Início

Questões de Concursos Biblioteconomia

Resolva questões de Biblioteconomia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q139503 | Biblioteconomia, Recuperação da Informação, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

A recuperação de informações, isto é, o fornecimento de dados de descrição física e de localização, é reconhecida como um dos objetivos primordiais do catálogo, preconizadas por Ranganathan em várias obras de sua autoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

1362Q135157 | Biblioteconomia, Código de Ética Profissional do Bibliotecário, Analista Judiciário Biblioteconomia, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca da legislação, formação e ética
profissional do bibliotecário.

Quando um bibliotecário em cargo de chefia nomeia um bibliotecário não-registrado no respectivo conselho regional de biblioteconomia, comete infração disciplinar, segundo a legislação e o código de ética profissional do bibliotecário.

  1. ✂️
  2. ✂️

1363Q136449 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TSE, CONSULPLAN

A linguagem documentária adotada pela Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional RVBI para manter a uniformidade da indexação e da recuperação das informações de sua base de dados bibliográficos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1364Q603910 | Biblioteconomia, Bibliotecário legislação

Considerando as funções do bibliotecário de referência, os usuários de informação, a educação dos usuários, informação comunitária e serviços de informação em bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens que se seguem. No Brasil, em razão da impossibilidade de se manter bibliotecas em todas as escolas, a biblioteca pública começou a ser vista com uma dupla importância pelas autoridades, passando a servir aos estudantes e também à população em geral.
  1. ✂️
  2. ✂️

1365Q604212 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relacionados a banco e bases de dados, formato de intercâmbio e planejamento da automação, principais sistemas de informação automatizados nacionais ou internacionais.

Os sistemas de gerenciamento de documentos suportam a criação, o armazenamento e a subseqüente recuperação e disseminação de documentos e(ou) suas representações em formato eletrônico. Dois exemplos desses sistemas são o CAIRS e o BASISPLUS.

  1. ✂️
  2. ✂️

1366Q603449 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Especialista em Informações Técnicas, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

É resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), e vem sendo apoiado pelo CNPq desde 2002. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1367Q604489 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico de Desenvolvimento e Administração, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação à padronização de uma publicação seriada hipotética intitulada Boletim do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, de acordo com as normas técnicas da área de documentação.

As referências bibliográficas dos documentos citados nos artigos devem ser ordenadas de acordo com o sistema de chamada utilizado no texto, que é numérico ou autor-data.

  1. ✂️
  2. ✂️

1368Q604255 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Considerando o AACR-2, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1370Q605818 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Técnico de Nível Universitário, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, CESPE CEBRASPE

Com relação aos documentos eletrônicos, sua produção e armazenamento, conservação e disseminação, julgue os seguintes itens. O gerenciamento eletrônico de documentos (GED) facilita o acesso ao conhecimento explícito da corporação, ao prover um repositório dos documentos da corporação que facilita a captura, armazenamento e indexação de documentos em qualquer formato/suporte físico (texto, imagens, páginas HTML, documentos escaneados, formatos multimídia) e a sua recuperação para uso, assegurando a integridade, reutilização e escaneabilidade do documento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1371Q19123 | Biblioteconomia, Primeiro Tenente, MM QT, MB

Qual o objetivo do programa de comutação bibliográfica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1372Q137710 | Biblioteconomia, Estudos de usuários, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 4a, FCC

Segundo Murilo Bastos da Cunha e Sofia Baptista Galvão, nos estudos de usuários, os questionários

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1373Q608494 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG

Partindo do princípio de que nos FRBR as necessidades dos usuários são definidas em termos de tarefas de usuários e de que os FRBR não fazem diferença entre usuário final e o profissional da informação que presta assistência a esse usuário, são consideradas tarefas de usuário relativas a dados bibliográficos definidas pelo grupo de estudos das FRBR, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1374Q603147 | Biblioteconomia, Catálogo tipos e funções, Bibliotecário, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a tipos e funções de catálogos, julgue os próximos itens.

Os catálogos de bibliotecas são considerados documentos primários, pois contêm informações sobre documentos secundários e são arranjados segundo um plano definitivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1375Q601868 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

O processo de Disseminação da Informação - SDI envolve a coleta da informação produzida, a indexação dessa informação, a divulgação da informação ao usuário, bem como, tornar essa informação acessível a esse usuário. Dessa forma, o processo de disseminação da informação envolve, portanto, pessoas e/ou serviços. Nessa premissa, uma eficiente disseminação da informação associa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1376Q268822 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Na organização dos arquivos é necessário nomear, de forma consistente, os pontos de acesso aos documentos. Para isso deve ser utilizado um instrumento de controle terminológico denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1377Q676128 | Biblioteconomia, Técnico de Nível Superior Biblioteconomia, UEPA, FADESP, 2020

A Classificação Decimal de Dewey (CDD) tem entre suas características
ser um sistema de classificação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1378Q602406 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação

Os campos do formato MARC 21 destinados ao registro de informações sobre Autoria e Entradas secundárias de nome pessoal são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1379Q603181 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, Instituto Brasília Ambiental, CESPE CEBRASPE

Acerca do serviço de referência, julgue os próximos itens.

A organização do serviço de referência é variável de acordo com a organização da biblioteca, e as técnicas utilizadas nas respostas mantêm certa heterogeneidade, mas, desde que exista esta seção, é sua responsabilidade desempenhar atividades como comutação, processamento e preparo de material para circulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1380Q608874 | Biblioteconomia, Organização e Tratamento da Informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

O formato MARC 21 para dados de autoridades, como parte da família MARC de formatos coordenados para dar tratamento adequado a diferentes tipos de dados, caracteriza-se por conter especificações para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.