Início

Questões de Concursos Comércio Internacional Exterior

Resolva questões de Comércio Internacional Exterior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q652574 | Comércio Internacional Exterior

Considerando que o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias possui em sua estrutura 6 (seis) Regras Gerais Interpretativas, Notas de Seções e de Capítulos, uma Lista ordenada de posições e de subposições, apresentadas sistematicamente, compreendendo 21 Seções, 96 Capítulos e 1241 posições, subdivididas (exceto 311) em subposições, resultando num total de 5019 grupos de mercadorias, podemos afirmar que ele:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q652599 | Comércio Internacional Exterior, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A filial de uma empresa americana fabricante de escadas móveis para utilização em redes elétricas e torres de telefonia, Step by Step S.A, localizada em São Paulo, Brasil, fechou um importante contrato para fornecimento de seus produtos a vários países da América Latina. Para a fabricação das escadas no Brasil, a Step by Step importa partes e peças de sua matriz, nos Estados Unidos. Para obter o benefício da suspensão de tributos na importação das peças a serem utilizadas na fabricação das escadas, visando a atender aos contratos fechados, a Step by Step recorrerá ao regime especial denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q652612 | Comércio Internacional Exterior, Termos Internacionais de Comércio, Advogado, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

A joint venture é um dos contratos internacionais mais utilizados.

Segundo a doutrina clássica, quando o objetivo econômico é realizado e seguido não no exercício comum de uma atividade, mas na coordenação das ações desenvolvidas em conformidade com os termos do negócio em função das suas relações, a joint venture é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q652257 | Comércio Internacional Exterior, Aduaneira, Analista de Desenvolvimento Logístico, Companhia de Integração Portuária do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas relacionados com o comércio exterior no Brasil, julgue os itens seguintes.

O regime aduaneiro especial de drawback é considerado incentivo à importação e pode ser aplicado nas seguintes modalidades: a) suspensão do pagamento dos tributos exigíveis na importação de mercadoria a ser exportada após beneficiamento ou destinada à fabricação, complementação ou acondicionamento de outra a ser exportada; b) isenção dos tributos exigíveis na importação de mercadoria, em quantidade e qualidade equivalente à utilizada no beneficiamento, fabricação, complementação ou acondicionamento de produto exportado; c) restituição, total ou parcial, dos tributos pagos na importação de mercadoria exportada após beneficiamento, ou utilizada na fabricação, complementação ou acondicionamento de outra exportada.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q652561 | Comércio Internacional Exterior

Nos INCOTERMS versão 2000, evidenciando contratos de partida (embarque) a correspondência é com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q652060 | Comércio Internacional Exterior, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O regime aduaneiro especial de Admissão Temporária permite que uma empresa, no Brasil, importe um bem qualquer, com suspensão de tributos incidentes na importação. Após o cumprimento da finalidade para a qual o bem foi importado e vencido o prazo de permanência do mesmo em território brasileiro, a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q652480 | Comércio Internacional Exterior, Comércio Internacional, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES, 2018

O investimento em participação (private equity/venture capital) é uma fonte de recursos para o estabelecimento/crescimento de empresas. A respeito do exposto, assinale a alternativa que indica uma característica desse tipo de investimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q652801 | Comércio Internacional Exterior, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A OMC define barreiras técnicas às exportações como sendo barreiras comerciais derivadas da utilização de normas ou regulamentos técnicos não transparentes ou que não se baseiem em normas internacionalmente aceitas ou, ainda, decorrentes da adoção de procedimentos de avaliação da conformidade não transparentes e(ou) demasiadamente dispendiosos, bem como de inspeções excessivamente rigorosas. Acerca da importância da avaliação da conformidade no comércio internacional, julgue os itens que se seguem.

De maneira geral, no Brasil, se um produto não cumpre as especificações de uma norma técnica pertinente, sua venda não será permitida no mercado interno.

