Questões de Concursos Comunicação Social

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1021Q109053 | Comunicação Social, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Na esteira da completa falência do projeto soviético, da derrota dos movimentos revolucionários europeus, da ascensão (ao longo de cinqüenta anos) de uma esquerda moderada social-democrata, cujos frutos benéficos na efetivação de um estado de bem-estar social se fizeram sentir até pouco tempo atrás, o marxismo passou por idas, vindas, desaparições fantasmagóricas, crises de identidade, refutações tácitas, enterros cinematográficos (Cult, 09/02). Com referência ao texto jornalístico acima pode-se afirmar:

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1022Q267780 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Victoria irá ao ginásio municipal para acompanhar uma partida de basquete. Algumas emissoras de rádio da região se propuseram a realizar a transmissão ao vivo exclusivamente em Amplitude Modulada. A torcedora queria utilizar seu celular em vez de um aparelho de rádio convencional. No entanto, ela se deparou com uma questão: o aparelho celular não apresentava condições técnicas para receber o sinal analógico das emissoras de rádio que operam em AM, sendo possível apenas a recepção em FM. De acordo com a teoria da informação, essa impossibilidade de captação pelo celular é um problema:

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1023Q200197 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O exercício da responsabilidade social por parte das organizações significa, do ponto de vista das relações públicas:

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1024Q198413 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo, sobre os motivos que levam ao desconhecimento do valor das Relações Públicas em nossa sociedade, segundo Roberto Porto Simões (1995). A seguir, assinale a alternativa correta.
I. Esta categoria profissional não exerce a crítica das outras profissões da área da comunicação, especialmente a dos jornalistas.
II. Esta categoria profissional não responde devidamente às críticas que lhe são direcionadas por outras categorias profissionais da área da Comunicação.
III. Esta categoria profissional prefere adotar outras denominações por receio de uma imagem distorcida no mercado de trabalho.
IV. Esta categoria profissional não possui sua ideologia e, por isso, lhe falta elã grupal.

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1025Q119929 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Com o aparecimento e o aumento gradativo da influência de novos meios de comunicação, ao longo do século XX, primeiro pelo rádio, depois pela televisão e, na última década, pela tecnologia digital, o jornal foi perdendo o lugar de fonte exclusiva de informação. A análise do impacto da tecnologia sobre as formas tradicionais da escrita implica o vastíssimo campo do jornalismo e da literatura. O acesso a obras, informações e produções culturais, de todos os tempos, é a grande inovação na área da comunicação. Essa função muda a relação com a leitura, com a informação, com a história. Leia as afirmativas a seguir.

I. O efeito das novas tecnologias vem acelerando a tendência à especialização entre as diferentes mídias e a fragmentação infinita de títulos, atendendo às demandas de setores, segmentos e grupos. Mas o jornal impresso conserva a sua formatação original em "mosaico", abrigando a pluralidade de assuntos, temas, enfoques que refletem os diversos segmentos em que se fragmenta a sociedade. Os outros produtos impressos, ao contrário, passam por um processo de segmentação em relação direta com a tendência da sociedade contemporânea a se organizar por grupos de afinidades - os novos meios digitais deram um imenso impulso a esse aspecto.

II. O excesso de informação, a fragmentação ad infinitum de dados oferecidos pela rede, impossibilitam a síntese, fragmentam a leitura, colocando em dúvida a veracidade dos acontecimentos. Com as novas configurações, decorrentes da entrada das mídias digitais, o jornal impresso se define por algumas das características que lhe eram implícitas, mas que só agora se afirmam de maneira positiva: a de seleção dos acontecimentos e de escolha dos conhecimentos científicos, teóricos e culturais a serem reportados.

III.Diante da oferta ilimitada de informação pela mídia audiovisual e digital, e pela multiplicação básica dos próprios jornais, revistas e impressos especializados, a grande questão da sociedade da informação está na possibilidade, ou não, de avaliação e validação dos fatos. O potencial do jornalismo impresso, na sociedade contemporânea, cada vez mais está ligado à sua credibilidade, sua ética em última instância.

Assinale a alternativa correta.
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1026Q193426 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Há um processo de impressão destinado a grandes volumes de trabalho que se caracteriza por usar uma matriz que é constituída de um cilindro de aço revestido por uma camada de cobre onde o grafismo é gravado em baixo relevo. A máquina utilizada nesse processo chega a 60 mil rotações por hora. Apresenta a vantagem de executar com rapidez os trabalhos de muito bom nível e usar tinta com secagem rápida. Entretanto essa alta tecnologia tem matrizes de alto custo e a alimentação do suporte só pode ser feita por bobina.

Trata-se da impressão

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1027Q230826 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O responsável por pedir os orçamentos precisa definir, entre outras coisas, a gramatura do papel. Ela é a propriedade que indica sua espessura: quanto maior for a gramatura, mais grosso e opaco será o papel, mais pesado será o impresso, mais larga será a lombada de livros ou revistas, etc.


