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Questões de Concursos Ciências

Resolva questões de Ciências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q990238 | Ciências, Educação e Alfabetização Científica, DT Ciências, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Qual é o papel específico da aldosterona no sistema excretor humano?
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102Q990232 | Ciências, Sistema Solar, DT Ciências, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.( )As células-tronco embrionárias são derivadas de embriões em estágio inicial.

2.( )As células-tronco embrionárias possuem pouca plasticidade, mas potencial de diferenciação apenas em células sanguíneas.

3.( ) Células-tronco adultas encontradas em tecidos adultos, como a medula óssea e o cordão umbilical são mais especializadas do que as células-tronco embrionárias, mas ainda têm capacidade de diferenciação.

A sequência CORRETA é:
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103Q990237 | Ciências, Educação e Alfabetização Científica, DT Ciências, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

O complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12) contribui para o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras; desempenham papel na produção de energia; apoiam a saúde do sistema nervoso; e participam da formação de células sanguíneas. Sobre o complexo B, assinale a alternativa CORRETA.
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104Q1009439 | Ciências, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um material inovador composto por polianilina e nanotubos de carbono de paredes múltiplas. Quando exposto à luz ultravioleta, esse material gera uma corrente elétrica capaz de promover reações químicas que resultam na produção de hidrogênio verde, uma fonte de energia limpa e renovável (Fonte: estadao.com.br).
Considerando essa descoberta, um professor de Ciências pede aos estudantes que expliquem que tipo de transformação, se física ou química, ocorre no processo de produção de hidrogênio a partir da água, como descrito na reportagem do jornal.
João disse tratar-se de transformação física, pois o hidrogênio já existia nas moléculas de água.
Juliana afirmou tratar-se de transformação química pois o hidrogênio, que era incolor na água, fica verde depois da reação.
Maria disse trata-se de transformação física, uma vez que foi preciso usar eletricidade para quebrar as moléculas de água.
Rodrigo afirmou que era uma transformação química pois o produto, hidrogênio, é outro que não a água.

A partir dessas três respostas, o professor constatou que:
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105Q937253 | Ciências, PPL, ENEM, INEP, 2023

A primeira experiência empresarial de mineração da Amazônia ocorreu no Amapá, em 1945, com a exploração de manganês na Serra do Navio. Para atender às exigências do mercado consumidor, foi inicialmente lavrado o minério de alto teor (média de 40% de Mn), correspondendo a cerca de 22 milhões de toneladas, o que comprometeu a vida útil da jazida. As atividades de lavra foram interrompidas em 1998 por causa da exaustão do minério economicamente viável, sendo que, do ponto de vista ambiental, pouco mais de 50% da área atingida durante a atividade mineradora foi recuperada. Contudo, as consequências mais danosas do empreendimento não foram apenas de ordem ambiental, mas também social. A população local viu seu minério ser esgotado sem receber ajuda de programas que lhe garantissem emprego alternativo e condições de vida dignas.

Amazônia: a floresta e o futuro. Scientific American Brasil, n. 2, 2008 (adaptado).


A exemplo do caso descrito, é possível citar, como impactos socioambientais decorrentes da extração e do processamento de minérios, o fato de essa prática

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106Q937266 | Ciências, PPL, ENEM, INEP, 2023

O tratamento do esgoto gerado por fábricas e residências pode se tornar mais acessível em virtude de uma nova proposta tecnológica, que utiliza um reator capaz de transformar nitrogênio orgânico, presente no esgoto, em nitrogênio inorgânico. A tecnologia prevê o uso de um cilindro de acrílico com espuma de poliuretano em seu interior, sob a qual se fixam bactérias capazes de tratar o efluente. As bactérias que ficam no exterior da espuma realizam reações de nitrificação desse substrato, e as que ficam no interior da espuma realizam reações de desnitrificação.

Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 25 jun. 2015 (adaptado).


