Questões de Concursos: Biologia Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Biologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Biologia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 51 Q384853 | Biologia, Genética, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESESEm relação à estrutura e organização dos cromossomas analise se as afirmações são falsas (F) ou verdadeiras (V): ( ) Um cromossomo contém várias moléculas de DNA associadas a moléculas de RNA e proteínas. ( ) Um cromossomo humano pode conter mais de mil genes. ( ) Os genes do RNA ribossomal humano estão localizados nos braços curtos dos cromossomos 13, 14, 15, 21 e 22, que são mantidos próximos dentro do nucléolo, que é uma região onde o RNA ribossomal é sintetizado e onde os ribossomos começam a ser montados. ( ) Os cromossomos metafásicos são formados pela cromatina no seu estado condensado. ( ) Um dos dois cromossomos X é, em grande parte, inativado nas células das mulheres com cariótipo normal, mas não nos homens, que possuem apenas um X. Assinale a alternativa que representa a sequência correta: a) F, V, V, V, V. b) V, V, V, V, V. c) F, F, V, V, V. d) F, F, F, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 52 Q54778 | Biologia, Ação Humana Poluição e Controle(FUVEST-SP) A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Pólo Norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá maior a) liberação de gás oxigênio, com aumento da camada de ozônio e redução da radiação ultravioleta. b) retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, com diminuição do gás carbônico atmosférico responsável pelo efeito estufa. c) disponibilidade de combustíveis renováveis e, conseqüentemente, menor queima de combustíveis fósseis, que liberam CFC (clorofluorcarbono). d) absorção de CFC, gás responsável pela destruição da camada de ozônio. e) sombreamento do solo, com resfriamento da superfície terrestre. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 53 Q54750 | Biologia, Comunidades e Populações(FATEC-SP) As diversas espécies que vivem numa região constituem uma biocenose ou biota. Dentro da biocenose, as interações dos seres vivos podem ser de diversos tipos. Quando as interações dos organismos se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes, e os indivíduos associados se beneficiam mutuamente, embora não seja uma associação obrigatória, tem-se um exemplo de interação a) intra-específica do tipo colônia. b) intra-específica do tipo sociedade. c) intra-específica do tipo competição. d) interespecífica do tipo protocooperação. e) interespecífica do tipo parasitismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 54 Q386711 | Biologia, Anatomia, Técnico em Anatomia e Necrópsia, UFFS, FEPESEA posição de descrição anatômica (posição anatômica) é utilizada para descrever a posição do corpo humano, considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada. Assinale a alternativa que descreve corretamente essa posição. a) Posição deitada em decúbito dorsal, com a face fletida, olhos fechados, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente. b) Posição deitada em decúbito ventral, com a face hiperestendida, olhos fechados, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente. c) Posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para a frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores fletidos a aduzidos sobre tronco e com as palmas cerradas, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente. d) Posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para para lateral direita ou esquerda, olhos fechados, membros superiores abduzidos do tronco e com as palmas cerradas, membros inferiores abduzidos do quadril. e) Posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para a frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 55 Q384694 | Biologia, Imunologia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPEParticipantes da resposta imunológica mediada por células (imunidade celular), os linfócitos T a) são as únicas células capazes de produzir anticorpos, de reconhecer antígenos extracelulares solúveis e na superfície celular e de diferenciá-los em plasmócitos secretores de anticorpos. b) são capazes de reconhecer peptídios derivados de proteínas estranhas ligadas às proteínas do hospedeiro, as quais são denominadas moléculas do complexo maior de histocompatibilidade (MHC). c) possuem receptores de reconhecimento de padrões e reconhecem estruturas como oligossacarídeos ricos em manose, peptideoglicanos e lipopolissacarídeos da parede celular bacteriana. d) possuem receptores de antígenos compostos por duas regiões distintas: uma região constante que determina a função efetora e uma região variável que determina a especificidade. e) são os principais responsáveis por capturar e transportar os antígenos microbianos que se originam do ambiente externo e se dirigem para os órgãos linfoides, para, em seguida, apresentar esses antígenos a células específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 56 Q379099 | BiologiaUm determinado banco de sangue possui 4 litros de sangue