Questões de Concursos Comunicação Social

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1001Q146125 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

O planejamento de comunicação de uma organização deve situar a organização na sociedade e no contexto em que está inserida. A partir deste diagnóstico, relaciona-se com seus agentes ou grupos (internos e externos), ou seja, os públicos, a opinião pública e a sociedade. As propostas deste planejamento devem considerar o uso de um mix de comunicação organizacional integrada formado por

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1002Q101615 | Comunicação Social, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação interna passou por grandes transformações nas últimas décadas, tornando-se mais participativa. Essa evolução explica-se, em parte, pelo processo de redemocratização do Brasil, que repercutiu também nas organizações, com a adoção da concepção da empresa como sistema aberto.
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1003Q233721 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Em momentos de crise, o papel do profissional de comunicação é essencial. Considere as atitudes descritas abaixo.

I - Blindar aqueles que têm responsabilidade pelas tomadas de decisão.

II - Identificar o processo e alertar a quem tem responsabilidade pela mudança de rumos.

III - Identificar os envolvidos, afastando-os por tempo indeterminado.

IV - Organizar entrevista em veículo de grande circulação para expor a versão dos fatos.

V - Responder a todas as matérias na mídia, destacando os itens essenciais.

VI - Retardar, ao máximo, a exposição das explicações na mídia de grande circulação.

São atitudes a serem tomadas, em momentos de crise, pelo profissional de comunicação APENAS aquelas descritas em

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1004Q199441 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline é o conceito que define:

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1005Q218146 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

O briefing, documento contendo as informações que o cliente fornece à agência, deve ser utilizado para orientar o planejamento publicitário.

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1006Q233032 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Com relação aos elementos visuais, como foto, imagens, gráficos, etc., a prática jornalística leva a considerar que

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1007Q686154 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca da teoria crítica da comunicação, julgue o item que se segue. 
A teoria crítica da comunicação, cujo eixo principal de estudo são as relações entre cultura e sociedade, substituiu o termo indústria cultural pelo conceito de cultura de massa. 
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1008Q156290 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Em artigo sobre a responsabilidade social do Jornalismo, Ana Malaco e Luiza Barufi alertam que o jornalismo tem o dever de auxiliar o leitor em suas decisões, aprimorar a cultura, colaborar com o processo de cidadania, divulgar o que é da ordem de ...... e, principalmente, se responsabilizar por tudo o que divulga. E a melhor maneira de se alcançar essa função é pautar assuntos de ...... e construir um texto noticioso claro e objetivo, que permitam entender os motivos que levaram o fato a ocorrer.
(A função social do jornalismo. www.jornalpontofinal. com.br/4634/a-funcao-social-do-jornalismo/)

Preenchem as lacunas correta e respectivamente:

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1009Q237706 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O BNDE foi criado em 20/06/1952, pela Lei no 1628, com a incumbência de gerir o Fundo de Aparelhamento Econômico. Na década de 1980, mudou seu nome e sigla para BNDES, em vista da criação de uma diretoria para financiar projetos na área social. Pode-se afirmar, então, que o

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1010Q200345 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A concepção da notícia como um "espelho da realidade" concebe o jornalismo como uma forma de conhecimento objetiva. Nesta perspectiva, indique a afirmativa que caracteriza esta concepção, assinalando a alternativa correta.
I. Trata–se de uma concepção de notícia oferecida pela ideologia profissional que considera o jornalista como um comunicador desinteressado.
II. Trata–se de uma concepção de notícia oferecida por estudiosos envolvidos com a criação de um mito profissional a respeito da neutralidade da informação.
III. Trata–se de uma concepção de notícia comprometida com a legitimidade do campo jornalístico, especialmente com a ideia chave da separação entre fatos e opiniões.
IV. Trata–se de uma concepção de notícia que concebe a produção da informação como uma sucessão de escolhas marcadas por decisões racionais.
V. Trata–se de uma concepção de notícia que concebe a produção da informação como uma forma de refletir a realidade dos fatos.

