Início

Questões de Concursos Auditoria Governamental

Resolva questões de Auditoria Governamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q967772 | Auditoria Governamental, Tribunal de Contas da União, Conhecimentos Gerais, TCU, CESPE CEBRASPE

Acerca do trabalho de acompanhamento e controle realizado após a conclusão da auditoria no âmbito do TCU, julgue o item subsequente.


Caso determinada unidade jurisdicionada do TCU sofra processo de desestatização, a constituição do respectivo processo de contas deverá ser instruída com a comunicação do encerramento do processo modificador ao órgão de controle interno e ao TCU, pelo responsável da unidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

162Q1035870 | Auditoria Governamental, Testes, Obras Públicas, TCE PE, FGV, 2025

Na realização de uma auditoria governamental, os testes de controle têm por objetivo fornecer evidências quanto à efetividade dos controles internos na prevenção ou detecção de erro, distorções relevantes e irregularidades. Os testes de controle podem ser realizados mediante amostragem por atributos.
A respeito dos fatores que afetam o tamanho da amostra para testes, considere os itens a seguir.

I. Taxa de desvio esperada
II. Riscos de Amostragem
III. Anomalias representativas
IV. Taxa de desvio tolerável

O tamanho da amostra para testes é afetado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1064049 | Auditoria Governamental, Sistema de Controle Interno, Tarde, CVM, FGV, 2024

Com o objetivo de orientar as entidades que integram o sistema, a Lei nº 10.180/2001 trata de conceitos, estrutura e diretrizes que regem o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

No âmbito desse sistema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1030288 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Infraestrutura e Segurança Manhã, TCE PI, FGV, 2025

A NBASP 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria no Setor Público estabelece as diretrizes essenciais que regem as auditorias governamentais, orientando a conduta e a prática dos auditores no setor público. Essa norma define os princípios básicos de independência, competência, ética e ceticismo profissional, além de enfatizar a necessidade de uma auditoria transparente, objetiva e eficiente, visando promover a responsabilidade, a boa governança e a prestação de contas no uso dos recursos públicos.
Quanto à NBASP 100, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Em geral, a auditoria do setor público pode ser descrita como um processo sistemático de obter e avaliar objetivamente evidências para determinar se as informações ou as condições reais de um objeto estão de acordo com critérios aplicáveis.

( ) Todas as auditorias do setor público contam com os mesmos elementos básicos: o auditor, os demonstrativos contábeis e os usuários previstos (as três partes da auditoria).

( ) O objeto da auditoria refere-se à informação, condição ou atividade que é mensurada ou avaliada de acordo com certos critérios. Pode assumir várias formas e ter diferentes características, dependendo do objetivo da auditoria.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1052082 | Auditoria Governamental, Sistema de Controle Interno, Contabilidade, DETRAN RJ, EXATUS

O Sistema de Controle Interno das Entidades Governamentais é mantido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q1030843 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

O processo de auditoria governamental é fundamental para assegurar a transparência, a integridade e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Ele desempenha um papel essencial ao avaliar a aplicação eficiente e ética dos recursos, promovendo a confiança da sociedade nas instituições públicas e fortalecendo a governança. Por meio da auditoria, é possível identificar oportunidades de melhoria, corrigir desvios e garantir que as políticas públicas sejam implementadas de forma a atender ao interesse coletivo.
Relacione as fases do processo de auditoria a seguir, com as ações nelas desenvolvidas:

I. Execução da Auditoria II. Planejamento de Auditoria III. Relatório e Monitoramento

( ) Elaborar um relatório baseado nas conclusões alcançadas. ( ) Avaliar as evidências de auditoria e extrair conclusões. ( ) Estabelecer os termos da auditoria ( ) Realizar avaliação de risco ou análise do problema ( ) Realizar os procedimentos de auditoria planejados para obter evidências. ( ) Monitorar as questões relatadas como relevantes.

A sequência correta, na ordem dada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q977851 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

No âmbito da auditoria do ativo imobilizado, a abordagem que auxilia na identificação de ativos ocultos e na detecção de eventuais alienações fictícias, assegurando que os registros reflitam a situação real dos bens da entidade, consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1044195 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Controle Interno, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

O controle exercido pelos Tribunais de Contas é um dos principais mecanismos de controle externo da Administração Pública. Ele visa garantir que os recursos públicos sejam utilizados de maneira eficiente, legal e transparente, em conformidade com as leis e normas vigentes.
Os Tribunais de Contas têm competência para fiscalizar a gestão pública sob os aspectos financeiro, operacional e patrimonial.
Relacione os aspectos fiscalizados listados a seguir aos seus significados.

I. Financeiro.
II. Operacional.
III. Patrimonial.

( ) Fiscaliza a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos públicos.
( ) Avalia a conformidade das receitas e despesas com as normas legais.
( ) Acompanha a gestão dos bens públicos, garantindo que os bens do Estado sejam bem administrados.