Na primeira etapa do processo, que ocorre no exterior da espuma, a ação das bactérias consiste em
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107Q1046933 | Ciências, Física, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Um cuidado que todo motorista deve ter é sempre respeitar o limite de velocidade da via, recomendação que se intensifica ainda mais em dias chuvosos nos quais o coeficiente de atrito dos pneus com a pista diminui devido à água na pista. Ao fazer uma curva, um veículo em alta velocidade pode perder a aderência com a pista e acabar "saindo pela tangente". Infelizmente, ocorrem muitos acidentes dessa natureza nas estradas, muito deles com vítimas fatais. Considere então um carro de massa m = 0,15 x 104 kg que realiza uma curva circular contida num plano horizontal de raio R=125 m. Considere o valor de aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2. O coeficiente de atrito estático entre a pista e os pneus do carro é de µ=0,5. Determine a máxima velocidade que o carro pode imprimir na curva sem derrapar .e assinale a opção correta.
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108Q1046931 | Ciências, Física, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Um pescador em cima de um pequeno barco observa atento um peixe e estima que ele se encontre a 50 cm de profundidade da superfície de águas calmas da lagoa onde pesca. O que aquele pescador não sabia é que, devido ao fenômeno da refração da luz, neste caso, ao passar de um meio mais refringente (água) para um meio menos refringente (ar atmosférico) a luz sofre uma deflexão, ou, em outras palavras, um desvio em sua trajetória, e temos uma "impressão errada" da profundidade dos objetos. Da mesma forma, quando olhamos para uma piscina com água, estando do lado de fora, temos a sensação de a piscina ser mais rasa. O mesmo fenômeno ocorre quando mergulhamos um lápis em um copo com água e temos a impressão de que o lápis se quebra na superfície da água. Levando-se em consideração o fenômeno da refração da luz ao passar de um meio para outro meio e a partir da e.stimativa do pescador, calcule a profundidade real a que se encontra o peixe a partir da superfície da lagoa, e assinale a opção correta.

Dados:
lndice de refração do ar atmosférico: 1; e
lndice de refração da água: 1,3.
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109Q1046936 | Ciências, Física, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Uma criança observa uma prancha de isopor de dimensões 10cm x 40cm x 85cm, boiando na superfície do mar, e decide entrar na água para brincar em cima da prancha. Desprezando o peso do isopor, determine a maior massa que o referido isopor pode sustentar sem afundar, em kg, e assinale a opção correta.

Dado: Massa específica da água= 1,0 kg/L.
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110Q937255 | Ciências, PPL, ENEM, INEP, 2023

O processo de radiação de alimentos consiste em submeter os alimentos, já embalados ou a granel, a uma quantidade controlada de radiação ionizante, por um determinado período de tempo. Esse procedimento não aumenta o nível de radioatividade normal dos alimentos. A aplicação de uma dose de radiação normalmente resulta na morte de insetos, bactérias patogênicas, fungos e leveduras, aumentando assim o tempo de conservação dos alimentos, e pode retardar a maturação de algumas frutas e legumes, sendo possível assim aumentar seu período de armazenamento.

Em relação ao processo de conservação de alimentos descrito no texto, infere-se que
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111Q994910 | Ciências, Educação e Alfabetização Científica, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre o método científico recomendado na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de (2016) entende-se:
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112Q978843 | Ciências, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Uma frase muito famosa de Antoine Lavoisier é: “na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. O cientista disse tal frase para se referir à transformação de energia, que é a mudança de energia de uma forma para outra. A transformação de energia é o fenômeno físico no qual a energia passa de uma forma para outra. Esse processo acontece o tempo todo. Por exemplo, ao bater palmas, você transforma a energia mecânica do movimento de suas mãos em energia sonora e térmica. É impossível listar todas as transformações de energia existentes. Isso acontece porque toda energia conhecida é transformada de alguma forma. Assim, em última instância, pode-se dizer que toda a energia do universo é conservada. Quando acendemos uma lâmpada incandescente, ocorre uma transformação de energia.

Das alternativas abaixo, assinale a que representa CORRETAMENTE essa transformação:
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113Q937273 | Ciências, PPL, ENEM, INEP, 2023

O ser humano é incapaz de enxergar a radiação infravermelha e as ondas de rádio (baixas frequências), assim como a ultravioleta e os raios X (altas frequências). A observação dessas faixas do espectro pode ser realizada por meios indiretos, por exemplo, usando um cintilador, que é uma placa utilizada como sensor para detectar um feixe de raios X, pois emite luz quando o feixe incide sobre ela.

