Início

Questões de Concursos Comércio Internacional Exterior

Resolva questões de Comércio Internacional Exterior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q165107 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Acerca da base de cálculo do Imposto de Importação, Valoração Aduaneira e Regime de Tributação Unifcada, analise os itens a seguir e, em seguida, assinale a opção correta.


I. Toda mercadoria submetida a despacho de importação está sujeita ao controle do correspondente valor aduaneiro. Esse controle consiste na verifcação da conformidade do valor aduaneiro declarado pelo importador com as regras estabelecidas no Acordo de Valoração Aduaneira. Integram o valor aduaneiro, independentemente do método de valoração utilizado, o custo de transporte da mercadoria importada até o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro. Também integram o aludido valor aduaneiro os gastos relativos à carga, à descarga e ao manuseio, associados ao transporte da mercadoria importada, até a chegada aos locais acima referidos.

II. O Acordo de Valoração Aduaneira indica seis métodos para o procedimento de valoração aduaneira, cuja utilização deve ser sequencial e por exclusão. Assim, não sendo possível a determinação do valor aduaneiro pelo método do valor de transação ajustado, deve- se passar para o método do valor de transação de produtos similares.

III. Segundo o Artigo IV do Acordo de Valoração Aduaneira, poderá ser invertida a ordem dos métodos previstos nos Artigos 5 (método dedutivo) e 6 (método computado) do aludido Acordo, a pedido do importador. No entanto, países em desenvolvimento podem condicionar essa inversão à aquiescência das autoridades aduaneiras, sendo que o Brasil não teve interesse em fazer a mencionada reserva.

IV. No Regime de Tributação Unifcada, é vedada a inclusão de quaisquer mercadorias que não sejam destinadas ao consumidor fnal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q652517 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Considerando as modalidades e a contratação de transporte e de seguro, julgue os itens a seguir.

O fato gerador do Imposto de Importação (II) é a expedição da licença de importação por meio do SISCOMEX. O recolhimento do II ocorre no desembaraço aduaneiro da mercadoria mediante débito automático na conta bancária do importador.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q652131 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna abaixo.

 A / O ________________ consiste em modalidade de financiamento de exportações em que o exportador recebe os recursos relativos à operação após o embarque da mercadoria, com base no título de crédito gerado pela operação, antes, porém, que o banco tenha recebido as divisas relativas à transação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q652646 | Comércio Internacional Exterior, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Assinale qual das alternativas abaixo constitui uma crítica às políticas de promoção às exportações com foco nas empresas não-exportadoras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q652576 | Comércio Internacional Exterior, Analista, NUCLEP, BIO RIO

Consiste na modalidade de despacho aduaneiro que é o procedimento o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação às mercadorias importadas, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q168266 | Comércio Internacional Exterior, Jurisdição aduaneira, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

No que concerne à Jurisdição Aduaneira, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q652424 | Comércio Internacional Exterior, Técnico em Suprimento de Bens Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No que se refere ao regime aduaneiro conhecido como drawback, analise as afirmativas a seguir.

I - O drawback é um regime de incentivo à exportação que permite o ingresso de mercadorias estrangeiras ou desnacionalizadas, destinadas à operação de aperfeiçoamento, para permanência temporária no país, com suspensão do pagamento de tributos, sendo, em seguida, obrigatoriamente reexportadas.

II - No regime de drawback, a mercadoria que retorna para o exterior não é a importada, mas uma outra mercadoria que consumiu o produto importado em seu processo de fabricação.

III - A modalidade drawback isenção consiste na suspensão dos tributos incidentes na operação de importação de mercadoria a ser exportada após processo de industrialização.

IV - O regime de drawback deixa de ser concedido na importação de produto cujo valor do imposto de importação for inferior ao limite mínimo fixado pelo órgão competente e na importação de petróleo e seus derivados, com exceção da importação de coque calcinado de petróleo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q652078 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Com relação aos regimes aduaneiros especiais brasileiros, julgue os itens a seguir.

