Início

Questões de Concursos Aviação Civil

Resolva questões de Aviação Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q251760 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito às condições gerais de transporte, aplicáveis em casos de atrasos e cancelamentos de voos e na hipótese de preterição de passageiros, julgue os itens que se seguem, com base na Resolução n.º 141/2010.

Considere que determinado transportador, ao constatar a emissão de dois bilhetes de embarque com o mesmo número de assento, ofereça compensação a um dos passageiros para que, voluntariamente, seja acomodado em outro voo. Considere, ainda, que o passageiro aceite a compensação e seja realocado, voluntariamente, em outro voo. Nessa situação, a despeito da compensação e da aceitação do passageiro, está configurada a preterição de embarque.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q258450 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das boas práticas de manutenção, julgue os itens seguintes.

Uma mesma porca autofrenante pode ser colocada e retirada várias vezes sem perder a capacidade de frenagem. Por essa razão, esse tipo de porca é muito usado em locais onde a desmontagem é frequente, como, por exemplo, em janelas de inspeção.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q254370 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às condições gerais de transporte, julgue os itens seguintes, com base nas Portarias n.º 676-GC-2000 e n.º 689-GC5-2005.

Nas linhas aéreas domésticas, a franquia de bagagem por passageiro varia em razão da classe do bilhete de passagem e do número de assentos da aeronave, incluindo-se o transporte de animais vivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q256436 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), julgue o

seguinte item.

Uma aeronave privada de empresa aérea brasileira, contratada pelo Governo Federal para ser utilizada no transporte internacional do presidente da República, ainda que estacionada no aeroporto de Montevidéu, no Uruguai, se sujeita às leis brasileiras

  1. ✂️
  2. ✂️

145Q258383 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em 24 de junho de 1994, durante um voo de treino para

um festival aéreo na base aérea norte americana de Fairchild, o

B-52H despenhou-se contra o solo, resultando na morte dos quatro

tripulantes e na perda da aeronave. De acordo com a comissão de

inquérito, esse acidente ocorreu devido à quebra das regras de

segurança na atitude de voo utilizada pelo piloto, pois ostentando

uma forte reputação por voar de modo agressivo, ele impôs uma

manobra arriscada submetendo a aeronave a uma curva de altíssima

inclinação, não conseguindo se recuperar da situação crítica a

tempo.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, a respeito

das reações aerodinâmicas em voo em curva.

Se o piloto executar uma curva de 60°, a sustentação necessária será de apenas duas vezes o valor do peso da aeronave.

  1. ✂️
  2. ✂️

146Q260941 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao sistema de controle de geração em corrente contínua de uma aeronave, julgue os itens seguintes.

Nas aeronaves com mais de um gerador, o sistema de paralelismo permite que os geradores trabalhem com tensões diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

147Q261716 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista ser impraticável a um especialista de manutenção contar ou conferir todas as ferramentas de sua caixa no início e no término de seus serviços, foram criadas fórmulas para diversas situações em que é necessária a realização dessas ações. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.

O uso de listagens plastificadas em cada caixa auxilia os

mecânicos que dispõem de tempo na realização da contagem

e da conferência das ferramentas, enquanto o desenho de

sombras para cada item auxilia os mecânicos com caixa menos

equipada.

  1. ✂️
  2. ✂️

148Q255211 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos

máximos são parâmetros determinados durante o projeto de

fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a

evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em

risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue

os itens seguintes.

Carga paga é igual à soma do peso dos passageiros (considerando 75 kg por passageiro, incluindo bagagem de mão) com o peso das bagagens (despachadas no check in) mais o peso da carga (indicada no manifesto de carga) e o peso de malotes de correio aéreo.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q259321 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota,

julgue os itens de 97 a 102.

A trajetória de decolagem inicia-se após a aeronave atingir 35 pés de altura e encerra-se no momento em que atinge 1000 pés de altura sobre a pista.

  1. ✂️
  2. ✂️

150Q259663 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

O vento relativo é o fluxo de ar em volta de uma asa, em repouso ou em voo.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q260952 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.

Utilizando-se um torquímetro do tipo catraca ou de estrutura rígida, lê-se visualmente o valor do torque medido no mostrador ou escala montada no punho do equipamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q256395 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às condições gerais de transporte, julgue os itens seguintes, com base nas Portarias n.º 676-GC-2000 e n.º 689-GC5-2005.

Se a acomodação de um passageiro a bordo exigir mais de um assento, é vedado ao transportador cobrar passagem pelo número de poltronas bloqueadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q261039 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos

máximos são parâmetros determinados durante o projeto de

fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a

evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em

risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue

os itens seguintes.

Em algumas aeronaves, o PMZC é o fator limitador para o máximo de carga que poderá ser transportado.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q256723 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à criação e organização de cargos efetivos das agências reguladoras, julgue os itens subsequentes, com base na Lei n.º 10.871/2004.

A elaboração de normas para a regulação do mercado é atribuição da carreira de suporte à regulação e fiscalização de aviação civil.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q254902 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de planificação de voo, julgue os itens seguintes.

Se, por alguma razão, o pouso for realizado em aeródromo que não seja o de destino declarado no plano de voo e que não disponha de órgão ATS, o piloto deverá transmitir a informação de chegada, composta por dados como identificação da aeronave, aeródromo de partida, aeródromo de destino, aeródromo de chegada e hora de chegada, por qualquer meio de comunicação disponível (radiotelefonia da aeronave ou de outra, telefone, radioamador etc.) a um órgão ATS.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q254224 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Os aparelhos eletrônicos com funções técnicas e científicas (multímetros, fontes etc.) apresentam controles que permitem ao usuário ajustar o funcionamento de forma adequada. Esses controles estão associados a componentes eletrônicos cujo valor é fixo.

  1. ✂️
  2. ✂️

158Q260424 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem

O esboço ou rascunho de um desenho técnico de uma peça deve prover todas as informações necessárias para aqueles que fabricarão a peça.

  1. ✂️
  2. ✂️

159Q251226 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito às condições gerais de transporte, aplicáveis em casos de atrasos e cancelamentos de voos e na hipótese de preterição de passageiros, julgue os itens que se seguem, com base na Resolução n.º 141/2010.

Em caso de atraso, cancelamento ou interrupção de voo por mais de uma hora, o transportador deverá assegurar ao passageiro que comparecer para embarque facilidades de comunicação, como ligações telefônicas e acesso à Internet, e alimentação adequada. Se o atraso for superior a duas horas, o transportador deverá oferecer ao passageiro acomodação em local adequado, traslado e, se necessário, serviço de hospedagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.