Início

Questões de Concursos Comércio Internacional Exterior

Resolva questões de Comércio Internacional Exterior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q652253 | Comércio Internacional Exterior, Técnico de Planejamento, IPEA, CESPE CEBRASPE

A respeito da presença de empresas transnacionais (ET) em um país, julgue os itens subseqüentes.

A presença das ET normalmente significa que o centro de tomada de decisões estratégicas não está no país receptor da empresa, o que caracterizaria uma maior vulnerabilidade externa do país receptor.

  1. ✂️
  2. ✂️

582Q652028 | Comércio Internacional Exterior, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

A política industrial, tecnológica e de comércio exterior do Brasil (PITCE), expressa em documento publicado conjuntamente por diversos órgãos do governo federal, em 26 de novembro de 2003, tem como objetivo o aumento da eficiência econômica e do desenvolvimento e difusão de tecnologias com maior potencial de indução do nível de atividade e de competição no comércio internacional. Julgue os itens a seguir, à luz desse documento. No comércio exterior brasileiro destaca-se, em especial, a alta contribuição dos mais variados segmentos das tecnologias de informação e comunicação, para a pauta de exportações brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️

583Q652598 | Comércio Internacional Exterior

A taxa de juros utilizada como referência nas linhas de financiamento do PROEX é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q652365 | Comércio Internacional Exterior, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A globalização acentuou as necessidades de integração econômica e a formação de blocos e acordos comerciais. Acerca desses tópicos, julgue os itens que se seguem.

Uniões monetárias e mercados comuns, a exemplo dos acordos de preferência comerciais e áreas de livre comércio, dispensam a vizinhança entre países, para serem bem sucedidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

585Q652127 | Comércio Internacional Exterior

No tesauro, as relações de equivalência cruzada são identificadas pelo uso dos indicadores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q652398 | Comércio Internacional Exterior, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

A respeito das normas e instituições do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), julgue os itens a seguir. É atribuição do Grupo do Mercado Comum (GMC), principal órgão da estrutura institucional do MERCOSUL, conduzir a política do processo de integração dos Estados-partes e as decisões capazes de assegurar o cumprimento dos objetivos estabelecidos pelo Tratado de Assunção.
  1. ✂️
  2. ✂️

587Q652143 | Comércio Internacional Exterior

A importação de mercadoria estrangeira idêntica, em igual quantidade e valor, e que se destine à reposição de outra anteriormente importada que se tenha revelado, após o despacho aduaneiro, defeituosa ou imprestável para o fim a que se destinava, desde que satisfeitas as condições estabelecidas pelo Ministro da Fazenda, configura relativamente ao imposto de importação uma hipótese de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q652470 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, CESPE CEBRASPE

A internacionalização crescente do espaço econômico faz que o estudo da teoria do comércio internacional, incluindo os aspectos macro e microeconômicos das economias abertas, seja fundamental para uma inserção adequada no cenário mundial. Acerca desse assunto, julgue os itens de 156 a 164.

No modelo de Heckscher-Ohlin, a idéia de que o comércio internacional promove a convergência e até a equalização dos salários entre países não se sustenta caso essas economias utilizem tecnologias distintas.

  1. ✂️
  2. ✂️

589Q652224 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Licitação, MME, CESPE CEBRASPE

No entendimento da Secretaria do Tesouro Nacional, o acordo de cooperação técnica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q652744 | Comércio Internacional Exterior, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando a participação do Brasil nos organismos e espaços multilaterais, julgue os itens de 111 a 115.

O principal impasse tanto na Rodada de Doha quanto nas negociações entre o MERCOSUL e a União Européia envolve a demanda dos países em desenvolvimento pela redução dos subsídios agrícolas praticados pelos países desenvolvidos, notadamente os EUA, os membros da União Européia e o Japão, e as pressões destes pela maior abertura de mercado para produtos não-agrícolas e de serviços e por concessões no campo dos investimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

591Q652504 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

O início de 2011 foi marcado pela intensa discussão acerca da valorização do real em relação ao dólar. A indústria manufatureira nacional se ressente da perda de competitividade das suas exportações e do ganho de competitividade dos produtos importados no mercado interno brasileiro. Tais fenômenos decorrem diretamente da valorização do real. Acerca da política cambial brasileira, julgue os itens a seguir.