O drawback é um regime aduaneiro especial por meio do qual um exportador pode importar insumos, com suspensão de tributos aduaneiros, para compor produtos a serem exportados.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q652111 | Comércio Internacional Exterior

Ao elaborarem o contrato de compra e venda, as partes, visando estabelecer um maior grau de compromisso para o vendedor, escolherão, entre os abaixo mencionados Termos do Incoterms (International Commerce Terms)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q652199 | Comércio Internacional Exterior

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q652719 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, CESPE CEBRASPE

No que se refere a defesa comercial, julgue os itens que se seguem.

A aplicação de medidas de salvaguarda pode assumir a forma de aumento do imposto de importação ou de restrições quantitativas, sempre com o propósito de prevenir ou reparar prejuízos à indústria doméstica causados pelo abrupto aumento das importações.

  1. ✂️
  2. ✂️

232Q652580 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE, SEFAZ ES, CESPE CEBRASPE

Os acordos da OMC, que englobam o GATT 1947 e os resultados da Rodada Uruguai, fixam as regras que devem ser observadas no comércio internacional, em que tais normas são pautadas pelos próprios objetivos da OMC, que repetem os princípios do referido GATT. Acerca desses princípios, julgue os itens seguintes.

O princípio da proibição das restrições quantitativas tem como objetivo evitar as restrições não-alfandegárias ao comércio, uma vez que tais restrições são menos perceptíveis e mais difíceis de controlar.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q652329 | Comércio Internacional Exterior, Gerente de Projetos, MME, CESPE CEBRASPE

O manual operacional dos projetos financiados pelo Banco Mundial tem como objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q652423 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, INB, CONSULPLAN

Toda companhia de importação e/ou exportação queixa-se da grande quantidade de documentos necessários para viabilizar a respectiva operação. Quais documentos abaixo são necessários para os processos de importação ou exportação via marítima?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q652748 | Comércio Internacional Exterior

Os regimes aduaneiros especiais típicos se diferenciam do regime aduaneiro geral ou comum, caracterizam- se por serem em regra regimes econômicos ou suspensivos, enfatizam a geração de divisas e de empregos, são aplicados em regra às mercadorias não nacionalizadas, e sua admissão ao regime não se processa através de um despacho aduaneiro de importação para consumo, exceto, neste caso, o regime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q652768 | Comércio Internacional Exterior, Gerente de Projetos, MME, CESPE CEBRASPE

No que se refere à estrutura dos projetos financiados pelo Banco Mundial, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q652523 | Comércio Internacional Exterior, Consultor Pleno, APEX Brasil, FUNIVERSA

A legislação brasileira, apesar das profundas modificações ocorridas no passado recente, não sofreu qualquer alteração no que concerne aos contratos internacionais, permanecendo válida norma estabelecida em 1942. Assinale a alternativa correta em relação ao tema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q652521 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

As reformas econômicas e a abertura comercial iniciadas na década de 90 do século passado modificaram significativamente o aparato administrativo do comércio exterior brasileiro. Considerando a atual configuração do comércio exterior brasileiro e as competências dos órgãos intervenientes nesse setor, julgue os itens seguintes.

O Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) é o instrumento informatizado que registra e integra informações relativas às operações de comércio exterior, permitindo, assim, o acompanhamento e o controle administrativo dessas operações.

  1. ✂️
  2. ✂️

239Q652809 | Comércio Internacional Exterior, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Esse instrumento se constitui por meio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q701566 | Comércio Internacional Exterior, Diplomata Prova 1, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Texto associado.
O Brasil possui uma extensa agenda internacional e construiu uma sólida inserção internacional que lhe facilita o relacionamento diplomático com quase todos os países do mundo. Acerca da participação brasileira na agenda internacional, julgue o item a seguir.
O Acordo de Associação entre o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e a União Europeia inclui três pilares: diálogo político, cooperação e livre comércio. O acordo comercial é composto por capítulos e anexos relativos a um conjunto de temas, entre os quais figuram: facilitação de comércio e cooperação aduaneira; integração regional; subsídios; e pequenas e médias empresas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.