Início

Questões de Concursos Comércio Internacional Exterior

Resolva questões de Comércio Internacional Exterior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q652066 | Comércio Internacional Exterior, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE, SEFAZ ES, CESPE CEBRASPE

Os acordos da OMC, que englobam o GATT 1947 e os resultados da Rodada Uruguai, fixam as regras que devem ser observadas no comércio internacional, em que tais normas são pautadas pelos próprios objetivos da OMC, que repetem os princípios do referido GATT. Acerca desses princípios, julgue os itens seguintes.

Pelo princípio da transparência, qualquer vantagem, favor, imunidade ou privilégio concedido por uma parte contratante em relação a um produto originário de ou destinado a qualquer outro país será imediata e incondicionalmente estendido ao produtor similar, originário do território de cada uma das outras partes contratantes ou ao mesmo destinado.

  1. ✂️
  2. ✂️

862Q652378 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

As reformas econômicas e a abertura comercial iniciadas na década de 90 do século passado modificaram significativamente o aparato administrativo do comércio exterior brasileiro. Considerando a atual configuração do comércio exterior brasileiro e as competências dos órgãos intervenientes nesse setor, julgue os itens seguintes.

Compete ao Departamento de Negociações Comerciais (DEINT), órgão integrante do SECEX, o estabelecimento das diretrizes para as negociações de acordos e convênios de natureza bilateral, regional ou multilateral relativos ao comércio exterior.

  1. ✂️
  2. ✂️

863Q652758 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, CESPE CEBRASPE

No que se refere a defesa comercial, julgue os itens que se seguem.

O sistema de defesa comercial brasileiro está organizado essencialmente em torno de duas instâncias: o Departamento de Defesa Comercial, órgão executivo vinculado à Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, com competência de propor a abertura e conduzir investigações para a aplicação de medidas antidumping, compensatórias e de salvaguardas, e de recomendar a aplicação das medidas de defesa comercial previstas nos acordos da OMC; a CAMEX, cujas competências incluem a aplicação de medidas provisórias e o encerramento de investigação com aplicação de medidas definitivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

864Q652518 | Comércio Internacional Exterior, Administrador, MDIC, MOVENS Instituto

De acordo com a Portaria n.º 25/2008, o Imposto de Importação incide sobre a mercadoria estrangeira e tem como fato gerador seu(sua)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

865Q652144 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, CESPE CEBRASPE

A internacionalização crescente do espaço econômico faz que o estudo da teoria do comércio internacional, incluindo os aspectos macro e microeconômicos das economias abertas, seja fundamental para uma inserção adequada no cenário mundial. Acerca desse assunto, julgue os itens de 156 a 164.

No balanço de pagamentos, as transações de reservas oficiais representam a diferença entre o saldo da conta-corrente e a parcela não-reservas da conta de capital adicionada do saldo em moedas estrangeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

866Q652752 | Comércio Internacional Exterior, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A OMC define barreiras técnicas às exportações como sendo barreiras comerciais derivadas da utilização de normas ou regulamentos técnicos não transparentes ou que não se baseiem em normas internacionalmente aceitas ou, ainda, decorrentes da adoção de procedimentos de avaliação da conformidade não transparentes e(ou) demasiadamente dispendiosos, bem como de inspeções excessivamente rigorosas. Acerca da importância da avaliação da conformidade no comércio internacional, julgue os itens que se seguem.

Normas e regulamentos técnicos somente constituem barreiras técnicas quando as exigências neles contidas vão além do aceitável.

  1. ✂️
  2. ✂️

867Q651995 | Comércio Internacional Exterior

Nas questões de números 37 a 39 identifique a referência bibliográfica correta, segundo a NBR 6023.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

868Q652041 | Comércio Internacional Exterior, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCE

Dentre os diferentes modelos de “integração regional”, destaca-se a seguinte característica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q652308 | Comércio Internacional Exterior, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Considerando as ações da política externa brasileira a partir do início do século XXI, julgue os itens seguintes. A ênfase do Brasil em fortalecer a cooperação sul-sul a partir de 2003 vinculou-se ao interesse de favorecer a multipolaridade no ambiente internacional por meio do apoio à promoção do desenvolvimento econômico e social de países e regiões considerados periféricos no contexto da economia global e da procura por alternativas à cooperação norte-sul.
  1. ✂️
  2. ✂️

870Q652102 | Comércio Internacional Exterior

O frete marítimo tem seu valor consignado pelo (pela)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q652193 | Comércio Internacional Exterior, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A globalização acentuou as necessidades de integração econômica e a formação de blocos e acordos comerciais. Acerca desses tópicos, julgue os itens que se seguem.