Ela é expressa em

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1028Q132302 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Noticiabilidade é um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos - do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas - que lhes conferem as características básicas de uma notícia.

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1029Q268765 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Uma empresa foi contratada para prestar serviço terceirizado de assessoria de imprensa. O objetivo era aumentar a visibilidade da marca, do setor farmacêutico, na mídia impressa, por intermédio de ações do jornalismo. As estratégias implementadas para obtenção de resultados positivos nesse tipo de mídia devem prever também diálogo preferencial com:

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1030Q142585 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Sobre as Relações Públicas, considere: I.É a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma pessoa e os grupos de pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada. II.Um processo multidimensional, dinâmico e histórico, de várias formas de interação das organizações e os grupos aos quais está direta ou indiretamente ligada por questões de interesse. III.Compreensão da dinâmica e informações mercadológicas que redundem na intervenção para o aumento das vendas da organização. IV.Uma atividade que abrange as pessoas envolvidas nas trocas entre a organização, seja pública ou privada, na totalidade de seu meio ambiente. Está correto o que consta APENAS em

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1031Q703243 | Comunicação Social, Químico, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Em que os formatos radiofônicos se diferenciam dos gêneros radiofônicos?
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1032Q195358 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Nilson Lage (1993) define a notícia do ponto de vista de sua estrutura como:

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1033Q195617 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Considerado um dos principais expoentes mundiais contemporâneos das Relações Públicas, o professor americano James Grunig é o criador de um modelo teórico que estabelece quatro linhas de atuação em Relações Públicas. Sobre esse modelo podemos afirmar:

I. o modelo de prática das Relações Públicas pautado na mudança do comportamento dos públicos visando subordiná-los aos interesses empresariais é denominado de modelo assimétrico de mão dupla.
II. o modelo de imprensa / propaganda reflete a prática de Relações Públicas orientada pela busca de repercussão favorável na mídia para os atos e iniciativas da organização, sem privilégio do diálogo com os públicos.
III. o modelo simétrico de duas mãos pressupõe a prática das Relações Públicas centradas na negociação e diálogo intenso com os públicos, com a efetiva incorporação de seus interesses como interesses da organização.

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1034Q218402 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às características das assessorias de imprensa e suas
estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos
itens.

Caso uma assessoria tenha organizado um evento, e o comparecimento da imprensa tenha sido baixo, não será aconselhável ligar para as redações e oferecer novas oportunidades de entrevistas com o assessorado, visto que tal atitude poderá expor a fonte em excesso, desgastando sua imagem pública.

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1035Q268612 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

As características do público on-line indicam que o jornalista deve usar o humor, escrever um texto com energia, em um estilo leve, mas com firmeza, coloquial, com verbos e substantivos fortes.

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1036Q198530 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O fluxo contínuo e bidirecional de informações entre as organizações e a sociedade estabelece as condições para a integração mútua, para a superação de controvérsias e para a conquista dos objetivos tanto da organização quanto dos setores sociais com os quais ela se relaciona ou, ainda, que são impactados pela sua existência e atuação. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Relações Públicas agem na gestão de fluxos informacionais entre organizações e seus públicos.
II. Programas de intervenção sócio-comunitária, protagonizados por organizações, são ações típicas de Relações Públicas.
III. A pesquisa de imagem e opinião sobre a organização e seus públicos, e outros mecanismos de coleta de informações, são fundamentais à prática de Relações Públicas.
IV. A TI (Tecnologia da Informação), enquanto campo de soluções tecnológicas de informática, exerce importância decisiva para a prática das Relações Públicas nas organizações contemporâneas.

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1037Q267713 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As novas tecnologias da informação e da comunicação
(NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de
transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto,
defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a
interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais
tradicionais - onde a informação é transmitida em uma só
direção - são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe
a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os
seguintes itens.

É correto afirmar que os modelos comunicacionais que permitem interatividade promovem a mudança de atitudes e práticas tanto para a sociedade quanto para as instituições.

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1038Q218057 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo como base a legislação sobre comunicação atualmente em
vigor no país, julgue os itens seguintes.

A inviolabilidade da correspondência e o sigilo das comunicações telegráficas, de dados e telefônicas são garantias fundamentais do cidadão brasileiro. Tais garantias só poderão ser suspensas mediante autorização judicial para fins processuais penais.

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1039Q139750 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à comunicação segmentada e seus objetivos, assinale a opção correta.

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1040Q267759 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à legislação de comunicação vigente no Brasil e aos
princípios éticos da atividade jornalística, julgue os itens seguintes.

Divulgar a informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação, que tem de ser cumprido independentemente da linha política de seus proprietários e(ou) diretores ou da natureza econômica de suas empresas.

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