Questões de Concursos Ciências Humanas e suas Tecnologias

Resolva questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q929934 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100 locomotivas.
Dísponivel em: http://www.transportes.gov.br. Acesso em 27 jul.
2010 (adaptado).

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q929960 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Patrimônio histórico da humanidade, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante 36º Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan explicou que "a paisagem carioca é a imagem mais explicita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades". A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o titulo da Unesco serão alvo de ações integradas visando a preservação da sua paisagem cultural.
Disponível em: www.cultura.gov.br Acesso em: 7 mar. 2013 (adaptado).

O reconhecimento da paisagem em como patrimônio mundial deriva da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q930572 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A serraria construía ramais ferroviários que adentravam as grandes matas, onde grandes locomotivas com guindastes e correntes gigantescas de mais de 100 metros arrastavam, para as composições de trem, as toras que jaziam abatidas por equipes de trabalhadores que anteriormente passavam pelo local. Quando o guindaste arrastava as grandes toras em direção à composição do trem, os ervais nativos que existiam em meio às matas eram destruídos por este deslocamento.
MACHADO P. P. Liderancas do Contestado. Campinas: Unicamp. 2004 (adaptado).

No início do século XX, uma série de empreendimentos capitalistas chegou à região do meio-oeste de Santa Catarina - ferrovias, serrarias e projetos de colonização. Os impactos sociais gerados por esse processo estão na origem da chamada Guerra do Contestado. Entre tais impactos, encontrava se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q930411 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Mas, sendo minha intenção escrever algo de útil para quem por tal se interesse, pareceu–me mais conveniente ir em busca da verdade extraída dos fatos e não à imaginação dos mesmos, pois muitos conceberam repúblicas e principados jamais vistos ou conhecidos como tendo realmente existido.
MAQUIAVEL, N. O príncipe. Disponível em: www.culturabrasil.pro.br. Acesso em: 4 abr. 2013.
A partir do texto, é possível perceber a crítica maquiaveliana à filosofia política de Platão, pois há nesta a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q930174 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A Inglaterra deve governar o mundo porque é a melhor;
o poder deve ser usado; seus concorrentes imperiais não são dignos; suas colônias devem crescer, prosperar e continuar ligadas a ela. Somos dominantes, porque temos o poder (industrial, tecnológico, militar, moral), e elas não; elas são inferiores; nós, superiores, e assim por diante.
SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995 (adaptado).
O texto reproduz argumentos utilizados pelas potências europeias para dominação de regiões na África e na Ásia, a partir de 1870. Tais argumentos justificavam suas ações imperialistas, concebendo–as como parte de uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q930516 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Relações Étnico Raciais, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afor-Brasileira e Africana.

Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial – descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos – para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br
Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado)

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q930191 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Fronteira. Condição antidemocrática de existência das democracias, distinguindo os cidadãos dos estrangeiros, afirma que não pode haver democracia sem território. Em princípio, portanto, nada de democracia sem fronteiras. E, no entanto, as fronteiras perdem o sentido no que diz respeito às mercadorias, aos capitais, aos homens e às informações que as atravessam. As nações não podem mais ser definidas por fronteiras rígidas. Será necessário aprender a construir nações sem fronteiras, autorizando a filiação a várias comunidades, o direito de voto múltiplo, a multilealdade.
ATTALI, J. Dicionário do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001 (adaptado).
No texto, a análise da relação entre democracia, cidadania e fronteira apresenta sob uma perspectiva crítica a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q929905 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

De fato, que alternativa restava aos portugueses, ao se verem diante de uma mata virgem e necessitando de terra para cultivo, a não ser derrubar a mata e atear–lhe fogo? Seria, pois, injusto reprová–los por terem começado dessa maneira. Todavia, podemos culpar os seus descendentes, e com razão, por continuarem a queimar as florestas quando há agora, no início do século XIX, tanta terra limpa e pronta para o cultivo à sua disposição.
Saint–Hilaire, A. Viagem às nascentes do rio S. Francisco [1847]. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1975 (adaptado).
No texto, há informações sobre a prática da queimada em diferentes períodos da história do Brasil. Segundo a análise apresentada, os portugueses

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q930254 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

TEXTO I

O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.