Assinale a opção que indica a correspondência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1034217 | Auditoria Governamental, Sistema de Controle Interno, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público está estruturado em uma matriz que contém cinco níveis de maturidade.
Nessa matriz, o nível de maturidade em que as práticas profissionais são elementos de auditoria que se caracterizam pela existência de macroprocessos baseados na estrutura de gestão da qualidade (KPA16) e na implementação de planos de auditoria baseado em riscos (KPA17), é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1010413 | Auditoria Governamental, Conceitos Básicos, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base nos princípios e nas normas aplicáveis à auditoria governamental, em especial quanto ao planejamento da auditoria, julgue o próximo item.

A determinação do escopo de uma auditoria governamental corresponde à delimitação dos aspectos e temas a serem examinados, podendo incluir os objetivos, as unidades auditadas, o período de abrangência e os critérios de auditoria adotados.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q1050873 | Auditoria Governamental, Legislação e Normas Aplicáveis, Administração, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Segundo as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP 3910), os critérios em auditoria dizem respeito aos padrões de desempenho específicos, onde são avaliados e mensurados para as auditorias realizadas, baseando-se na economicidade, na eficiência e na efetividade.
Um dos critérios utilizados pelo auditor é o de auditoria confiável, que tem como atributo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1082184 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Auditor Fiscal Tributário, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas a seguir que determinam quando o trabalho da auditoria interna pode ser utilizado, e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. O auditor pode usar o trabalho da auditoria interna quando a extensão na qual a posição hierárquica da auditoria interna na organização e suas políticas e procedimentos propiciam objetividade dos auditores internos.

II. O auditor pode usar o trabalho de auditoria interna mesmo se a função da auditoria interna não tem suficiente competência ou adequada objetividade, porque ele fará as devidas correções em seu relatório.

III. O auditor pode usar o trabalho de auditoria interna se considerar que a função de auditoria interna aplica uma abordagem sistemática e disciplinada, incluindo controle de qualidade.

IV. O auditor pode usar o trabalho de auditoria interna quando o auditor interno não aplica nenhum tipo de controle de qualidade ou abordagem sistemática, visto que uma abordagem disciplinada supre a exigida independência do auditor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1001808 | Auditoria Governamental, NBC TA 200, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Segundo a NBC TA 200 (R1), a elaboração das demonstrações contábeis, pela administração e, quando apropriado, pelos responsáveis pela governança requer: ]
I. a identificação da estrutura de relatório financeiro aplicável, no contexto de leis ou regulamentos relevantes; II. a elaboração das demonstrações contábeis em conformidade com leis ou regulamentos relevantes; III. fornecimento de informações sigilosas ao auditor possibilitando que este cumpra a finalidade da auditoria; IV. a inclusão de descrição adequada da estrutura utilizada, segundo leis ou regulamentos relevantes nas demonstrações contábeis.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q994709 | Auditoria Governamental, IPSMETOPO, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A auditoria governamental é um importante para assegurar a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos. Ela se divide em diferentes tipos, cada um com objetivos específicos. Entre os principais tipos de auditoria governamental estão a auditoria financeira, que visa verificar a exatidão das informações financeiras e a conformidade com normas contábeis; a auditoria operacional, que avalia a eficiência e eficácia dos processos; e a auditoria de conformidade, que analisa a aderência às leis e regulamentos aplicáveis. Esses tipos têm objetivos que incluem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1069727 | Auditoria Governamental, Sistema de Controle Interno, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

No desempenho do Controle Interno, conforme os respectivos campos de ação e os objetivos a alcançar, as auditorias realizadas serão de ordem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q967075 | Auditoria Governamental, Tribunal de Contas da União, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às normas internacionais para o exercício profissional da auditoria e às normas específicas do TCU, julgue o item que se segue.
A revisão do trabalho de auditoria pelo coordenador da equipe é realizada posteriormente à emissão do relatório preliminar, no qual todos os aspectos relevantes são devidamente caracterizados e comunicados, independentemente de as irregularidades ou impropriedades terem sido ou não sanadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

178Q1050304 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Na atualidade, há modalidades de auditoria inerentes ao controle do primeiro setor (...) capazes de ensejar melhores resultados, tanto para o órgão fiscalizador, como para o fiscalizado, em face da avaliação do grau de eficiência, eficácia e economicidade de determinado programa de governo.

(GUERRA, Evandro Martins. Controle Externo da Administração Pública. Ed, Forum, 2019, p. 303)


A modalidade de auditoria a que se refere o texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1010408 | Auditoria Governamental, Conceitos Básicos, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do conceito, da finalidade, dos objetivos, da abrangência e da atuação da auditoria governamental, julgue o item a seguir.

A auditoria governamental pode ser exercida tanto por unidades de controle interno dos órgãos públicos quanto por órgãos de controle externo, como tribunais de contas.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q1063442 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Consultor de Orçamento, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

A NBASP 9020-Avaliação de Políticas Públicas apresenta diversas orientações sobre o processo de avaliação de políticas públicas (APP) e discorre, ainda, sobre as diferenças e convergências entre a APP e a auditoria operacional.

Segundo a referida norma, o aspecto da APP em que se analisa a adequação dos seus objetivos em relação às necessidades sociais, econômicas ou ambientais que a política pública quer atender denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.