Início

Questões de Concursos Auditoria Governamental

Resolva questões de Auditoria Governamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q966728 | Auditoria Governamental, Execução dos Trabalhos de Auditoria Governamental, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Com referência às evidências, à comunicação e ao monitoramento dos resultados do trabalho de auditoria, julgue os itens que se seguem.


Na classificação das evidências quanto à fonte, considera-se que a evidência externa é mais confiável que o conhecimento profissional direto, enquanto este constitui fonte mais econômica que a evidência interna.

  1. ✂️
  2. ✂️

242Q967078 | Auditoria Governamental, Amostragem em Auditoria Governamental, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que concerne ao planejamento da auditoria, julgue o item
seguinte.
Recomenda-se o emprego de amostragem estatística na auditoria, exceto em casos de amostra extensa, difícil mensuração das características da população e desnecessidade de alta precisão.
  1. ✂️
  2. ✂️

243Q967083 | Auditoria Governamental, Tomada e Prestação de Contas, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que diz respeito à prestações de contas e ao relatório de gestão, julgue o item a seguir.
Estão sujeitos à constituição de processo de contas os responsáveis pelas unidades jurisdicionadas ao TCU, não compreendidos entre essas as entidades do sistema S e os conselhos federais e regionais das profissões regulamentadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

244Q1053358 | Auditoria Governamental, Controle Externo, Técnico de Contabilidade, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade e das
demonstrações contábeis, julgue os itens subseqüentes.

As demonstrações contábeis não têm como objetivo apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade, nem de sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados. Aqueles usuários que desejam avaliar a atuação ou prestação de contas da administração devem utilizar a avaliação dos relatórios emitidos pelos administradores.
  1. ✂️
  2. ✂️

245Q1018289 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Especialidade Contabilidade, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, no que concerne ao planejamento de auditoria.

A identificação e a avaliação preliminar dos controles internos têm por objetivo a identificação dos controles estabelecidos para tratamento dos riscos relevantes e a avaliação acerca de sua capacidade de garantir segurança razoável para o gerenciamento dos riscos a um nível aceitável

  1. ✂️
  2. ✂️

246Q1030845 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

O Modelo de Risco de Auditoria Governamental é uma estrutura teórica que auxilia os auditores na identificação, avaliação e resposta aos riscos que podem comprometer a obtenção de uma opinião ou conclusão apropriada no contexto da auditoria.
Esse modelo é amplamente utilizado para planejar, executar e avaliar procedimentos de auditoria em entidades públicas, garantindo a eficiência e a qualidade do trabalho.
Ele se baseia na interação de três componentes principais, a saber:

1. Risco Inerente (RI): 2. Risco de Controle (RC): 3. Risco de Detecção (RD):

O modelo do risco de auditoria (RA) é representado matematicamente como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q981693 | Auditoria Governamental, Legislação e Normas Aplicáveis, Contador, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Durante uma auditoria em um órgão público, a equipe de auditoria identificou contratos de prestação de serviços firmados sem a publicação obrigatória no Diário Oficial e com falhas na formalização dos processos licitatórios, apesar de ter sido constatada a efetiva execução dos serviços.

Na situação hipotética precedente, observadas as melhores práticas de auditoria governamental e o papel da conformidade, a equipe de auditoria deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q1050348 | Auditoria Governamental, Legislação e Normas Aplicáveis, Contabilidade, TCE PA, FGV, 2024

“O conceito e estabelecimento da auditoria são inerentes à administração financeira pública, já que a gestão de recursos públicos envolve um voto de confiança. A auditoria não é um fim em si, e sim um elemento indispensável de um sistema regulatório cujo objetivo é revelar desvios das normas e violações dos princípios da legalidade, eficiência, efetividade e economicidade na gestão financeira com a tempestividade necessária para que medidas corretivas possam ter tomadas em casos individuais, para fazer com que os responsáveis por esses desvios assumam essa responsabilidade, para obter o devido ressarcimento ou para tomar medidas para prevenir- ou pelo menos dificultar—a ocorrência dessas violações”.
INTOSAI, Declaração de Lima (INTOSAI-P 1)

A Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) foi fundada em 1953, durante o primeiro Congresso Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores, realizado em Cuba, como organização independente para, entre outros objetivos, estabelecer normas e orientações para a realização de auditorias governamentais eficazes e eficientes. O Brasil encontra-se entre seus membros, por meio do Tribunal de Contas da União.
Em consonância com as normas emanadas pela INTOSAI assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q1050874 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Administração, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Na realização de uma auditoria, o auditor deve realizar procedimentos com a finalidade de obter evidências para cumprimentos dos objetivos.
Um dos métodos dessas evidências é aquele onde são examinados livros, registros ou documentos, internos ou externos, seja em papel, forma eletrônica ou um exame físico. Esse método é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1030846 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Durante a auditoria de uma entidade pública responsável por implementar programas de transferência de renda, a equipe de auditoria identificou inconsistências nas informações apresentadas nos relatórios financeiros e nas atividades operacionais do programa.
O auditor, seguindo a estratégia global de auditoria, precisa garantir que o trabalho seja conduzido de maneira eficiente, cobrindo as áreas de maior risco, enquanto utiliza adequadamente os termos da auditoria.
Com base nessa situação, a melhor abordagem do auditor seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q1063873 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Tarde, CVM, FGV, 2024

A gestão de uma organização pública com atuação em cinco regiões de um mesmo estado da Federação implantou um sistema centralizado para compras e contratações, inclusive de serviços de natureza continuada. A organização investiu no aperfeiçoamento dos processos de logística de recebimento e distribuição de materiais e também nos processos de fiscalização dos serviços prestados em cada polo de atuação. Nos primeiros meses foram registradas diversas falhas nos processos, inicialmente atribuídas ao estágio inicial do sistema. Após dois anos, outras falhas surgiram, inclusive relativas à inexecução contratual. O gestor solicitou a realização de auditoria, com emissão de relatório diagnóstico sobre a medida, tendo em vista avaliar a necessidade de ajustes no sistema ou até mesmo a sua continuidade.

