Questões de Concursos Braille

Resolva questões de Braille comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1046036 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), os sinais do Sistema Braille recebem designações diferentes, de acordo com o espaço que ocupam. Aqueles sinais em cuja constituição figuram os pontos 1 e/ou 4, mas não entram os pontos 3 nem 6, são chamados de sinais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1046038 | Braille, Sistema Braille, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Lima (2018), o “comportamento visual de uma pessoa expressa a habilidade visual global e resulta da interação de diferentes funções visuais que garantem o pleno desempenho visual”.

Nessa concepção, as habilidades de distinguir diferentes sombreamentos/nuances e de detectar a diferença de brilho (luminância) entre duas superfícies adjacentes dizem respeito, respectivamente, às funções visuais de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1042333 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No parágrafo 2 do Art. 68 da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência), lê-se: “Consideram-se formatos acessíveis os arquivos digitais que possam ser reconhecidos e acessados por softwares leitores de telas ou outras tecnologias assistivas que vierem a substituí-los, permitindo leitura com voz sintetizada, ampliação de caracteres, diferentes contrastes e impressão em Braille”. No ambiente educacional, os leitores de tela são ferramentas essenciais para pessoas cegas, pois proporcionam acesso à informação, autonomia e inclusão.
Assinale a alternativa que apresenta somente softwares leitores de tela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1043917 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Associe cada descrição apresentada a seguir ao sinal em braille correspondente.

I. Representa o cifrão, usado para expressar a unidade monetária de vários países.
II. Representa as aspas simples.
III. Representa a vírgula que, em tinta, é empregada para separar a parte inteira da parte decimal no numeral decimal.
IV. Representa hashtag, símbolo usado nas redes sociais para indicar a categorização de um assunto.
( ) (3456 13)
( ) (236)
( ) (56)
( ) (2)

Assinale a alternativa que indica a sequência correta dessa associação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1043916 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O emprego de materiais didáticos e tecnológicos pode oferecer apoio efetivo no processo de ensino para docentes e no de aprendizagem para os discentes. A associação de recursos adequados às práticas pedagógicas com estudantes cegos garante que eles tenham acesso equitativo ao conhecimento e às experiências educacionais.
A partir desse contexto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Recursos didáticos são essenciais para garantir que os estudantes cegos possam acessar o currículo escolar, desenvolver suas habilidades e participar plenamente da vida acadêmica.
II. Recursos didáticos que atendem às necessidades específicas dos estudantes cegos tornam a experiência de aprendizagem mais agradável e motivadora.
III. Recursos didáticos adaptados garantem que os estudantes cegos possam participar ativamente das atividades em sala de aula, em condições de igualdade com seus colegas videntes.
IV. A inclusão de recursos didáticos no processo de ensino de estudantes com deficiência visual é suficiente para garantir a aprendizagem.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1043918 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Grafia Química Braille para Uso no Brasil foi publicada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC com o objetivo de atender os estudantes cegos. Com essa grafia pode-se representar substâncias e reações, permitindo o acesso dos estudantes cegos ao nível representacional da Química. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir:

I. Na representação em braille dos números atômicos e de massa, utilizam-se os indicadores (34) para a posição inferior e (16) para a posição superior.
II. O elétron (e-) é representado em textos de química por (15 5 36).
III. Para a transcrição do benzeno sugere-se utilizar os símbolos (264 351)

Assinale a alternativa que apresenta orientações corretas para os professores, transcritores e usuários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1046610 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), para a escrita em braille da palavra INCLUSÃO, toda grafada em maiúscula, é necessário representar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1045084 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

De acordo com o sistema braille para as letras acentuadas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2. Utilize como padrão 123456 para cela cheia e 0 para cela vazia, por exemplo: a letra “e” (15) e a letra acentuada “é” (123456).

Coluna 1 1. á – â – à. 2. í – ú – ó. 3. ã – õ – ê.

Coluna 2 ( ) (345) – (246) – (126). ( ) (12356) – (16) – (1246). ( ) (34) – (23456) – (346).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1046428 | Braille, Sistema Braille, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o documento “Grafia Braille para a língua portuguesa” (2018), os caracteres da 1a série, precedidos do sinal (3456), representam os algarismos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1042337 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Relacione os sinais em braille elencados com os significados apresentados em seguida.

I. (256) e (5 256)
II. (246 135) e (456 13456)
III. (456 356) e (456 356 356)
( ) Representam, respectivamente, um círculo e um quadrado.
( ) Representam o traço horizontal na escrita de frações.
( ) Representam, respectivamente, por cento e por mil.

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.