  1. ✂️
  2. ✂️

129Q652346 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

A respeito das modalidades de pagamentos internacionais, relacione as colunas e, em seguida, assinale a opção correta.

 1. remessa sem saque

2. remessa antecipada

3. cobrança à vista

4. crédito documentário

( ) forma de pagamento mediante a qual o importador remete previamente o valor parcial ou total da transação, após o que o exportador providencia a exportação da mercadoria e o envio da respectiva documentação.

( ) forma de pagamento em que, após a expedição da mercadoria, o exportador entrega a um banco de sua preferência os documentos de embarque, juntamente com um saque contra o importador. O banco, a seu turno, remete os documentos, acompanhados de um cartacobrança, a seu correspondente na praça do importador, para cobrar do sacado. Efetuado o pagamento, o banco libera a documentação ao importador, para que ele possa retirar a mercadoria na alfândega.

( ) modalidade de pagamento não empregada com muita freqüência no comércio internacional, por colocar o importador na dependência do exportador, implicando, assim, riscos para o primeiro, à medida que, enquanto não receber a mercadoria, não poderá ter certeza do cumprimento regular da obrigação por parte do exportador.

( ) forma de pagamento utilizada em contratos internacionais segundo a qual um banco, por instruções de um cliente seu, compromete-se a efetuar um pagamento a um terceiro, contra a entrega de documentos estipulados, desde que os termos e condições sejam cumpridos.

( ) modalidade de pagamento que envolve maior risco para o exportador, razão pela qual é pouco empregada no comércio internacional (salvo nas importações realizadas por filiais ou subsidiárias de firmas no exterior).

( ) forma de pagamento segundo a qual o importador recebe diretamente do ex

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q652665 | Comércio Internacional Exterior

A Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q652436 | Comércio Internacional Exterior, Gerente de Projetos, MME, CESPE CEBRASPE

O relatório de monitoramento financeiro, obrigatório em projetos financiados pelo Banco Mundial,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q652802 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Com relação aos incentivos fiscais à exportação no Brasil, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q652669 | Comércio Internacional Exterior, Comércio Internacional, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES, 2018

Contrato celebrado entre um banco e um cliente (importador), que constitui uma das modalidades de pagamento utilizadas no comércio internacional, em que o banco assegura o pagamento a um terceiro (beneficiário), desde que este apresente os documentos de acordo com os termos e as condições negociados. As normas desse tipo de operação encontram-se regulamentadas na UCP (brochura) 600, da Câmara de Comércio Internacional. Assinale a alternativa que apresenta a denominação dessa operação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q652037 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, ESAF

A modalidade de financiamento de exportações que consiste da antecipação de recursos em moeda nacional ao exportador para aplicação no processo produtivo de uma mercadoria a ser exportada e/ou para cobertura de custos relativos à preparação do embarque da mesma denominase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q652290 | Comércio Internacional Exterior, Administrador, MDIC, MOVENS Instituto

Assinale a opção que apresenta o nome do tratado assinado em 1991 para a constituição de um mercado comum entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q652385 | Comércio Internacional Exterior, Administrador, MDIC, MOVENS Instituto

No que se refere à Organização Mundial do Comércio (OMC), assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q652833 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF P3, RFB, ESAF

Sobre práticas desleais de comércio e medidas de defesa comercial, é correto afi rmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q652121 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, ESAF

Sobre a Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), é correto afirmar-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q652216 | Comércio Internacional Exterior, Engenheiro, MDIC, MOVENS Instituto

No Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), é aplicável registro a operações de exportação com cobertura cambial e para embarque imediato para o exterior, até o limite de US$50.000,00 americanos, ou o equivalente em outras moedas.

Considerando essas informações, é correto afirmar que texto refere-se ao Registro de Exportação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q652214 | Comércio Internacional Exterior, Administrador, MDIC, MOVENS Instituto

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) é um dos principais órgãos intervenientes do comércio exterior. Assinale a opção que apresenta uma das competências atribuídas a esse órgão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.