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1011Q156331 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Quinze anos após o início da captação de recursos, que em fevereiro de 2006 chegavam a R$ 36,5 milhões em dinheiro público, o filme sobre um dos mais influentes empresários do jornalismo brasileiro ficou pronto, mas só em DVD. A informação foi dada pelo diretor Guilherme Fontes ao Ministério Público em junho de 2010. A película é uma adaptação da biografia escrita por Fernando Morais sobre

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1012Q218290 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como
processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta
e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o
que necessitam e desejam.

Para o posicionamento correto de um produto ou serviço, deve-se definir estrategicamente os elementos do composto de marketing para atender a cada segmento alvo, não sendo suficiente, para estabelecer um diferencial de competitividade, a decisão estratégica de valorização mais acentuada de um ou outro elemento do mix de marketing.

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1013Q132536 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, julgue os itens que se seguem.

É vedado ao profissional de relações públicas atender clientes concorrentes, mesmo com eventual autorização.

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1014Q686023 | Comunicação Social, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

A escolha que o jornalista faz entre o que merece e o que não merece ser reportado tem sido muito estudada nas últimas décadas, e assim se definiu um conjunto de diretrizes chamadas de “valores notícia”. Nesse contexto, existe a máxima de que “as más notícias são as melhores notícias”. A explicação para tal máxima é que: 
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1015Q693723 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Paraventi (in FARIAS, 2011), para alcançar relações simétricas e de credibilidade de uma organização com seus públicos, é importante entender as oportunidades das publicações empresariais. Elas diferenciam-se pelos objetivos e pela área de comunicação com a qual estão ligadas. Sendo assim, assinale a opção correta sobre as características das publicações,
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1016Q687837 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Sobre a utilização de fontes em produção gráfica, Bann (2012) afirma que:
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1017Q132839 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Nos canais de comunicação pessoal, duas ou mais pessoas comunicam-se diretamente. Esses canais são eficientes, pois permitem um contato direto e um pronto feedback. A comunicação pessoal pode ser mediada tecnologicamente.

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1018Q142068 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

O Texto I reproduz trechos da Lei de Diretrizes e Bases - LDB e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.  O Texto II traz reprodução de trecho de reportagem veiculada em uma TV, em 2013, sobre a busca por vagas em creches na capital do Estado e o Texto III é a resposta da assessoria de imprensa da prefeitura da cidade X.

Texto I
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96):
Art. 4º O dever do Estado (poder público) com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
(...) IV ? atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para oexercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:
(...) V ? acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Texto II
Priscila luta há quase 10 meses para colocar seu filho em creche. Na região em que ela mora, zona de sul da cidade X, nenhuma escola tem vaga disponível. E o caso custa a ser resolvido mesmo com uma determinação judicial, que obriga a prefeitura da cidade a abrir vaga para o filho de Priscila.

Texto III
A Prefeitura tem uma lista de espera, por ordem de inscrição, na qual as crianças são cadastradas e aguardam pela liberação de vagas no município. Atualmente, cerca de 100 mil crianças cadastradas estão na lista de espera.

Com base na leitura,
I - do ponto de vista da imagem pública da prefeitura, o trecho grifado no Texto III mostra má gestão da informação ao revelar que o problema das vagas é ainda maior que o caso retratado na reportagem e o público pode alegar que a Prefeitura não estaria cumprindo artigos da LDB e do ECA ao deixar 100 mil crianças sem creche

PORQUE

II - ao invés de mostrar as ações que a prefeitura estaria fazendo para tentar reverter o problema, a resposta da assessoria tentou justificar a demora revelando uma informação interna que não seria de fácil conhecimento do público em geral

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1019Q688630 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

“Enquanto um(a) se dá na linearidade do tempo, o(a) outro(a) se apresenta na totalidade do espaço”. Estamos falando, respectivamente, de
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1020Q156413 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Na semana passada, o juiz americano Raymond Voet, de um tribunal do condado de Ionia, no estado de Michigan (EUA), aplicou uma multa a si próprio depois que seu celular tocou durante uma audiência. Voet terá de pagar uma multa de US$ 25 (R$ 50). O magistrado é conhecido por sua tolerância zero quando algum celular tocava durante audiências em seu tribunal.

(G1. Lista reúne juiz que multou a si próprio e outras multas inusitadas)

Em estudos de gêneros jornalísticos, matérias com esse teor são chamadas de

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