do tipo AB, 7 litros de sangue do tipo A, 1 litro de sangue tipo B e 9 litros de sangue tipo O, todos Rh+. Se houver necessidade de transfusões sangüíneas para um indivíduo com sangue tipo AB, Rh+, estarão disponíveis para ele, do total acima mencionado, a) 4 litros. b) 8 litros. c) 12 litros. d) 21 litros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 57 Q169904 | Biologia, Biólogo, ENADE, INEPEm relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvemse em grande escala na atual sociedade. BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2011. De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar a) a exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências. b) a valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais. c) a compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles. d) a análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade. e) a sistematização dos conteúdos por meio da consulta e realização de exercícios dos livros-texto adequados aos anos iniciais e à educação infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 58 Q54739 | Biologia, Ciclos Biogeoquímicos(U.F. Viçosa-MG) Analise a seguinte citação: “A morte não está na natureza das coisas; é a natureza das coisas. Mas o que morre é a forma. A matéria é imortal.” John Fowles. Pela análise da citação, pode-se concluir que a matéria é imortal porque: a) a decomposição da matéria libera os nutrientes que retornam aos ciclos biogeoquímicos; b) a decomposição da matéria orgânica é um processo muito lento que pode durar séculos; c) a decomposição da matéria orgânica não é completa devido a grande quantidade de fibras; d) a decomposição da matéria libera nutrientes que ficam disponíveis diretamente aos heterótrofos; e) a decomposição lenta permite que a matéria tenha condições de ser fossilizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 59 Q711079 | Biologia, Biólogo, Prefeitura de Vitória ES, AOCPSe uma fita de DNA contendo a sequência TACGCATCGAGT for transcrita, teremos qual das seguintes sequências? a) ATGCGTAGCTCA b) AUGCGUAGCUCA c) UACGCAUCGAGU d) ATGCGUAGCUCA Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 60 Q384717 | Biologia, Ecologia de populações, Biólogo, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça AranhaUma teia é constituída por arvores frutíferas, bactérias e fungos do solo, coelhos, capim, cobras, gafanhotos, gaviões e insetos frutíferos. Os decompositores secundários são: a) Árvores frutíferas, bactérias e fungos. b) Bactérias e fungos. c) Coelhos, cobras e gaviões. d) Cobras e gaviões. e) Insetos frutívoros e gafanhotos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
51 Q384853 | Biologia, Genética, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESESEm relação à estrutura e organização dos cromossomas analise se as afirmações são falsas (F) ou verdadeiras (V): ( ) Um cromossomo contém várias moléculas de DNA associadas a moléculas de RNA e proteínas. ( ) Um cromossomo humano pode conter mais de mil genes. ( ) Os genes do RNA ribossomal humano estão localizados nos braços curtos dos cromossomos 13, 14, 15, 21 e 22, que são mantidos próximos dentro do nucléolo, que é uma região onde o RNA ribossomal é sintetizado e onde os ribossomos começam a ser montados. ( ) Os cromossomos metafásicos são formados pela cromatina no seu estado condensado. ( ) Um dos dois cromossomos X é, em grande parte, inativado nas células das mulheres com cariótipo normal, mas não nos homens, que possuem apenas um X. Assinale a alternativa que representa a sequência correta: a) F, V, V, V, V. b) V, V, V, V, V. c) F, F, V, V, V. d) F, F, F, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
52 Q54778 | Biologia, Ação Humana Poluição e Controle(FUVEST-SP) A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Pólo Norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá maior a) liberação de gás oxigênio, com aumento da camada de ozônio e redução da radiação ultravioleta. b) retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, com diminuição do gás carbônico atmosférico responsável pelo efeito estufa. c) disponibilidade de combustíveis renováveis e, conseqüentemente, menor queima de combustíveis fósseis, que liberam CFC (clorofluorcarbono). d) absorção de CFC, gás responsável pela destruição da camada de ozônio. e) sombreamento do solo, com resfriamento da superfície terrestre. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
53 Q54750 | Biologia, Comunidades e Populações(FATEC-SP) As diversas espécies que vivem numa região constituem uma biocenose ou biota. Dentro da biocenose, as interações dos seres vivos podem ser de diversos tipos. Quando as interações dos organismos se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes, e os indivíduos associados se beneficiam mutuamente, embora não seja uma associação obrigatória, tem-se um exemplo de interação a) intra-específica do tipo colônia. b) intra-específica do tipo sociedade. c) intra-específica do tipo competição. d) interespecífica do tipo protocooperação. e) interespecífica do tipo parasitismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
