Questões de Concursos Braille

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31Q1046035 | Braille, Sistema Braille, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Domingues (2010), a disposição universal dos sinais simples do Sistema Braille estabelece sete séries que organizam todos os sinais e determina que a 3ª série seja
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32Q1046612 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), nas representações de datas sob a forma inteiramente numérica, os elementos constitutivos devem ser colocados pela ordem dia-mês-ano, utilizando-se dois algarismos para o dia, dois para o mês e dois ou quatro para o ano. Dentre as regras estabelecidas, está definido que
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33Q1046443 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme Santos e Oliveira (2018) na obra Grafia Braille para a Língua Portuguesa, os números de 1 a 0 são representados pelos caracteres da 1a “série” precedidos do sinal (3456).

Nesse contexto, analise as alternativas e assinale a correta com relação à representação de números com dois ou mais algarismos no sistema Braille.
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34Q1045425 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A respeito do código Braille, é correto o que se afirma em:
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35Q1045081 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Em conformidade com o documento “Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual” e com o Decreto nº 5.296/2004, assinale a alternativa INCORRETA.
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36Q1043915 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para fazer a adição de números decimais usando o soroban, em primeiro lugar devemos observar quantos algarismos tem após ____________, de todos os números a serem somados. Se eles tiverem até 3 algarismos após ____________, ocuparão ____________ com a parte decimal ____________ do ponto de separação de classe (que será usado como vírgula decimal) e ____________ a parte inteira do número.
RESENDE, Tânia Regina Martins. Soroban. São Paulo: Fundação Dorina Nowill, 2020. Adaptado. Disponível em: https://trocandosaberes.com.br/wpcontent/uploads/2023/09/Cartilha-Soroban.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024. Adaptado.

As palavras que completam corretamente o texto na ordem em que elas aparecem são:
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37Q1046268 | Braille, Sistema Braille, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Sampaio et al. em Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão (2010), com relação ao uso da máquina braille para a leitura e a escrita de alunos com cegueira, é correto afirmar que
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38Q1046602 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Existe um recurso tecnológico, segundo Lima (2018), que possibilita ao aluno com deficiência visual usar o computador com a função de edição de textos, leitura de documentos e recursos para impressão de textos em braille, assim como jogos didáticos, calculadora vocal, relógio, ampliador de telas e leitor simplificado na tela.
Este recurso é o
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39Q1043912 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As fases que antecedem o processo de alfabetização em braille são fundamentais para a aquisição de um conjunto de habilidades exigidas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Nesse período, o professor deve proporcionar variadas experiências às crianças para que elas vivenciem cada uma das etapas básicas de desenvolvimento tátil. As frases a seguir relacionam-se a três dessas etapas.

1. Por meio da análise tátil a criança identifica o objeto.
2. A criança explora minuciosamente o objeto, percebendo suas características e particularidades.
3. A criança distingue o objeto de forma interpretativa, reconhecendo suas propriedades.

Assinale a alternativa que apresenta as 3 etapas básicas de desenvolvimento tátil na ordem em que elas acontecem.
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40Q1043922 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa (CMU) tem como finalidade padronizar a representação de símbolos matemáticos no Sistema Braille. Com o CMU, professores e estudantes têm acesso a um código padronizado que permite a correta interpretação e comunicação de conceitos matemáticos, promovendo assim igualdade de oportunidades educacionais.
Nessa direção, o CMU estabelece algumas orientações:

I. expressões matemáticas se escrevem, preferencialmente, sem celas vazias intermediárias.
II. expressões e sentenças longas, quando não couberem em uma linha, devem ser cortadas, preferencialmente, em um sinal de relação ou de operação.
III. a transcrição de uma fórmula inserida em um texto comum deve ser feita sem celas vazias intermediárias.

Classificando as assertivas como verdadeira (V) ou falsa (F) temos, respectivamente,
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