Pela natureza do trabalho a ser feito, um critério passível de adoção para o trabalho de auditoria solicitado é o da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q1060563 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Especialidade Auditoria Médica e Medicina do Trabalho, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A materialidade é relevante em todas as auditorias. Uma questão é julgada materialmente significativa se o seu conhecimento é suscetível de influenciar as decisões dos usuários previstos. Sobre a determinação da materialidade nos trabalhos de auditoria governamental, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q1034200 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Auditor Público Interno, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2025

O risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, é denominado risco
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q966719 | Auditoria Governamental, Execução dos Trabalhos de Auditoria Governamental, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Com referência ao planejamento e à execução da auditoria, julgue os itens subsequentes.


Considere a seguinte situação hipotética.

Durante a execução de seu trabalho, um auditor constatou que o órgão auditado disponibilizou bens a uma instituição privada por conta da realização de determinado convênio. Por desconfiança em relação à operação, esse auditor resolveu, apropriadamente, efetuar um pedido de confirmação, sem especificar os bens e respectivos valores, mas dos quais julgou não poder abrir mão da confirmação formal. Nessa situação hipotética, a técnica utilizada é denominada confirmação ou circularização positiva em branco.

  1. ✂️
  2. ✂️

255Q966310 | Auditoria Governamental, Entidades Fiscalizadoras Superiores, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, FGV, 2022

A Declaração do México sobre a independência das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) aprovada pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai) consagra oito princípios fundamentais, reconhecidos como requisitos essenciais para a realização de auditoria adequada do setor público.
O cotejo do mencionado rol de princípios com o arcabouço constitucional de 1988 aplicável aos Tribunais de Contas no Brasil revela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q1018293 | Auditoria Governamental, Sistema de Controle Interno, Especialidade Contabilidade, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, com base em situação hipotética sobre auditoria interna.

Ao selecionar, com base na materialidade, os itens do almoxarifado a serem submetidos à contagem, a equipe de auditoria deve considerar a representatividade dos valores sujeitos a riscos, em termos orçamentários, financeiros e patrimoniais.

  1. ✂️
  2. ✂️

257Q1050306 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

A NBASP 9020 fornece informações sobre as principais questões para a auditoria operacional e para a avaliação de políticas públicas, de modo a diferenciá-las.
Sobre as semelhanças e diferenças entre os dois instrumentos, analise as afirmativas a seguir.

I. A auditoria operacional avalia principalmente a economicidade, a eficiência e a efetividade até o nível do resultado imediato, enquanto a avaliação de política pública é definida como o exame desses mesmos aspectos e de resultados mais amplos e adicionalmente de impactos globais e socioeconômicos.

II. A avaliação de políticas públicas se concentra na relevância da política, que é a adequação dos seus objetivos em relação às necessidades sociais, econômicas ou ambientais que a política pública quer atender.

III. A avaliação de políticas públicas se concentra na utilidade da política, que lida com a questão de conhecer se a política foi vantajosa, levando em consideração, por um lado, todos os seus efeitos diretos (resultados) e indiretos (impactos), inclusive os não-intencionais ou não-esperados, e por outro, as necessidades que pretendia atender.

IV. A avaliação de políticas públicas não deve se limitar a objetivos pré-estabelecidos, uma vez que pode questionar os objetivos estabelecidos na legislação.


Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q1063877 | Auditoria Governamental, Controle Externo, Tarde, CVM, FGV, 2024

Um auditor júnior foi designado para compor a equipe de auditoria para atuar em uma empresa estatal da área de saneamento. Esse auditor ficou responsável pela organização da documentação de auditoria e foi orientado a considerar as normas do Tribunal de Contas da União (TCU).

Na organização da documentação de auditoria, o auditor júnior deve levar em conta que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q1034221 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

No planejamento da auditoria, em especial as auditorias operacionais, a identificação de causas é fundamental para a elaboração de propostas de encaminhamento que contribuam para a mitigação dos problemas identificados.
A detecção de causas exige a aplicação de técnicas específicas. Entre essas técnicas, aquela que apresenta graficamente a força da relação entre dois ou mais grupos de informações, por meio da disposição das causas em linhas e colunas em que se pode quantificar a relação entre cada par, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q966718 | Auditoria Governamental, Instrução Normativa TCU nº 632010, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Com relação às tomadas e prestações de contas da administração pública federal, julgue os próximos itens com base na Instrução Normativa n.º 63/2010, do TCU.


Os contratos de gestão constituem referência para o exame do desempenho dos órgãos e entidades auditados. O pressuposto é que a melhoria da eficiência e a obtenção de resultados mais eficazes estejam condicionadas a um grau necessário e suficiente de autonomia e a um adequado sistema de avaliação do desempenho.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.