Início

Questões de Concursos Ciências Políticas

Resolva questões de Ciências Políticas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q650540 | Ciências Políticas, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

A respeito das relações entre os sistemas eleitorais e os sistemas partidários, julgue os próximos itens. As condições comumente associadas à criação de partidos de massa são a organização de grupos sociais não representados no parlamento, a constituição de comitês eleitorais e a eleição de bancadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

482Q650805 | Ciências Políticas, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

A respeito das relações entre os sistemas eleitorais e os sistemas partidários, julgue os próximos itens. O voto proporcional tende a produzir sistemas partidários com mais de dois partidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

483Q152206 | Ciências Políticas, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao presidencialismo, julgue os itens a seguir.

O sistema de governo nos estados e municípios brasileiros adota a mesma organização e estrutura formal do sistema adotado na esfera federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

484Q650420 | Ciências Políticas, Especialista em Politicas Publicas e Gestao Governamental, MPOG, ESAF

José Murilo de Carvalho em 'A Construção da Ordem e Teatro das Sombras' (2003) discute o papel das elites no processo de construção do Estado e da burocracia brasileira. Julgue as sentenças abaixo.

I. Um dos elementos responsáveis pela homogeneidade ideológica das elites brasileiras, no período da independência, era sua formação jurídica em Portugal.

II. A burocracia, ao ser composta por uma elite de juristas formada em Coimbra, apresentava um alto grau de tecnicidade, que fez com que ela se aproximasse muito do modelo burocrático weberiano.

III. José Murilo compartilha o argumento de Joaquim Nabuco, de que o serviço público no império era uma ?vocação de todos?, o que pode explicar a utilização do termo 'burocracia proletária'.

IV. As elites brasileiras eram consideradas um estamento estabelecido, que detinha o controle do Estado, da soberania nacional e grande autonomia de atuação frente a outros setores da sociedade.

V. O processo chamado de 'modernização conservadora' refere-se à modernização autônoma empreendida pela elite burocrática, único setor letrado da sociedade, capaz de realizar tal feito.

Escolha a opção que indica os itens corretos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q650171 | Ciências Políticas, Políticas Públicas, Ciências Humanas, MC, CESPE CEBRASPE

A respeito do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), julgue os itens a seguir.

O GESAC é implementado em locais abertos ao público, com equipamentos de informática destinados à inclusão social. Em contrapartida, o usuário paga quantias abaixo das cobradas pelo mercado pelo uso de computadores e outros equipamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

486Q650525 | Ciências Políticas, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos. O conceito de mobilidade intergeracional refere-se ao movimento de ascensão ou de declínio do indivíduo em uma mesma escala social, ao passo que o de mobilidade intrageracional refere-se ao deslocamento do indivíduo por gerações.
  1. ✂️
  2. ✂️

487Q650557 | Ciências Políticas, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre democracia e desenvolvimento social e econômico, julgue os itens subsequentes.

A economia capitalista inevitavelmente gera desigualdades nos recursos políticos aos quais os cidadãos têm acesso.

  1. ✂️
  2. ✂️

488Q651071 | Ciências Políticas, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Em relação ao Estado, às políticas públicas e à participação política, julgue os próximos itens. O processo de implementação de políticas públicas é caracterizado por um amplo espaço discricionário dos agentes que as implementam, o que é intrinsecamente negativo para o ciclo de realização dessas políticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

489Q650655 | Ciências Políticas, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, STN, ESAF

Em momentos de inflação elevada, os governos tendem a adotar políticas de estabilização. Uma das possibilidades é a adoção de políticas econômicas ortodoxas. São políticas recomendadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para o combate de inflação todas as opções abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q650172 | Ciências Políticas, Políticas Públicas, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

O “Estado de coisas” – state of affairs –, estudado no campo da Análise de Políticas Públicas, pode ser entendido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q650699 | Ciências Políticas, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

O modelo de federalismo cooperativo é constantemente comparado com o modelo competitivo, sendo o primeiro apontado como o ideal para resolver os problemas de fragmentação e descoordenação das políticas públicas no Brasil.

