Questões de Concursos: Ciências Sociais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Ciências Sociais. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q190475 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Quando analisa a mercadoria, Karl Marx enfatiza o duplo caráter do trabalho nela materializado, considerando-o em sua relação com o valor de uso e com o valor de troca. As categorias do trabalho estão respectivamente relacionadas com essas duas formas do valor:

32 Q171024 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Os pluralistas concentram sua atenção não nas fontes de poder, mas em seu exercício. Poder para eles significa participação na elaboração de decisões e pode ser analisado somente depois de um exame cuidadoso de uma série de decisões concretas. Contudo, o modelo pluralista não considera o fato de que o poder pode ser, e freqüentemente o é, exercido por meio da limitação da elaboração de decisões a questões relativamente seguras.

BACHRACH, P.; BARATZ, M. Poder e decisão. In: CARDOSO, F.; MARTINS, F. (Orgs.). Política e sociedade I. São Paulo: Ed. Nacional, 1983, p. 49.

No que concerne à discussão contemporânea sobre o poder, a concepção de poder de agenda contribuiu com a Ciência Política ao

33 Q188679 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Segundo Oracy Nogueira, o preconceito racial pode ser distinguido em preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. O autor identifica diversas diferenças entre ambos. A diferenciação está correta em:

34 Q171969 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O Mandato Abolicionista é uma dupla delegação, inconsciente da parte dos que a fazem, mas, em ambos os casos, interpretada pelos que a aceitam como um mandato a que não se pode renunciar. Nesse sentido, deve-se dizer que o abolicionista é o advogado gratuito de duas classes sociais que, de outra forma, não teriam meios de reivindicar os seus direitos, nem consciência deles. Essas classes são: os escravos e os ingênuos. Os motivos pelos quais essa procuração tácita impõe-nos uma obrigação irrenunciável não são puramente para muitos não são mesmo principalmente motivos de humanidade, compaixão e defesa generosa do fraco e do oprimido.

NABUCO, J. O abolicionismo. Brasília: Senado Federal, p. 37.

A partir do texto acima e considerando as ideias de Joaquim Nabuco acerca do abolicionismo, conclui-se que

35 Q269056 | Ciências Sociais, Analista Ciências Sociais, EBC, CESPE CEBRASPE

A discussão acerca das opções metodológicas em ciências sociais é marcada por muitas controvérsias, como as relativas à definição de conceitos como verdade, realidade e ideologia. Considerando essa afirmação, julgue os itens seguintes.

O significado de um conceito pode mudar em consequência de transformações ocorridas na sociedade.

36 Q187380 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC

Considerando o importante papel que o contexto social tem na concretização dos direitos sociais, ao ser chamado para elaborar um estudo da situação o assistente social deve considerá-lo como:

I. conjunto de informações, constantemente alimentadas e processadas, as quais se constituem em subsídios permanentes que permitem localizar, compreender, explicar e prever tendências de uma situação como um todo.

II. documento que reúne as aproximações sucessivas do objeto a ser estudado sem juízo de valor, considerando que todos os elementos já estão dados a priori.

III. instrumento capaz de acumular elementos de juízo que permitam esboçar hipóteses alternativas variáveis de intervenção.

É correto o que se afirma APENAS em

37 Q187057 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

A partir do arcabouço metodológico proposto por Émile Durkheim, no que se refere às fases de uma investigação científica, a sequência correta é:

38 Q190980 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC

... a pobreza maciça e a desigualdade obscena são flagelos tão terríveis dos nossos tempos que devem ser vistas como males sociais tão graves quanto a escravidão e o apartheid.
(Nelson Madela, 2005)

A construção de condições para a diminuição deste quadro de desigualdade é uma das atribuições da Defensoria Pública. O assistente social tem como um dos instrumentos de sua ação profissional a elaboração de parecer social. O parecer social pode ser entendido como:

39 Q192388 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

O economista brasileiro Celso Furtado (1920-2004) introduziu uma importante inovação no debate sobre o subdesenvolvimento em meados do século XX, ao caracterizá-lo como uma formação histórica autônoma em vez de uma etapa necessária para a consecução do desenvolvimento capitalista. Constituem dimensões nucleares de sua definição de subdesenvolvimento:

40 Q191180 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC

A política social, segundo Evaldo Vieira, foi historicamente compreendida como:

I. Resposta às necessidades sociais, satisfazendo-as ou não, pois a política econômica e a social vinculam-se à acumulação do capital.

II. Estratégia governamental de intervenção nas relações sociais, unicamente pode existir com o surgimento dos movimentos populares do século XIX.

III. Conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios destinados aos mais pobres e executado exclusivamente no campo público.

É correto o que se afirma APENAS em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.