Início

Questões de Concursos Comércio Internacional Exterior

Resolva questões de Comércio Internacional Exterior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q652616 | Comércio Internacional Exterior, Comércio Internacional, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES, 2018

O Brasil participa de acordos comerciais, visando à integração regional e à eliminação ou à redução de barreiras alfandegárias. Além do Mercosul, cabe destacar a participação brasileira no acordo denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q652139 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF P3, RFB, ESAF

A propósito das instituições relacionadas a comércio exterior no Brasil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q652596 | Comércio Internacional Exterior, Técnico de Planejamento, IPEA, CESPE CEBRASPE

Sobre o investimento externo direto (IED), julgue os itens a seguir.

Nos países da OECD, houve uma mudança expressiva da taxa de crescimento do IED em 1985. Nessa elevação, destacou-se o forte crescimento dos IED no setor de serviços, notadamente os serviços financeiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q652178 | Comércio Internacional Exterior, Termos Internacionais de Comércio, Advogado, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

De acordo com as regras internacionais para a interpretação de termos comerciais (sigla em inglês incoterms), a regra ex works também é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q652035 | Comércio Internacional Exterior, Técnico de Planejamento, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da atual divisão internacional do trabalho.

Na década passada, ocorreu uma aceleração dos níveis de mobilidade da mão-de-obra em comparação com a mobilidade do capital, movimento revertido nos anos 2000.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q652064 | Comércio Internacional Exterior, Técnico de Planejamento, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da atual divisão internacional do trabalho.

Os efeitos positivos da atual divisão internacional do trabalho sobre o salário real e o grau de proteção social nos países desenvolvidos são inequívocos e homogêneos.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q652207 | Comércio Internacional Exterior, Consultor, APEX Brasil, FUNIVERSA

O contrato de câmbio de exportação é um instrumento legal e oficial, padronizado pelo Banco Central, no qual se identificam as características completas da operação, tendo o vendedor (exportador) o compromisso de entregar a moeda estrangeira ao comprador (banco) no prazo pactuado, e este a obrigação de efetuar ao pagamento ao vendedor em moeda nacional, ajustado através da precificação da taxa de câmbio livremente pactuada entre as partes. Quais são as 2 etapas para cumprimento das obrigações contratuais pelo vendedor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q652200 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Assinale a opção incorreta quanto à instrução do despacho aduaneiro de exportação com certificado de origem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q652520 | Comércio Internacional Exterior, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Entre as siglas FOB e FCA, empregadas no comércio internacional, existe uma pequena diferença de responsabilidades imputadas a importadores/compradores e exportadores/ vendedores. Nessa perspectiva, analise os itens a seguir, referentes a essas responsabilidades. I – FOB - responsabiliza exportador/vendedor por perdas e danos da carga até esta cruzar a amurada do navio. II – FCA - responsabiliza o exportador/vendedor pela entrega da carga ao agente indicado pelo importador na origem. III – FCA - responsabiliza o comprador/importador por danos à carga no momento de encher o contêiner marítimo na origem. IV – FOB - importador/comprador contrata e negocia o frete marítimo. Dentre as responsabilidades apresentadas, está(ão) corretas(s) APENAS a(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q652575 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF P3, RFB, ESAF

No que concerne à Jurisdição Aduaneira, é incorreto afi rmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q167163 | Comércio Internacional Exterior, Integração econômica nas Américas ALALC, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre a integração regional nas Américas, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q652828 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

No Brasil, a marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6º bis (I), da Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial, goza de proteção especial na seguinte circunstância:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q652189 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

O controle da entrada, saída e depósito de moeda estrangeira é exercido pelo Governo Federal por intermédio do Banco Central, podendo ser exercido sob diversas modalidades. Assim, direta ou indiretamente, os mecanismos aplicados pelo Governo refletem no controle de entrada ou saída de divisas.

Nas opções abaixo, refletem direta e imediatamente no fluxo de divisas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q652084 | Comércio Internacional Exterior, Drawback, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES, 2018

Uma empresa brasileira que necessita importar mercadorias ou insumos para serem utilizados na fabricação de produtos a serem exportados pode se beneficiar do regime aduaneiro especial que permite a suspensão ou a isenção dos tributos incidentes nessa importação. Esse regime aduaneiro denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q652717 | Comércio Internacional Exterior, Gerente de Projetos, MME, CESPE CEBRASPE

O Banco Mundial pode exigir a inclusão de uma cláusula em editais e contratos financiados por empréstimos do banco, obrigando os licitantes a permitir a inspeção de todas as contas e registros, além de outros documentos referentes à apresentação das propostas e à execução do contrato, além de submeter essa documentação à auditoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q652574 | Comércio Internacional Exterior

