras instituições públicas ou privadas, as EFS precisam demonstrar sua objetividade e comprovar sua independência do governo e de interesses privados.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q967505 | Auditoria Governamental, Auditoria Interna Governamental, Auditoria, CONAB, IADES

Quanto ao vínculo hierárquico da auditoria interna da Conab, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q967507 | Auditoria Governamental, Controle Externo, Auditoria, CONAB, IADES

Quanto à atuação da Unidade de Auditoria Interna da Conab nos processos de Tomada de Contas Especial (TCE), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q978030 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Especialidade Contabilidade, TRETO, AOCP, 2025

Um analista judiciário do TRE-TO especialista em contabilidade deve realizar uma auditoria em um grande volume de dados relacionados aos pagamentos de despesas com pessoal do órgão nos últimos cinco anos. Devido à extensão da população de dados, que engloba milhares de registros de pagamentos, o servidor decide aplicar técnicas de amostragem. O objetivo é verificar se os pagamentos foram efetuados de acordo com as normas legais e regulamentares aplicáveis. Com base nessa situação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q990111 | Auditoria Governamental, Procurador do Munícipio, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Qual é o principal objetivo da análise de economicidade realizada pelo Tribunal de Contas em contratos administrativos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q967073 | Auditoria Governamental, Instrumentos de Fiscalização, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação aos conceitos gerais de auditoria e às disposições aplicáveis ao setor público, julgue o item a seguir.
São responsabilidades da entidade fiscalizada implantar e manter em funcionamento efetivo sistemas de controles internos que assegurem o cumprimento das normas legais e a consecução dos objetivos traçados, o que não isenta o auditor de fazer propostas e recomendações em face da inexistência ou inadequação desses controles.
  1. ✂️
  2. ✂️

131Q967080 | Auditoria Governamental, Execução dos Trabalhos de Auditoria Governamental, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das técnicas e procedimentos de execução da auditoria e de
evidências, julgue o item a subsequente.
A opinião do auditor fundamenta-se nas evidências obtidas, cuja qualidade depende de três fatores-chave: relevância, probabilidade e tempestividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

132Q972744 | Auditoria Governamental, Auditoria Interna Governamental, Contabilidade, TJDFT, FGV, 2022

As características das organizações e dos indivíduos que executam auditoria interna são tratadas nas normas internacionais para o exercício profissional da auditoria interna.

De acordo com essas normas, a natureza de avaliações (assurances) fornecidas para partes externas à organização deve ser definida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q966348 | Auditoria Governamental, Conceitos Básicos, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, FGV, 2022

Nos trabalhos de auditoria, é necessária a definição de critérios, que consistem em referências para avaliar o objeto auditado. Tais referências são previamente determinadas pelo auditor. No contexto das entidades públicas, conforme a ISSAI 100, a definição desses critérios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1034204 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

Acerca do risco de auditoria, considere as afirmações a seguir:

I. Refere-se aos riscos de negócio do auditor, tais como perda decorrente de litígio, publicidade adversa ou outros eventos surgidos em conexão com a auditoria das demonstrações contábeis;
II. Inclui o risco de que o auditor possa expressar uma opinião de que as demonstrações contábeis contêm distorção relevante quando esse não é o caso;
III. A avaliação dos riscos baseia-se em procedimentos de auditoria para a obtenção de informações necessárias para essa finalidade e evidências obtidas ao longo de toda a auditoria.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q966370 | Auditoria Governamental, Auditoria Operacional, Auditoria de Obras Públicas, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos tipos de auditoria, julgue os itens seguintes.

No caso de auditoria operacional, a equipe de auditoria é obrigada a encaminhar uma versão preliminar do relatório de auditoria aos gestores dos órgãos auditados. Os comentários desses gestores podem subsidiar análises e discussões posteriores acerca da gestão do órgão auditado.
  1. ✂️
  2. ✂️

136Q1044241 | Auditoria Governamental, Controle Externo, Ciência Contábeis, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta um sujeito passivo do Controle Externo da Administração Pública Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1030680 | Auditoria Governamental, Legislação e Normas Aplicáveis, Auditor Substituto de Conselheiro, TCE RR, FGV, 2025

Segundo o Instituto Ruy Barbosa (IRB) a “NBASP 12 – Valor e benefício dos tribunais de contas- fazendo a diferença na vida dos cidadãos” é uma adaptação da INTOSAI-P 12- The Value and Benefits of SAI- Making a difference to the lives os citzens para o contexto institucional brasileiro, que foi incorporada à estrutura das NBASP em 2015.
O seguinte princípio previsto nessa norma deve ser observado pelas Cortes de Contas brasileiras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1050650 | Auditoria Governamental, Controle Externo, Direito, TCE PA, FGV, 2024

A finalidade dos processos de contas é a de possibilitar a verificação regular da aplicação dos recursos, à luz dos princípios da legalidade, legitimidade e economicidade.
(LIMA, Luiz Henrique. Controle Externo. Ed. Elsevier, 2013, p. 259)
Em benefício dos referidos princípios, os processos de Contas no TCE-PA possuem regramento específico quanto ao seu encaminhamento, formação, instrução e julgamento.

Considerando as disposições do RITCE-PA quanto a essa temática, analise as afirmativas a seguir:

I. Os processos de prestação de contas serão instruídos preliminarmente com o Parecer do Ministério Público de Contas.
II. O prazo para instrução processual das prestações de contas é de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data da distribuição.
III. Após a instrução preliminar dos processos de prestação de contas com o relatório do Departamento de Controle Externo, admite-se o recebimento de novos documentos apresentados por ocasião da sustentação oral.
IV. As diligências serão determinadas pelo Relator ou pelo Diretor do Departamento de Controle Externo, conforme o caso.


Estão corretos os procedimentos indicados nos itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1050665 | Auditoria Governamental, Legislação e Normas Aplicáveis, Direito, TCE PA, FGV, 2024

Avalie se as características-chave de entidade do setor público que reporta a informação contábil incluem:

I. ser uma entidade que capta recursos da sociedade ou em nome desta e/ou utiliza recursos para realizar atividades em benefício dela;
II. existirem usuários de serviços ou provedores de recursos dependentes de informações contidas nos relatórios contábeis de propósito geral das entidades do setor público para fins de prestação de contas e responsabilização e tomada de decisão;
III. apresentar resultado superavitário em pelo menos dois exercícios sociais, mesmo não sendo essa a sua finalidade.

De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, a entidade do setor público que reporta a informação contábil deve apresentar as seguintes características-chave:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1060142 | Auditoria Governamental, Controle Externo, Contabilidade, TCE PA, FGV, 2024

Assinale a alternativa que apresenta uma orientação da NBASP 200 – Princípios de Auditoria Financeira, aplicável a um trabalho dessa natureza realizado pelo TCE-AP em um órgão da administração pública estadual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.