Início

Questões de Concursos Biblioteconomia

Resolva questões de Biblioteconomia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2861Q609532 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Especialista de Informação, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Segundo o AACR2, quando um disco constitui-se de várias obras musicais, por diferentes compositores, porém com um, dois ou três intérpretes principais, o ponto de acesso principal é feito pelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2862Q134143 | Biblioteconomia, Planejamento de Sistemas de Informação, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE PR, FCC

Os padrões são considerados recursos importantes para o planejamento de serviços e para sua avaliação. Na área da Biblioteconomia, eles
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2863Q195087 | Biblioteconomia, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Para Davenport(1998 apud RUSSO, 2010, p.15–17), "....... são elementos brutos, sem significado, desvinculados da realidade; correspondem a "observações sobre o estado do mundo", são símbolos e imagens que não dissipam nossas incertezas".
Para Machado(2002 apud RUSSO, 2010, p.15–17), "....... é uma abstração informal, que está na mente de alguém, representando algo significativo para uma pessoa".
Para Setzer, (2001 apud RUSSO, 2010, p.15–17), "....... é uma abstração interior, pessoal, de algo que foi experimentado, vivenciado, por alguém"
Os enunciados acima referem–se respectivamente a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2864Q603920 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que dizem respeito a entrada e cabeçalhos.

Os pontos de acesso secundários são transcritos na faixa 7XX de campos do formato MARC, ou seja, campos 700 a 799, desde que sejam de responsabilidade pela tradução das obras, isto é, das manifestações.

  1. ✂️
  2. ✂️

2865Q604433 | Biblioteconomia, Analista, FINEP, CESPE CEBRASPE

Acerca do protocolo OAI-PMH (open archives initiative protocol for metadata harvesting) e conceitos relacionados ao compartilhamento de metadados entre dois serviços de informação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2866Q193045 | Biblioteconomia, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

O formato MARC 21 para dados de autoridades, como parte da família MARC de formatos coordenados para dar tratamento adequado a diferentes tipos de dados, caracteriza-se por conter especificações para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2867Q608541 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Analista Judiciário, Conselho Nacional de Justiça, CESPE CEBRASPE

Acerca de bibliografias, julgue os itens subsequentes.

As bibliografias nacionais têm finalidade prática, sendo instrumento de seleção e aquisição, e funcionam, também, como um registro estatístico da produção da indústria editorial.

  1. ✂️
  2. ✂️

2868Q609311 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Analista Administrativo, Agência Nacional de Transportes Terrestres, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens subsecutivos.

As técnicas que podem ser utilizadas no planejamento de bibliotecas são cenários evolutivos, análise de problema potencial, diagnóstico e informetria.

  1. ✂️
  2. ✂️

2869Q607019 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

Considere os dois agrupamentos abaixo relativos à Classificação Decimal Universal.

I. 347.921.5(075)=111

II. 341.231.14-056.26

III. (=87)347.921.8

IV. 340.114“653”

V. 343.16(679)(0.033)

a. Promotores públicos - Moçambique - lista datilografada.

b. Lei e poder na Idade Média.

c. Intervenção do Ministério Público - manual em inglês.

d. Índios da América do Sul - assistência jurídica.

e. Direitos das pessoas com deficiência.

A correlação correta entre os agrupamentos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2870Q601904 | Biblioteconomia, Catálogo tipos e funções, Bibliotecário, MinC, FGV

Deve-se transcrever uma indicação de responsabilidade relativa a uma ou mais edições, mas não a todas as edições de uma determinada obra, de acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2871Q607549 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Observe os dois agrupamentos abaixo que se referem a obras da biblioteca do TRT-3a Região, classificadas segundo a Classificação Decimal Universal:

I. 331-053.2 - Trabalho infantil

II. 331:347.157 - Direito do trabalho e criança

III. (094.4)347.157 - Estatuto da criança e do adoles cente

1. A notação indica a forma de um documento, cujo assunto é representado por um número principal.

2. Ao número principal foi acrescentado o auxiliar comum de pessoas.

3. Número composto que indica existir uma relação coordenada e recíproca entre dois assuntos das tabelas principais.

A correlação correta entre os agrupamentos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2872Q609597 | Biblioteconomia, Catálogo tipos e funções, Bibliotecário Fiscal, Conselho Regional de Biblioteconomia RS, Instituto Quadrix, 2018

A respeito de representação descritiva de documentos e catálogos bibliográficos, julgue os itens que se seguem. Em uma ficha catalográfica, o organizador de uma obra pode ser considerado como entrada principal.
  1. ✂️
  2. ✂️

2873Q605758 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista, IRB, ESAF

A indexação de assuntos envolve duas etapas principais: a análise conceitual e tradução. Esta segunda etapa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2874Q137791 | Biblioteconomia, Classificação Decimal de Dewey, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE AM, FCC

Observe a estrutura da Classificação Decimal de Dewey: 323 Direitos civis e políticos Classifique aqui liberdades civis 323.352 Jovens Classifique aqui crianças De acordo com o exemplo, a notação para "liberdades civis das crianças" é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2875Q169292 | Biblioteconomia, Indexação, Bibliotecário Documentalista, Senado Federal, FGV

O aumento da produção de livros e principalmente de periódicos, como instrumentos de divulgação da ciência, a partir do séc. XVII, levou os serviços de indexação e resumos a editarem nessa época instrumentos para reunir, organizar e disseminar a produção dos diferentes setores da humanidade. Esses instrumentos são chamados de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2876Q603733 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

O principal propósito da elaboração de índices e resumos é construir representações de documentos, de forma a incluí-los em uma base de dados para posterior recuperação. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Dicionários, enciclopédias especializadas e gerais, bem como glossários e bases de dados terminológicas, auxiliam do trabalho de indexação.

  1. ✂️
  2. ✂️

2877Q609110 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O marketing corresponde a um conjunto de ações que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie à organização e ao público interessado.

Essas ações caracterizam um processo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2878Q604773 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Em relação ao Processo de Referência, Nice Figueiredo divulga no Brasil os conceitos e idéias de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2879Q608104 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de documentação jurídica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2880Q837996 | Biblioteconomia, Normas e Legislações da Biblioteconomia, Prefeitura de Palhoça SC Biblioteconomista, IESES, 2021

Analise o texto que segue e verifique qual a sequência correta: I. O Conselho Federal de Biblioteconomia será constituído de brasileiros natos ou naturalizados. II. O Conselho Federal de Biblioteconomia e os Conselhos Regionais de Biblioteconomia são dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e patrimonial. III. O mandato do Presidente, dos Conselheiros federais efetivos e dos suplentes terá a duração de 4 (quatro) anos. IV. O número de conselheiros federais poderá ser ampliado de mais de 2, mediante resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia, conforme necessidades futuras. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.