Considerando que o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias possui em sua estrutura 6 (seis) Regras Gerais Interpretativas, Notas de Seções e de Capítulos, uma Lista ordenada de posições e de subposições, apresentadas sistematicamente, compreendendo 21 Seções, 96 Capítulos e 1241 posições, subdivididas (exceto 311) em subposições, resultando num total de 5019 grupos de mercadorias, podemos afirmar que ele:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q652633 | Comércio Internacional Exterior, Administrador, MDIC, MOVENS Instituto

Considere a seguinte situação hipotética.

O casamento entre a princesa herdeira de um país e o príncipe herdeiro de outro uniu os dois países de maneira nunca antes vista na história moderna. Desde a separação sangrenta dos dois países, em 1756, todos os esforços de unificação tinham sido em vão. Mas agora, ao que parece, a reconciliação será realizada. Além disso, os países finalizam um acordo de integração que associa a supressão das restrições sobre movimentos de mercadorias e fatores de produção com certo grau de harmonização das políticas econômicas nacionais, de forma a abolir as discriminações resultantes de disparidades existentes entre essas políticas, tornando-as o mais semelhante possível.

Considerando essa situação do ponto de vista da integração econômica, é correto afirmar que a fase de integração a que se refere o acordo realizado entre os dois países é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q652346 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

A respeito das modalidades de pagamentos internacionais, relacione as colunas e, em seguida, assinale a opção correta.

 1. remessa sem saque

2. remessa antecipada

3. cobrança à vista

4. crédito documentário

( ) forma de pagamento mediante a qual o importador remete previamente o valor parcial ou total da transação, após o que o exportador providencia a exportação da mercadoria e o envio da respectiva documentação.

( ) forma de pagamento em que, após a expedição da mercadoria, o exportador entrega a um banco de sua preferência os documentos de embarque, juntamente com um saque contra o importador. O banco, a seu turno, remete os documentos, acompanhados de um cartacobrança, a seu correspondente na praça do importador, para cobrar do sacado. Efetuado o pagamento, o banco libera a documentação ao importador, para que ele possa retirar a mercadoria na alfândega.

( ) modalidade de pagamento não empregada com muita freqüência no comércio internacional, por colocar o importador na dependência do exportador, implicando, assim, riscos para o primeiro, à medida que, enquanto não receber a mercadoria, não poderá ter certeza do cumprimento regular da obrigação por parte do exportador.

( ) forma de pagamento utilizada em contratos internacionais segundo a qual um banco, por instruções de um cliente seu, compromete-se a efetuar um pagamento a um terceiro, contra a entrega de documentos estipulados, desde que os termos e condições sejam cumpridos.

( ) modalidade de pagamento que envolve maior risco para o exportador, razão pela qual é pouco empregada no comércio internacional (salvo nas importações realizadas por filiais ou subsidiárias de firmas no exterior).

( ) forma de pagamento segundo a qual o importador recebe diretamente do ex

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q652179 | Comércio Internacional Exterior, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de regulamento aduaneiro e de comércio exterior e seus sistemas, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Uma mercadoria procedente do exterior, transportada por navio mercante, está registrada no Manifesto de Carga dessa embarcação para descarga no terminal portuário do Pecém, que é parte integrante do Complexo Industrial e Portuário Governador Mário Covas. No entanto, devido a questões operacionais, o armador internacional (transportador marítimo, ou seja, pessoa jurídica que dota a embarcação de tripulação necessária à navegação e operação) decide por atracar o navio e descarregá-lo no porto de Fortaleza.

Nessa situação, a competência para autorizar a descarga no porto de Fortaleza será da autoridade portuária desse novo destino, que concomitantemente comunicará o fato à administração portuária do terminal portuário do Pecém.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q652439 | Comércio Internacional Exterior, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma empresa brasileira de aviação civil costuma importar partes e peças de reposição para a manutenção de suas aeronaves. Para isso, mantém um pequeno estoque de peças de emergência adquiridas de seu fornecedor no exterior dentro de seu próprio armazém, antes da nacionalização da mercadoria. Esse é um direito concedido a alguns ramos de atividade. As peças importadas são transferidas diretamente para um depósito da empresa importadora e consignadas a um fiel depositário dentro da empresa, responsável pela chave do depósito. Os tributos serão recolhidos, total ou parcialmente, conforme forem sendo nacionalizados para utilização. Esse regime atípico de importação é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.