Questões de Concursos Ciências Sociais

Resolva questões de Ciências Sociais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q171481 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O Método Delphi foi criado por Olaf Helmer e Norman Dalkey, pesquisadores da Rand Corporation, na Califórnia, nos Estados Unidos, nos anos 50 do Século XX, e se constituiu uma metodologia prospectiva de tipo qualitativo, com ampla utilização na pesquisa social. Recentemente, a intensificação do uso da Internet trouxe à tona uma variação desse método: o Delphi Eletrônico. Trata-se da aplicação do Método Delphi, convencional, aliado a ferramentas tecnológicas. Essa nova metodologia tem como objetivo obter o consenso de opiniões de especialistas sobre o que está se investigando. Baseia-se na aplicação, via Internet, de questionários, durante sucessivas rodadas, a um grupo de especialistas, preservando-lhes o anonimato. A cada rodada, os participantes recebem feedback, sobre os resultados da rodada anterior, os quais são submetidos a tratamento estatístico. Por fim, uma vez obtidos os resultados, confrontamse com as teorias que fundamentaram a investigação, formula-se a conclusão e elabora-se o relatório da pesquisa.

LOURES, C.A.S. Delphi na Internet e suas implicações do ponto de vista metodológico. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Anais. Bahia: Anpad, 2002. Apud: VERGARA, S. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005. p. 172-184.

Considerando as características do Delphi Eletrônico, analise as afirmações abaixo.

I. A operacionalização do Delphi Eletrônico tende a ser mais rápida que a do Delphi convencional, uma vez que adota a Internet como meio para o envio e recebimento dos questionários.

II. O Delphi Eletrônico permite a redução dos custos da pesquisa, pois elimina diversos materiais impressos, bem como as despesas relacionadas aos serviços dos correios.

III. O Delphi Eletrônico possibilita a redução do viés na pesquisa, já que permite controle maior sobre o entrevistado (especialista).

IV. Com o Delphi Eletrônico, abre-se a perspectiva de realizar pesquisas em um contexto mais amplo, integrando a visão de especialistas em nível internacional, com o auxílio de recursos multimídia.

V. O Delphi Eletrônico, apesar de ser uma modalidade de pesquisa recente, confere amplo grau de certeza quanto ao impacto da nova tecnologia sobre o método, se comparado com o Delphi convencional.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q169780 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O leitor deve recordar que nossas principais dificuldades no estudo da teoria clássica centralizavam-se na afirmação de que o povo tem uma opinião definida e racional a respeito de todas as questões e que manifesta essa opinião em uma democracia pela escolha de representantes que se encarregam de sua execução. Por conseguinte, a seleção dos representantes é secundária ao principal objetivo do sistema democrático, que consiste em atribuir ao eleitorado o poder de decidir sobre assuntos políticos. Suponhamos agora que invertemos os papéis desses dois elementos e tornamos a decisão de questões pelo eleitorado secundária à eleição de representantes, que tomarão, neste caso, as decisões. Ou, em outras palavras, diremos agora que o papel do povo é formar um governo, ou corpo intermediário, que, por seu turno, formará o executivo nacional, ou governo. Nossa definição passa então a ter o seguinte fraseado: o método democrático é um sistema institucional, para a tomada de decisões políticas, no qual o indivíduo adquire o poder de decidir mediante uma luta competitiva pelos votos do eleitor.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia.
Rio de Janeiro: 1961, p. 327-8.

Considerando a concepção de democracia apresentada no texto, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q171223 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Em finais do século XIX, com o fortalecimento do movimento abolicionista e as críticas crescentes à monarquia, uma série de modelos e teorias começavam a chegar no Brasil. Positivismo, evolucionismo, determinismos e darwinismo social transformavam-se em instrumentos de batalha nas mãos das novas elites intelectuais.

SCHWARCZ, L. M. Racismo à brasileira. Apud: CODATO, A.; LEITE,
F. Classe Social. In: ALMEIDA, H. B.; SZW AKO, J. (Orgs.).
Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.

