Início

Questões de Concursos Comércio Internacional Exterior

Resolva questões de Comércio Internacional Exterior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q652137 | Comércio Internacional Exterior, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

A política industrial, tecnológica e de comércio exterior do Brasil (PITCE), expressa em documento publicado conjuntamente por diversos órgãos do governo federal, em 26 de novembro de 2003, tem como objetivo o aumento da eficiência econômica e do desenvolvimento e difusão de tecnologias com maior potencial de indução do nível de atividade e de competição no comércio internacional. Julgue os itens a seguir, à luz desse documento. As diretrizes e os programas derivados da PITCE do Brasil deverão orientar a atuação brasileira nos foros internacionais, como OMC e MERCOSUL, com vistas a aprimorar eventuais regras, aproveitando oportunidades abertas nas negociações.
  1. ✂️
  2. ✂️

662Q652483 | Comércio Internacional Exterior, Técnico em Comercialização Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os Regimes Aduaneiros Especiais apresentam como característica comum a exceção à regra geral de tributação de impostos exigidos nos regimes comuns de importação e de exportação, além da possibilidade de tratamento diferenciado nos controles aduaneiros. Tendo em vista os diferentes regimes aduaneiros especiais existentes, analise as afirmações abaixo.

I – O regime de trânsito aduaneiro permite o transporte de mercadorias, sem necessidade de controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de impostos.

II – O regime de entreposto aduaneiro de exportação, na modalidade de regime comum, permite a armazenagem de mercadoria destinada à importação em recinto de uso público, com suspensão do pagamento de impostos.

III – O regime de entreposto aduaneiro de exportação, na modalidade de regime extraordinário, permite a armazenagem de mercadorias em recinto de uso privativo, com direito à utilização de benefícios fiscais.

IV – O regime de entreposto aduaneiro de importação, além de permitir armazenagem de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado de uso público, permite a permanência de mercadoria estrangeira em feira, congresso ou evento semelhante, realizado em recinto de uso privativo, previamente alfandegado para esse fim.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q652298 | Comércio Internacional Exterior, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Questões comerciais contemporâneas, como disputas entre a EMBRAER e a Bombardier bem como a formação de grupos como o G20, explicitam as condições de permanente transformação institucional e política no âmbito da realidade das relações comerciais globais. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Nas relações comerciais atuais, a globalização e o processo de integração regional são contraditórios entre si, pois os mercados se abrem no primeiro e se fecham no segundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

664Q652814 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

O financiamento às exportações em condições similares àquelas praticadas no mercado internacional é um elemento importante para a competitividade das exportações brasileiras. A respeito do Programa de Financiamento às Exportações (PROEX), julgue os próximos itens.

Nas operações de financiamento do PROEX, dispensam-se garantias.

  1. ✂️
  2. ✂️

665Q652058 | Comércio Internacional Exterior, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As visões distintas das trocas internacionais nos países industrializados e naqueles em desenvolvimento é um tópico recorrente na teoria e prática do comércio internacional. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

As recomendações feitas pelo Diálogo Norte-Sul para reduzir as disparidades de renda entre países ricos e pobres incluem o aumento da ajuda externa aos países em desenvolvimento que, supostamente, deveria elevar as exportações e o crescimento econômico desses países, o que, por sua vez, estimularia a produção e o comércio nos países industrializados.

  1. ✂️
  2. ✂️

666Q652686 | Comércio Internacional Exterior

Para os efeitos do Acordo sobre a Implementação do artigo VII do GATT-1994, entende-se por mercadoria idêntica à importada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q652454 | Comércio Internacional Exterior, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Quando uma empresa decide entrar no mercado global, os seus executivos são obrigados a tomar uma série de decisões importantes. Assinale a alternativa que define a melhor ordem lógica dos itens de decisões a serem tomados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q652811 | Comércio Internacional Exterior, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao MERCOSUL. Cabe ao Conselho do MERCOSUL, órgão superior composto pelos ministros das Relações Exteriores e os da Economia dos Estados-partes, conduzir a política do processo de integração e tomar decisões destinadas a assegurar o cumprimento dos objetivos e prazos estabelecidos para a constituição definitiva do MERCOSUL.
  1. ✂️
  2. ✂️

669Q652815 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

O início de 2011 foi marcado pela intensa discussão acerca da valorização do real em relação ao dólar. A indústria manufatureira nacional se ressente da perda de competitividade das suas exportações e do ganho de competitividade dos produtos importados no mercado interno brasileiro. Tais fenômenos decorrem diretamente da valorização do real. Acerca da política cambial brasileira, julgue os itens a seguir.

É vedado o pagamento de importações, por empresas brasileiras, antes do embarque das respectivas cargas no exterior.

  1. ✂️
  2. ✂️

670Q652564 | Comércio Internacional Exterior, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de regulamento aduaneiro e de comércio exterior e seus sistemas, julgue os itens seguintes.

Regime aduaneiro especial de admissão temporária é o que permite a importação de bens que devam permanecer no Brasil durante determinado período, com suspensão total do pagamento de tributos, ou com suspensão parcial, no caso de utilização econômica. Nesse caso, a autoridade portuária deverá observar o cumprimento cumulativo das seguintes condições: importação em caráter temporário, comprovada esta condição por qualquer meio julgado idôneo; importação sem cobertura cambial; adequação dos bens à finalidade para a qual foram importados; constituição das obrigações fiscais em termo de responsabilidade; identificação dos bens; e obtenção de Licença de Importação (LI).