O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) representa um exemplo clássico de união aduaneira, porque os países-membros, além de praticarem uma tarifa externa comum, coordenam suas políticas fiscais e monetárias, para garantir a estabilidade da política cambial dos países participantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

872Q652453 | Comércio Internacional Exterior

Transporte multimodal de cargas é aquele que, regido por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

873Q652471 | Comércio Internacional Exterior, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A globalização acentuou as necessidades de integração econômica e a formação de blocos e acordos comerciais. Acerca desses tópicos, julgue os itens que se seguem.

Em presença de restrições de divisas, a vinculação da permissão de importar ao desempenho exportador das empresas, adotada no âmbito da política industrial dos países em desenvolvimento, não interfere com as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC) relativas aos impactos do comércio externo sobre os investimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

874Q652507 | Comércio Internacional Exterior, Administrador, MDIC, MOVENS Instituto

Mauro resolveu importar produtos para sua nova loja e foi informado de que deveria se registrar junto à Secex para poder realizar essa operação.

Considerando a Portaria n.º 25/2008 quanto ao Registro de Exportadores e Importadores (REI) da Secex, assinale a opção INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

875Q652268 | Comércio Internacional Exterior

A empresa Alfa Bética Indústria de Componentes Automotivos Ltda. pleiteou junto ao DECEX redução de alíquota do imposto de importação para uma fresadora especial, sem similar nacional, para emprego no seu processo produtivo de engrenagens cônicas para automóveis, cujo processo, após exaustiva análise, culminou com o deferimento do pedido, passando a figurar na TEC como "ex"- tarifário. Passados 2 (dois) anos a empresa encerrou suas atividades e a referida máquina foi vendida a outra empresa para ser utilizada na produção de engrenagens helicoidais para equipamentos navais, sem autorização prévia da Secretaria da Receita Federal para manutenção da referida redução de imposto. Ato contínuo, em fiscalização na empresa, a Secretaria da Receita Federal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

876Q652183 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

O financiamento às exportações em condições similares àquelas praticadas no mercado internacional é um elemento importante para a competitividade das exportações brasileiras. A respeito do Programa de Financiamento às Exportações (PROEX), julgue os próximos itens.

Existem três modalidades de PROEX: financiamento, equalização e financiamento equalizável.

  1. ✂️
  2. ✂️

877Q652449 | Comércio Internacional Exterior, Pesquisador, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O comércio e as relações internacionais assumem um papel cada vez mais importante em um mundo globalizado. Com referência a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A sigla CIF, um dos termos internacionais de comércio (INCOTERMS), refere-se à modalidade em que o exportador entrega a carga no porto de destinação final, no país do importador, responsabilizando-se por frete, movimentação na origem e pelo seguro de transporte internacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

878Q652762 | Comércio Internacional Exterior

Nas questões de números 37 a 39 identifique a referência bibliográfica correta, segundo a NBR 6023.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

879Q652266 | Comércio Internacional Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, CESPE CEBRASPE

No que se refere a defesa comercial, julgue os itens que se seguem.

A característica comum das medidas antidumping e das medidas compensatórias é seu caráter seletivo, diferenciando-as, nesse sentido, das salvaguardas comerciais, que, por força da razão pela qual são acionadas, não discriminam os produtos importados pela procedência.

  1. ✂️
  2. ✂️

880Q652525 | Comércio Internacional Exterior, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O processo de globalização econômica e financeira refere-se à crescente interdependência entre as nações decorrente do aumento do fluxo de bens e serviços e de capitais transacionados no mercado mundial. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) — The North American Free Trade Agreement — constitui um exemplo de acordo multilateral de livre comércio.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.