O Mandato Abolicionista é uma dupla delegação, inconsciente da parte dos que a fazem, mas, em ambos os casos, interpretada pelos que a aceitam como um mandato a que não se pode renunciar. Nesse sentido, deve-se dizer que o abolicionista é o advogado gratuito de duas classes sociais que, de outra forma, não teriam meios de reivindicar os seus direitos, nem consciência deles. Essas classes são: os escravos e os ingênuos. Os motivos pelos quais essa procuração tácita impõe-nos uma obrigação irrenunciável não são puramente para muitos não são mesmo principalmente motivos de humanidade, compaixão e defesa generosa do fraco e do oprimido. NABUCO, J. O abolicionismo. Brasília: Senado Federal, p. 37. A partir do texto acima e considerando as ideias de Joaquim Nabuco acerca do abolicionismo, conclui-se que
a) a igreja teve uma atuação importante no movimento abolicionista da segunda metade do século XIX, o que foi reconhecido por Joaquim Nabuco.
b) o abolicionismo no Brasil foi motivado principalmente por um sentimento filantrópico diante da situação dos escravos no Brasil.
c) o abolicionismo foi um movimento que teve como objetivo a reconstrução do Brasil com fundamento no trabalho livre e na união das raças na liberdade.
d) o abolicionismo foi um movimento voltado para a necessidade de compensar a raça negra por sua contribuição à construção do Brasil.
e) o abolicionismo foi antes de tudo um movimento ético de valorização dos negros no Brasil.