  1. ✂️
  2. ✂️

671Q652316 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q652327 | Comércio Internacional Exterior, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Por meio dos programas e projetos de cooperação técnica os países parceiros e organismos internacionais transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos. Assinale a alternativa que representa mecanismo dos projetos de cooperação visando o atingimento de seus objetivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q652093 | Comércio Internacional Exterior, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

O Ministério das Relações Exteriores criou um sistema que objetiva estimular a atração de investimentos estrangeiros diretos para o Brasil, bem como o estabelecimento de parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras que possibilitem transferência de tecnologia de ponta para o País. Este sistema chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q652363 | Comércio Internacional Exterior, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Uma unidade de Inteligência Comercial é necessária para identificar novos negócios no mercado externo e organizar a participação de empresas nacionais em feiras e missões comerciais. Enumere os itens de 1 a 9, na ordem seqüencial natural de acontecimentos preparatórios para a realização de uma feira ou missão comercial e depois, assinale a alternativa que contém a ordem correta (de cima para baixo).

( ) Análise dos pontos fortes e pontos fracos de cada um dos países concorrentes.

( ) Uma primeira missão prospectiva é feita, com o objetivo de conhecer o mercado, identificar e selecionar os parceiros locais.

( ) A Inteligência Comercial fornece uma lista de importadores dos produtos selecionados para os primeiros contatos e posterior matchmaking com as empresas exportadoras.

( ) A Inteligência Comercial elabora um estudo sobre o país-alvo e um levantamento de sua pauta de importações, visando identificar os potenciais parceiros comerciais.

( ) A Inteligência Comercial indica as oportunidades existentes e os setores que poderiam exportar para aquele mercado. ( ) Define-se qual tipo de evento mais adequado para a promoção comercial dos produtos adequados à exportação para aquele mercado. ( ) A missão comercial ou feira é realizada.

( ) Um cruzamento da lista de produtos importados pelo país estudado com a pauta de exportações nacionais. Neste momento, são identificados os produtos que poderiam ser exportados para o país-alvo.

( ) Com o auxílio de consultorias locais, a Inteligência Comercial elabora estudo mais detalhado, contendo informações sobre as oportunidades de negócios e sobre características do mercado-alvo para cada um dos setores identificados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q652370 | Comércio Internacional Exterior, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

São títulos emitidos no mercado interno, com prazo mínimo de três anos, remunerados a variação cambial apurada com base na taxa cambial de uma única moeda especificada quando de sua emissão, juros fixos ou variáveis, podendo ser utilizada a taxa referencial praticada nos mercados internacionais para operações na mesma moeda especificada na escritura de emissão, acrescida de um spread:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q652678 | Comércio Internacional Exterior, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O sistema monetário internacional denominado padrão-ouro garantia a convertibilidade das moedas nacionais em ouro. Acerca desse sistema e suas implicações nas transações internacionais, julgue os itens a seguir.

O fato de, nesse sistema, a volatilidade das taxas de câmbio prejudicar o desenvolvimento do comércio internacional e restringir o crescimento econômico constitui uma das razões pelas quais ele tornou-se obsoleto.

  1. ✂️
  2. ✂️

677Q652206 | Comércio Internacional Exterior, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à estrutura atual e ao funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e dos mercados de capitais, julgue os itens subseqüentes.

Os ativos negociados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) incluem os contratos de commodities agropecuárias, os contratos das taxas de juros e do índice BOVESPA, excluindo, porém, as transações referentes aos títulos da dívida externa.

  1. ✂️
  2. ✂️

678Q652740 | Comércio Internacional Exterior, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Acerca da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), julgue os itens seguintes. O desenvolvimento de mecanismos para a superação das assimetrias entre os Estados-partes é um dos objetivos da UNASUL.
  1. ✂️
  2. ✂️

679Q652490 | Comércio Internacional Exterior, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Considerando os desafios que ora enfrenta a Organização Mundial do Comércio (OMC) em sua condição de pilar do sistema multilateral de comércio, julgue os itens de 186 a 188. A despeito das dificuldades enfrentadas pela OMC no plano das negociações comerciais multilaterais, ela contribuiu de modo efetivo para inibir impulsos protecionistas no período imediatamente posterior à crise econômica de 2008.
  1. ✂️
  2. ✂️

680Q652510 | Comércio Internacional Exterior, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Considerando as ações da política externa brasileira a partir do início do século XXI, julgue os itens seguintes. Em 2011, ao propor, na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), a discussão sobre a responsabilidade que a comunidade internacional tem quanto à proteção de civis, o Brasil reiterou seu apoio incondicional ao direito da comunidade internacional de intervir, inclusive por meio da aplicação da força, em Estados fracassados, como recurso necessário e legítimo para prevenir crimes de guerra, genocídios, limpeza étnica e crimes contra a humanidade, desde que tal ação seja autorizada e conduzida pelo Conselho de Segurança da ONU.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.