54 Q386711 | Biologia, Anatomia, Técnico em Anatomia e Necrópsia, UFFS, FEPESEA posição de descrição anatômica (posição anatômica) é utilizada para descrever a posição do corpo humano, considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada. Assinale a alternativa que descreve corretamente essa posição. a) Posição deitada em decúbito dorsal, com a face fletida, olhos fechados, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente. b) Posição deitada em decúbito ventral, com a face hiperestendida, olhos fechados, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente. c) Posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para a frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores fletidos a aduzidos sobre tronco e com as palmas cerradas, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente. d) Posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para para lateral direita ou esquerda, olhos fechados, membros superiores abduzidos do tronco e com as palmas cerradas, membros inferiores abduzidos do quadril. e) Posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para a frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
55 Q384694 | Biologia, Imunologia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPEParticipantes da resposta imunológica mediada por células (imunidade celular), os linfócitos T a) são as únicas células capazes de produzir anticorpos, de reconhecer antígenos extracelulares solúveis e na superfície celular e de diferenciá-los em plasmócitos secretores de anticorpos. b) são capazes de reconhecer peptídios derivados de proteínas estranhas ligadas às proteínas do hospedeiro, as quais são denominadas moléculas do complexo maior de histocompatibilidade (MHC). c) possuem receptores de reconhecimento de padrões e reconhecem estruturas como oligossacarídeos ricos em manose, peptideoglicanos e lipopolissacarídeos da parede celular bacteriana. d) possuem receptores de antígenos compostos por duas regiões distintas: uma região constante que determina a função efetora e uma região variável que determina a especificidade. e) são os principais responsáveis por capturar e transportar os antígenos microbianos que se originam do ambiente externo e se dirigem para os órgãos linfoides, para, em seguida, apresentar esses antígenos a células específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
56 Q379099 | BiologiaUm determinado banco de sangue possui 4 litros de sangue do tipo AB, 7 litros de sangue do tipo A, 1 litro de sangue tipo B e 9 litros de sangue tipo O, todos Rh+. Se houver necessidade de transfusões sangüíneas para um indivíduo com sangue tipo AB, Rh+, estarão disponíveis para ele, do total acima mencionado, a) 4 litros. b) 8 litros. c) 12 litros. d) 21 litros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
57 Q169904 | Biologia, Biólogo, ENADE, INEPEm relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvemse em grande escala na atual sociedade. BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2011. De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar a) a exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências. b) a valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais. c) a compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles. d) a análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade. e) a sistematização dos conteúdos por meio da consulta e realização de exercícios dos livros-texto adequados aos anos iniciais e à educação infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
58 Q54739 | Biologia, Ciclos Biogeoquímicos(U.F. Viçosa-MG) Analise a seguinte citação: “A morte não está na natureza das coisas; é a natureza das coisas. Mas o que morre é a forma. A matéria é imortal.” John Fowles. Pela análise da citação, pode-se concluir que a matéria é imortal porque: a) a decomposição da matéria libera os nutrientes que retornam aos ciclos biogeoquímicos; b) a decomposição da matéria orgânica é um processo muito lento que pode durar séculos; c) a decomposição da matéria orgânica não é completa devido a grande quantidade de fibras; d) a decomposição da matéria libera nutrientes que ficam disponíveis diretamente aos heterótrofos; e) a decomposição lenta permite que a matéria tenha condições de ser fossilizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
59 Q711079 | Biologia, Biólogo, Prefeitura de Vitória ES, AOCPSe uma fita de DNA contendo a sequência TACGCATCGAGT for transcrita, teremos qual das seguintes sequências? a) ATGCGTAGCTCA b) AUGCGUAGCUCA c) UACGCAUCGAGU d) ATGCGUAGCUCA Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
60 Q384717 | Biologia, Ecologia de populações, Biólogo, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça AranhaUma teia é constituída por arvores frutíferas, bactérias e fungos do solo, coelhos, capim, cobras, gafanhotos, gaviões e insetos frutíferos. Os decompositores secundários são: a) Árvores frutíferas, bactérias e fungos. b) Bactérias e fungos. c) Coelhos, cobras e gaviões. d) Cobras e gaviões. e) Insetos frutívoros e gafanhotos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro