Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

102Q105840 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Com relação à promoção de vendas, analise as afirmativas abaixo e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas), depois marque a opção correta.

( ) Brindes, amostras, sorteios, cuponagem e concursos são itens promocionais.
( ) Liquidações, remarcações, desfiles e seminários são eventos e acontecimentos destinados a fins promocionais.
( ) Cartazes, displays, anúncios, outdoors e vitrines são peças de pontos de venda. ( ) Programa de incentivo às compras está entre as ações de promoção de vendas. ( ) Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia de Natal e Dia da Pátria são considerados festejos e ocorrências sazonais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q712078 | Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

O artigo a ser publicado em veículos de comunicação objetiva desenvolver uma ideia, comentar um assunto a partir de uma fundamentação, abordar questões teóricas, políticas, mercadológicas, institucionais, fatos ou revelar a posição dos dirigentes ou pesquisadores sobre um tema específico. Duarte (1998, p. 14) recomenda: “Evite erudição, citações bibliográficas, nomes ou termos científicos. Prefira palavras de uso comum. Entre duas palavras, escolha a mais comum. Entre duas comuns, use a menor. Veículos de comunicação de massa não são ideais para apresentar teorias e descrições complexas (...)”.Considerando um artigo para um veículo específico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q107660 | Comunicação Social, Comunicação Institucional, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Stakeholder é uma expressão utilizada para designar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q238159 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

No ponto de venda (PDV), a estética é um fator muito importante, tanto para levar a informação ao consumidor de forma eficiente, quanto para se destacar em relação aos concorrentes. Constituem ações em PDV pelas quais o diretor de arte pode criar um layout diferenciado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q194525 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A Teoria Cibernética da Comunicação enfatiza a regulação e o controle em sistemas de comunicação. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra " V" , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra " F" , quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A Cibernética trata dos métodos pelos quais os sistemas (e seus subsistemas) usam seu próprio output para aferir o efeito e realizar os ajustamentos necessários.
( ) A Cibernética está interessada nos níveis propositais do comportamento em sistemas, que requerem alguma espécie de feedback.
( ) A Cibernética é uma teoria adequada à compreensão da Comunicação como um sistema aberto, por ser um processo adaptativo.
( ) A Cibernética é uma teoria da comunicação que se originou no campo da engenharia e da matemática e seus princípios aplicam-se à interação entre homem-homem; homem-máquina e máquina-máquina.
( ) A Cibernética é uma teoria da comunicação que desenvolveu o modelo clássico dos níveis da comunicação: intrapessoal, interpessoal, de grupo e cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q233546 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um jornalista, que atua em redação de um veículo de comunicação, recebe mais de 100 releases por dia e tem um tempo exíguo para ler todo esse volume de informações diárias.


Para não ser encaminhado para a chamada editoria de “cesta” ou “cesta página”, apelido dado para a cesta de lixo, quais as principais características que esse tipo de documento deve ter?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q846852 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, Analista Legislativo, FCC, 2020

A transmissão de conteúdos complementares em vários meios, de modo que o público terá a mensagem completa se consumir em todos os canais, ou terá apenas uma mensagem parcial (por exemplo, um anúncio na TV que indica informações complementares e interativas em um aplicativo para smartphone), é o que se chama de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q237174 | Comunicação Social, Assessoria de Imprensa, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Para transformar um assunto potencialmente importante em matéria capaz de ser veiculada pelos meios de comunicação, a Assessoria de Imprensa deve encaminhar para a mídia um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q685370 | Comunicação Social, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Na linguagem jornalística existe uma convenção para a escolha dos itens léxicos, que se fundamenta na concepção de que existe uma língua padrão, ao mesmo tempo dinâmica e estável. Com base nessa convenção, considera-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q110154 | Comunicação Social, Ética, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Na década de 1980, nos EUA, membros de uma família proprietária de uma escola infantil são acusados de abuso contra uma criança. Além da justiça, que joga pesado contra os McMartin, eles sofrem a fúria histérica de sua comunidade. Apoiada nas supostas provas levantadas por uma falsa psicóloga contra os que trabalhavam naquela escola, a promotora manda alguns para a cadeia. Inconformado, um advogado vê que se trata de um caso de histeria coletiva insuflado pela imprensa e, uma década depois, consegue inocentar todos os acusados, mas vidas já tinham sido arruinadas. Essa história, contada no filme "Acusação" (produção de Oliver Stone e direção de Mick Jackon), virou realidade em 1994, na Escola Base, localizada no bairro da Aclimação, em São Paulo (Lima, 2006). Esse caso envolveu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q230144 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Os relatórios mensais do IBGE sobre produção industrial, resultados da balança comercial ou taxas de desemprego chegam de forma técnica e fria ao jornalista que será responsável por transformar aquela linguagem estatística em texto jornalístico.