A respeito do uso das teorias mencionadas no texto como instrumentos de batalha intelectual em finais do século XIX no Brasil, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q190726 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC

A questão social está na base dos movimentos da sociedade brasileira, como produto e condição da ordem burguesa e diz respeito à sociedade de classes. (Raichelis, 1998) Nesta linha pode-se dizer que a questão social:

I. Expressa um conjunto de problemas políticos, so- ciais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista.

II. É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago.

III. Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q266566 | Ciências Sociais, Analista Ciências Sociais, EBC, CESPE CEBRASPE

No que se refere à temática da inclusão digital no Brasil, julgue os seguintes itens.

A exclusão digital é um fenômeno resultante essencialmente do fator demográfico, já que os jovens tendem a possuir maior acesso a recursos financeiros e maior habilidade computacional que as pessoas de idade mais elevada.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q170958 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

A elite são os que ocupam os postos de comando nas chefias das principais instituições do país. Essas instituições incluem as grandes corporações de negócios e os principais setores do governo federal em particular o diretório político, a burocracia executiva e o establishment militar. A elite é formada pelos que dirigem as principais instituições e cujas posições de comando os localizam de tal forma na estrutura social que eles transcendem, em maior ou menor grau, os milieux de homens e mulheres comuns.

MILLS, W. A elite do poder: militar, econômica e política. In: FERNANDES,
H.(Org.). Wright Mills: sociologia. São Paulo: Ática. 1985, p. 64.

Considerando a Teoria das Elites, analise as afirmativas seguintes.

I. Mills vai além de uma reprodução da teoria clássica elitista formulada por Mosca e Pareto, pois adota uma perspectiva crítica e um tom de denúncia contra a elite do poder nos Estados Unidos.

II. Mills empregou o método decisional nas suas pesquisas sobre as elites, ou seja, procurou verificar empiricamente como as elites levavam vantagem em processos decisórios concretos.

III. Robert Dahl posicionou-se criticamente em relação a Mills, pois, na sua concepção de poliarquia, Dahl considera que, nas sociedades complexas, existem conflitos de interesses entre diferentes grupos, o que impede a formação de uma única elite dominante.

IV. Robert Dahl posicionou-se criticamente em relação a Mills, pois considera a teoria das elites inadequada, já que, na sua opinião, a história indica a possibilidade de o povo exercer papel ativo e contínuo na política.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q188905 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Historicamente, o processo de ampliação da cidadania produziu a incorporação progressiva de diferentes segmentos populacionais à igualdade formal e a expansão da codificação de direitos nas instituições dos estados nacionais. De acordo com essa perspectiva, o conceito de cidadania incluiu sucessivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q191013 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

O conceito de dependência tem pelo menos três versões. A versão cepalina, do Celso Furtado, que aparece em seu livro sobre teoria do desenvolvimento, de 1967; a versão do ......, que de certa maneira se casa mais com a teoria do Wallerstein sobre a economia no mundo; e a versão do Fernando Henrique Cardoso e do Enzo Faletto, que também tem várias etapas de desenvolvimento. Uma coisa foi dita em 60, outras são agregadas em 70.

(José Luís Fiori. Teoria e Debate, nov./dez. 1996)

Preenche corretamente a lacuna do texto acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q171329 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Ao investigar a constituição dos comportamentos típicos do homem ocidental civilizado, Norbert Elias constatou a presença de diferenciações culturais dos comportamentos individuais e suas relações com processos históricos, políticos e sociais relacionados ao desenvolvimento e consolidação do capitalismo, que incluem o processo de industrialização inglês e a Revolução Francesa. Norbert Elias denominou o processo por meio do qual os indivíduos passaram a intensificar a assimilação e a internalização de normas e regras sociais, de maneira a desenvolver autocontrole sobre suas pulsões, como processo civilizador.

No que diz respeito às constatações e conclusões obtidas pelo autor, avalie as seguintes afirmações.

I. A partir da formação de monopólios de força, criam-se espaços sociais conflituosos que tendem a legitimar os atos de violência estatal.

II. A redução do contraste entre a situação e o código de conduta dos estratos mais baixos e mais altos constitui uma das peculiaridades do desenvolvimento da sociedade ocidental.

III. Devido à força das tradições, o nível de controle emocional presente na aristocracia superava o nível de controle emocional que era necessário à burguesia, em razão de suas funções profissionais e comerciais.