A taxa de câmbio comercial brasileira é determinada pelo Banco Central do Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

592Q652002 | Comércio Internacional Exterior, Consultor, APEX Brasil, FUNIVERSA

Seguindo uma abordagem pró-ativa, a ABC desenvolve, ainda, um esforço considerável no sentido de identificar oportunidades de desenvolver ações de Cooperação Técnicas em Países em Desenvolvimento, que traduzam as políticas e diretrizes emanadas do Ministério das Relações Exteriores e de viabilizá-las junto aos seus parceiros. A ABC vem procurando formas novas e criativas de cooperação, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q652773 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, CESPE CEBRASPE

A internacionalização crescente do espaço econômico faz que o estudo da teoria do comércio internacional, incluindo os aspectos macro e microeconômicos das economias abertas, seja fundamental para uma inserção adequada no cenário mundial. Acerca desse assunto, julgue os itens de 156 a 164.

Em presença de taxas de câmbio fixas, a eficácia da política monetária será reduzida porque os deslocamentos iniciais da curva LM serão revertidos em razão dos efeitos monetários sobre o balanço de pagamentos, levando, assim, a um deslocamento compensatório da curva BP.

  1. ✂️
  2. ✂️

594Q652785 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de comércio exterior, julgue os itens a seguir.

Qualquer transação internacional gera, automaticamente, duas entradas de sinais contrários no balanço de pagamentos. Então, a soma da conta de transações correntes e da conta capital é sempre nula.

  1. ✂️
  2. ✂️

595Q652829 | Comércio Internacional Exterior, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

A dinamização do comércio internacional tem trazido modificações importantes no direito internacional. A Organização Mundial do Comércio (OMC), criada para substituir o sistema de comércio fundado nas regras contidas no GATT (General Agreement on Tariffs and Trade), é uma das promotoras dessa dinâmica. Acerca da OMC, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla SSC, sempre que empregada, se refere ao Sistema de Solução de Controvérsias da OMC. A China participa da OMC com o status de membro observador, que a impede de atuar como autora ou como ré no SSC.
  1. ✂️
  2. ✂️

596Q652587 | Comércio Internacional Exterior, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

É a modalidade de pagamento internacional onde o importador recebe diretamente do exportador os documentos de embarque (sem saque), promove o desembaraço da mercadoria na alfândega e, posteriormente, providencia a remessa da quantia respectiva para o exportador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q652843 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, CESPE CEBRASPE

O sistema multilateral de comércio, fundamentado nos princípios do GATT e subseqüentemente da OMC, rege o comércio entre países. Acerca desse sistema, julgue os itens a seguir.

As regras de origem podem representar uma forma implícita de proteção aos insumos importados por determinadas empresas, concorrendo, assim, para insulá-las das conseqüências decorrentes da adesão a uma área de livre comércio.

  1. ✂️
  2. ✂️

598Q652345 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, ESAF

Os riscos cobertos pelo seguro de crédito às exportações incluem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q652638 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A condução das diferentes operações administrativas, aduaneiras, de registro contábil vinculadas ao comércio exterior e as negociações tarifárias pressupõem o emprego de instrumentos que uniformizem o entendimento e os procedimentos a elas referentes. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A natureza e a função dos produtos no processo produtivo (insumos básicos, bens intermediários, bens de capital, consumo final) e seus valores, segundo o grau de elaboração, são os critérios definidores da classificação de mercadorias no SH.

  1. ✂️
  2. ✂️

600Q651983 | Comércio Internacional Exterior

O tesauro (thesaurus) pode ser conceituado como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.