Para que uma pessoa enxergue a incidência de raios X no cintilador, é necessário que essa placa
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114Q978373 | Ciências, Professor 6º ao 9º ano de Ciências, Prefeitura de Igarassu PE, Instituto Indec, 2025

Sobre as variações da pressão atmosférica, assinale a alternativa correta.
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115Q1032930 | Ciências, Ensino de Ciências, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora propôs uma sequência didática interdisciplinar para abordar os movimentos da Terra e suas consequências: dia, noite, eclipses, fases da Lua e estações do ano. A proposta partiu da observação direta do céu, passou pela construção de modelos tridimensionais com os estudantes e incluiu pesquisas sobre diferentes calendários (gregoriano, islâmico, indígena e asteca) utilizados historicamente para marcar o tempo com base nos fenômenos astronômicos. Durante a avaliação, os estudantes foram convidados a elaborar uma linha do tempo comentada, relacionando os conhecimentos construídos nas atividades com os modos de medir o tempo em diferentes culturas.

Com base nessa situação didática, assinale a alternativa que melhor expressa a intencionalidade pedagógica da professora.
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116Q1042175 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos desafios em ensinar a temática “Deriva Continental e Tetônica de placas” é que muitos alunos não conseguem aplicar e entender esses princípios. Nesse sentido, abordagens práticas que despertem a curiosidade e a motivação dos alunos em aprender são extremamente importantes. Para isso, os alunos propõem diversas atividades práticas:

I. Visitar um museu de história natural e comparar fósseis em comum entre a América do Sul e a África.
II. Medir a distância entre a dorsal meso-atlântica e os litorais brasileiros e africanos a partir de imagens de satélite.
III. Criar um modelo de vulcão utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para demonstrar a alteração da paisagem.

A(s) atividade(s) prática(s) que cumpre(m) esse objetivo é (são):
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117Q990231 | Ciências, Elementos Químicos e Classificação Periódica, DT Ciências, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A datação por carbono-14 é um método amplamente utilizado para determinar a idade de materiais orgânicos. O carbono-14 é um isótopo radioativo do carbono que sofre decaimento radioativo. Considerando esse processo e a tabela periódica, assinale a alternativa correta:
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118Q1009447 | Ciências, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

O arco-íris é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz branca do Sol interage com pequenas gotas de água suspensas na atmosfera. Durante esse processo, a luz é separada em diferentes cores visíveis ao observador. Assinale a alternativa que explica corretamente por que vemos as cores do arco-íris organizadas em faixas distintas.
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119Q937265 | Ciências, PPL, ENEM, INEP, 2023

Ácido nítrico é um importante reagente usado no preparo de nitrato de amônio, NH4NO3, um fertilizante nitrogenado. Industrialmente, o ácido nítrico é obtido a partir da reação da amônia com gás oxigênio, um processo que ocorre em três etapas, todas exotérmicas.


Etapa 1: 4 NH3 (g) + 5 O2 (g) → 4 NO (g) + 6 H2 O (l)
Etapa 2: 2 NO (g) + O2 (g) → 2 NO2 (g)
Etapa 3: 3 NO2 (g) + H2 O (l) → 2 HNO3 (aq) + NO (g)


Na primeira etapa, forma-se NO, o qual reage com mais oxigênio formando NO2, um óxido ácido, que reage com a água formando HNO3 e NO. O composto NO é, portanto, um subproduto da reação. É importante o seu reaproveitamento, senão ele pode ser liberado para o ambiente, onde reagirá com o oxigênio, formando NO2.


ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).


O procedimento que permite diminuir a quantidade formada do subproduto NO é aumentar a


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120Q1029431 | Ciências, Ciências, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em 14 de outubro de 2023, o eclipse solar visto em Canaã dos Carajás foi destaque na live do Observatório Nacional, que alcançou 2,1 milhões de espectadores.

(Adaptado de Gazeta Carajás, 16/10/2023).

Durante um eclipse solar total,
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