IV. Apesar dos Estados nacionais terem proporcionado maior segurança aos indivíduos, o crescimento das sociedades e a divisão das funções foram fatores que determinaram uma regulação mais rigorosa das emoções e do autocontrole.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q190475 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Quando analisa a mercadoria, Karl Marx enfatiza o duplo caráter do trabalho nela materializado, considerando-o em sua relação com o valor de uso e com o valor de troca. As categorias do trabalho estão respectivamente relacionadas com essas duas formas do valor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q171024 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Os pluralistas concentram sua atenção não nas fontes de poder, mas em seu exercício. Poder para eles significa participação na elaboração de decisões e pode ser analisado somente depois de um exame cuidadoso de uma série de decisões concretas. Contudo, o modelo pluralista não considera o fato de que o poder pode ser, e freqüentemente o é, exercido por meio da limitação da elaboração de decisões a questões relativamente seguras.

BACHRACH, P.; BARATZ, M. Poder e decisão. In: CARDOSO, F.; MARTINS, F. (Orgs.). Política e sociedade I. São Paulo: Ed. Nacional, 1983, p. 49.

No que concerne à discussão contemporânea sobre o poder, a concepção de poder de agenda contribuiu com a Ciência Política ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q188889 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

No que se refere ao espaço urbano, segundo o paradigma estrutural-funcional marxista, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q188679 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Segundo Oracy Nogueira, o preconceito racial pode ser distinguido em preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. O autor identifica diversas diferenças entre ambos. A diferenciação está correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q269056 | Ciências Sociais, Analista Ciências Sociais, EBC, CESPE CEBRASPE

A discussão acerca das opções metodológicas em ciências sociais é marcada por muitas controvérsias, como as relativas à definição de conceitos como verdade, realidade e ideologia. Considerando essa afirmação, julgue os itens seguintes.

O significado de um conceito pode mudar em consequência de transformações ocorridas na sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q171969 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O Mandato Abolicionista é uma dupla delegação, inconsciente da parte dos que a fazem, mas, em ambos os casos, interpretada pelos que a aceitam como um mandato a que não se pode renunciar. Nesse sentido, deve-se dizer que o abolicionista é o advogado gratuito de duas classes sociais que, de outra forma, não teriam meios de reivindicar os seus direitos, nem consciência deles. Essas classes são: os escravos e os ingênuos. Os motivos pelos quais essa procuração tácita impõe-nos uma obrigação irrenunciável não são puramente para muitos não são mesmo principalmente motivos de humanidade, compaixão e defesa generosa do fraco e do oprimido.

NABUCO, J. O abolicionismo. Brasília: Senado Federal, p. 37.

A partir do texto acima e considerando as ideias de Joaquim Nabuco acerca do abolicionismo, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q187380 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC

Considerando o importante papel que o contexto social tem na concretização dos direitos sociais, ao ser chamado para elaborar um estudo da situação o assistente social deve considerá-lo como:

I. conjunto de informações, constantemente alimentadas e processadas, as quais se constituem em subsídios permanentes que permitem localizar, compreender, explicar e prever tendências de uma situação como um todo.

II. documento que reúne as aproximações sucessivas do objeto a ser estudado sem juízo de valor, considerando que todos os elementos já estão dados a priori.

III. instrumento capaz de acumular elementos de juízo que permitam esboçar hipóteses alternativas variáveis de intervenção.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q187057 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

A partir do arcabouço metodológico proposto por Émile Durkheim, no que se refere às fases de uma investigação científica, a sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q190980 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC

... a pobreza maciça e a desigualdade obscena são flagelos tão terríveis dos nossos tempos que devem ser vistas como males sociais tão graves quanto a escravidão e o apartheid.
(Nelson Madela, 2005)

A construção de condições para a diminuição deste quadro de desigualdade é uma das atribuições da Defensoria Pública. O assistente social tem como um dos instrumentos de sua ação profissional a elaboração de parecer social. O parecer social pode ser entendido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q190779 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

A característica fundamental na definição de fato social é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q192388 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

O economista brasileiro Celso Furtado (1920-2004) introduziu uma importante inovação no debate sobre o subdesenvolvimento em meados do século XX, ao caracterizá-lo como uma formação histórica autônoma em vez de uma etapa necessária para a consecução do desenvolvimento capitalista. Constituem dimensões nucleares de sua definição de subdesenvolvimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.