Questões de Concurso Aviação Civil

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31 Q254594 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às regras de tráfego aéreo, autoridades aeronáuticas e

regras de voo, julgue os itens a seguir.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é a autoridade competente para determinar a suspensão das operações nos aeródromos no Brasil, em virtude de condições meteorológicas e impraticabilidade de área de manobras

32 Q260887 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos

máximos são parâmetros determinados durante o projeto de

fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a

evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em

risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue

os itens seguintes.

Se o PMZC for ultrapassado, ocorrerão esforços excessivos na fuselagem da aeronave.

33 Q252663 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota,

julgue os itens de 97 a 102.

Na trajetória de decolagem para ultrapassar um obstáculo (obstacle limit), calcula-se a net flight path de voo apenas para aumentar as margens de segurança.

34 Q252307 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao sistema de controle de geração em corrente contínua de uma aeronave, julgue os itens seguintes.

Quando os geradores de uma aeronave estão equalizados, a leitura nos amperímetros de cada gerador é aproximadamente a mesma.

35 Q260106 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 111 a 115.

Considera-se incidente aeronáutico toda ocorrência associada à operação de uma aeronave, havendo intenção de voo, que não se caracterize como um acidente, mas que afete ou possa afetar a segurança da operação, inclusive ocorrências de tráfego.

36 Q252358 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

Em um voo ascendente, a tração é maior que o arrasto e a força de sustentação é menor que o peso. Assim, quanto maior o ângulo de subida, maior a diferença entre essas forças.

37 Q258010 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Os dados de peso e balanceamento das aeronaves podem ser obtidos exclusivamente do registro de peso e balanceamento da aeronave e do manual de voo da aeronave.

38 Q257291 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

A pressão atmosférica, que ao nível do mar corresponde a 14,7 libras de peso, diminui com a elevação da altitude e aumenta com a elevação da umidade.

39 Q254843 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das regras de tráfego aéreo, julgue os próximos itens.

Com relação às definições das posições críticas, é correto afirmar que, na posição crítica 4, o piloto da aeronave recebe as informações da hora do pouso e a autorização para o táxi até o pátio de estacionamento ou hangar.

40 Q255615 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos

máximos são parâmetros determinados durante o projeto de

fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a

evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em

risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue

os itens seguintes.

Fissuras, trincas ou mesmo rupturas de partes da aeronave causadas por peso e fatores de carga acima dos valores previstos em seu projeto são exemplos de deformações permanentes que acometem a estrutura do avião.

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