Disponível em: http://ogolobo.globo.com. Acesso em: 1 set.2013 (adaptado)

TEXTO II

Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.

FICO, C. Aeducação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).

Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q929676 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Quanto à deliberação, deliberam as pessoas sobre tudo? São todas as coisas objetos de possíveis deliberações? Ou será a deliberação impossível no que tange a algumas coisas? Ninguém delibera sobre coisas eternas e imutáveis, tais como a ordem do universo; tampouco sobre coisas mutáveis como os fenômenos dos solstícios e o nascer do sol, pois nenhuma delas pode ser produzida por nossa ação.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Edipro, 2007 (adaptado).
O conceito de deliberação tratado por Aristóteles é importante para entender a dimensão da responsabilidade humana. A partir do texto, considera–se que é possível ao homem deliberar sobre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q668145 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A evolução do processo de tranformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura.

Um desses estágios foi o artesanado, em que se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q929735 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Na década de 1990, células do cordão umbilical de recém-nascidos humanos começaram a ser guardadas por crioperservação, uma vez que apresentam alto potencial terapêutico em consequência de suas características peculiares.

O poder terapêutico dessas células baseia-se em sua capacidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q930024 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo "evolução" pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.

Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q930324 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.

PEL?ER, G. Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de crescimento tomateiro mediados pro rizobactérias.

Tropical Plant Pathology, v. 36, n 2, mar.-abri.: 2011 (adaptado).

Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q930282 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados.
BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global?
Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q930311 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Desde a sua formação, há quase 4,5 bilhões de anos, a Terra sofreu várias modificações em seu clima, com períodos alternados de aquecimento e resfriamento e elevação ou decréscimo de pluviosidade, sendo algumas em escala global e outras em nível menor.
ROSS, J. S. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (adaptado).
Um dos fenômenos climáticos conhecidos no planeta atualmente é o El Niño que consiste

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q929800 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Até hoje admitia-se que nosso conhecimento de devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento, malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento.
KANT, I. Critica da razão pura. Lisboa: Calousão-Gulbarkian, 1994 (adaptado).

O trecho em é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana na filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q930541 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A década de 1970 marcou o início das preocupações com a relação entre a atividade produtiva no campo e a preservação do meio ambiente no Brasil. Essa mesma década se destaca pelo avanço das tecnologias de ponta, que passam a ocupar cada vez mais espaço junto à agricultura e, ainda que numa dimensão menor, também, na agricultura familiar.
SILVA, P.S. Tecnologia e meio ambiente: o processo de modernização da agricultura familiar. Revista da Fapese, v. 3, n. 2, jul.–dez., 2007.
O avanço tecnológico e os impactos socioambientais no campo brasileiro após a década de 1970 evidenciam uma relação de equivalência entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q930152 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49"49? N, Longitude 23º49? W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.
KLINK. A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q667969 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Cultura Educação, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiências, realizada, em 2006, em Nova York, teve como objetivo melhorar a vida da população de 650 milhoes de pessoas com deficiência em todo o mundo.Dessa convenção foi elaborado e acordado, entre os países das Nações Unidas, um tratado internacional para garantir mais direitos a esse público.

Entidades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência acreditam que, para o Brasil, a ratificação do tratado pode significar avanços na implementação deleis no país.
Disponível em: http//www.bbc.co.uk. Acesso em: 18 mai. 2010 (adaptado).

No Brasil, as políticas públicas de inclusão social apontam para o discurso, tanto da parte do governo quanto da iniciativa privada, sobre a efetivação da cidadania. Nesse sentido, a temática da inclusão social de pessoas com deficiência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.