Tendo em vista essa tarefa, o profissional deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q152100 | Comunicação Social, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Em uma câmera de televisão digital a luz refletida pelos objetos enquadrados é projetada através das lentes para um conjunto de elementos sensíveis, que transforma os sinais luminosos em sinais elétricos. O nome desse sensor eletrônico é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q153244 | Comunicação Social, Telejornalismo, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

A lauda para telejornalismo segue, em praticamente todas as emissoras, um modelo no qual são colocadas as indicações de áudio e vídeo e todas as informações sobre a estrutura do telejornal, que permitem a sintonia de toda a equipe técnica e de jornalismo. Sobre a lauda, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q841279 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

O press-kit ou kit de imprensa é um conjunto de materiais reunidos com o objetivo de divulgar determinadas atividades de uma organização, a fim de facilitar a cobertura jornalística sobre os acontecimentos e eventos associados à mesma. Assinale a única opção que NÃO faz parte desse conjunto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q843641 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Considere as afirmações a seguir:

I. O receptor se torna, na Cultura da Convergência, alguém capaz de reconstruir as mensagens e devolvê-las ao espaço público através das mídias digitais.

II. Um dos princípios da Cultura da Convergência é a possibilidade dos indivíduos se tornarem produtores de mensagens.

III. A convergência implica na invalidação do meio antigo pela nova mídia transformada em meio de comunicação de massa.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q235943 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O mix promocional é um conjunto de ferramentas para que sejam atingidos os objetivos especificados na estratégia de comunicação da empresa. A respeito dessas ferramentas, pode-se afirmar que a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q843776 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Twitter não mede bem a opinião pública, revela pesquisa:
[...] Para se ter uma ideia do que determinada faixa etária ou região do planeta pensa sobre um assunto, o Twitter pode parecer inicialmente um bom começo. Porém, quem depende somente do sistema de microblogs para ver a reação a assuntos delicados pode estar obtendo uma versão deturpada da opinião pública em geral. Segundo uma pesquisa feita pelo Pew Research Center, as opiniões divulgadas no site diferem muito daquelas expressas em outros meios. O relatório mostra que quem participa do serviço tende a ser mais liberal do que a média ? exemplo disso foi a última eleição presidencial norte-americana, na qual Barack Obama aparecia de forma mais positiva no Twitter do que em outros veículos. (Tecmundo, 5 de março de 2013. Disponível em: <https://www.tecmundo.com. br)
A aparente inviabilidade de medição da opinião pública pelas tendências apresentadas numa rede social como o Twitter, no momento em que a matéria acima foi escrita, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q688702 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

No que se refere à comunicação com o mercado, julgue o item que se segue. 
A conscientização, um dos estágios de disposição de compra do consumidor, consiste em um conjunto de ações do comunicador com vistas a despertar um sentimento favorável no público-alvo em relação ao produto ou serviço oferecido. 
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q234758 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Uma etapa fundamental no desenvolvimento de um projeto de comunicação é o desenvolvimento do cronograma, que deve ser o mais preciso possível. Dessa forma, um cronograma preciso deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.