Julgue os itens a seguir, relativos às vantagens e desvantagens desses modelos.

O federalismo competitivo mostra-se menos adequado para estimular e difundir inovações no campo das políticas públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

492Q650599 | Ciências Políticas, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SAEB BA, FCC

"Há ainda a pobreza. Dos 526.079 domicílios de Fortaleza, 22,1% são considerados pobres. Uma média alta para uma grande cidade brasileira. Mais importante ainda é perceber que esta é ainda maior nas três áreas mais carentes. Lá a proporção de pobres chega a 25,1% (63.686) dos domicílios. Diante deste quadro, é natural que a desigualdade se mostre entre todas as áreas da cidade" (CAMPOS, André de et al. Atlas da exclusão social no Brasil. 2003. v.2: Dinâmica e manifestação territorial. p.126). A partir do texto, é correto afirmar que a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q650388 | Ciências Políticas, Assistente, FINEP, CESGRANRIO

Para muitos teóricos, o Bem comum só se realiza no âmbito do Estado.

Nesse sentido, Bem comum é entendido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q650231 | Ciências Políticas, Políticas Públicas, Ciências Humanas, MC, CESPE CEBRASPE

A respeito da participação de atores não-estatais em políticas públicas, julgue os itens que se seguem.

As informações sobre as necessidades locais tendem a melhorar em razão da baixa compreensão dos atores não estatais sobre o papel do Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

495Q650505 | Ciências Políticas, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

A respeito da evolução histórica do Estado, julgue os itens subsecutivos.

O absolutismo monárquico corresponde a um regime político institucionalizado, não arbitrário e fundado em tradições seculares e profanas, tendo como marco, para o seu declínio, a Revolução Francesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

496Q650547 | Ciências Políticas

Leia com atenção os enunciados a seguir:

• Doutrina que propugna a organização da coletividade com base na associação representativa dos interesses e atividades profissionais.

• Relação de compromisso entre políticos de profissão, que envolve uma rede de lealdades pessoais e a troca das vantagens provenientes da estrutura pública que controlam, por legitimação e apoio.

• Ação coletiva por parte de indivíduos que vendem sua força de trabalho, destinada a proteger e melhorar o próprio nível de vida.

• Forma específica de intermediação de interesses organizados em número limitado de associações, às quais o Estado dá o reconhecimento institucional e o monopólio na representação dos interesses do grupo e delega um conjunto de funções públicas.

Os enunciados acima referem-se, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q650415 | Ciências Políticas, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

A problemática do Federalismo e das relações entre esferas de governo tem chamado cada vez mais a atenção dos formuladores de políticas públicas, particularmente no Brasil. De acordo com um autor de destaque, que tem se dedicado ao assunto, Pierson (1995), o Federalismo e suas instituições estimulam diferentes dinâmicas. Apresente, abaixo, o que não é uma característica ou dinâmica associada ao Federalismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q651002 | Ciências Políticas

No âmbito do debate sobre as novas relações entre o Estado e a sociedade, especial destaque vem sendo atribuído à idéia de controle social. Na acepção que preside esse debate, não é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q650568 | Ciências Políticas, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

Em 1930 chegou ao fim o período chamado de primeira república. Apesar da superação pacífica do antigo regime, teve início um período conturbado da história política brasileira. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

A Constituição de 1988 garantiu direitos civis de minorias e criou condições necessárias para o desenvolvimento por meio de medidas de liberalização econômica, particularmente nas áreas de petróleo e energia, portos e telecomunicações.

  1. ✂️
  2. ✂️

500Q650592 | Ciências Políticas, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SAEB BA, FCC

A idéia de crise da matriz estrutural do Estado Moderno remete à concepção de análise social que verifica, no estado de coisas da agenda das preocupações públicas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.