Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1061Q267936 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pierre ?emor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

Em uma instituição pública, uma assessoria de imprensa que fornece releases, comunicados, briefing em texto e imagem e serviços de editoração eletrônica pode ser considerada modelo de serviços de assessoria de imprensa em consonância com todos os princípios básicos da comunicação pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

1062Q104628 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito de técnica de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Um acordo tácito firmado pela assessoria de imprensa com jornalistas para que determinado material seja divulgado a partir de data previamente combinada é chamado de Embargo.

( ) Nadivulgação de um evento, o esquema de interpretação que organiza mensagens e ocorrências com vistas à obtenção de sentido é chamado Enquadramento.

( ) O trabalho de assessores de imprensa é difundir notícias de interesse da organização em que atua. Nesse sentido, a divulgação jornalística é sua tarefa essencial.
( ) Turbinar a notícia, em assessoria de imprensa, é uma atitude considerada desonesta, já que busca enganar o jornalista.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1063Q104412 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito do serviço de contratação de serviços de publicidade no governo, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) A legislação de publicidade não permite concessão de comissão ou desconto sobre a propaganda encaminhada diretamente aos veículos de divulgação por um governo.
( ) O desconto legal devido pelos veículos de comunicação às agências de propaganda é de 17%.
( ) Um veículo de comunicação pode entrar em contato diretamente com a área de planejamento de mídia de um governo que possua agência de publicidade, buscando oferecer melhor preço de veiculação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1064Q194282 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a profissão de Relações Públicas, podemos afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1065Q133367 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

Informações postas estrategicamente no noticiário buscando gerar desdobramentos imediatos junto à opinião pública ou a determinados interesses caracterizam-se como follow-up.

  1. ✂️
  2. ✂️

1066Q147477 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Diz-se que toda a reportagem é também uma notícia, porém não pode-se afirmar que toda notícia seja uma reportagem. Essa recíproca não é verdadeira, pois a reportagem, em comparação com a notícia,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1067Q106775 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Entre as opções abaixo, qual o tipo de conteúdo menos indicado para ser publicado em um portal corporativo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1068Q197433 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre o relacionamento com a imprensa é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1069Q217405 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam
a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer
técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas.
Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua
linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.

Nas matérias jornalísticas televisivas, não é recomendável começar o VT com sonoras dos entrevistados. Por sua vez, o encerramento do VT deve, preferencialmente, trazer somente uma locução do repórter.

  1. ✂️
  2. ✂️

1070Q142401 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se

materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua

matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios

volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o

que leva a uma nova forma de escrever a oralidade.

Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica,

julgue os itens que se seguem.

 

Os textos do radiojornalismo atual são escritos em pequenas laudas que facilitam o controle do tempo e do tamanho da matéria. Com o recurso das falas ao vivo dos repórteres, a maioria das matérias já não é mais escrita e a redação para rádio vem caindo em desuso.

  1. ✂️
  2. ✂️

1071Q195149 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

As atividades de Relações Públicas governamentais objetivam, basicamente, angariar o apoio público dos cidadãos nos processos e atividades públicas. Segundo Cândido Teobaldo de Andrade (1983), são elementos importantes para a prática das Relações Públicas na administração pública:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1072Q132943 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

Release é definido como o conjunto de material, geralmente reunido em uma pasta, caixa, sacola ou envelope enviado à redação ou distribuído aos jornalistas durante uma cobertura, lançamento, coletiva ou visita, com o objetivo de informar a respeito de determinado assunto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1073Q267109 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.

Produto, praça, preço e promoção estão entre os Ps fundamentais de um composto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1074Q218474 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

Nos últimos anos, verifica-se, nas empresas, a tendência de concentrar a maior parte de seu orçamento de comunicação em investimentos em propaganda em vez aplicá-lo em diversas ações, como a promoção de vendas e o marketing direto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1075Q133995 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, julgue os itens que se seguem.

Cabe ao profissional de relações públicas denunciar aos seus conselhos regionais qualquer pessoa que esteja exercendo a profissão sem o respectivo registro, infringindo a legislação ou os artigos do Código de Ética.

  1. ✂️
  2. ✂️

1076Q684651 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Para Jorge (2012), qual dos tipos abaixo é a entrevista verdadeira, na qual, por diversas vezes, é preciso “tricotar" um pouco com o entrevistado para fazê-lo relaxar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1077Q230004 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Com a difusão de novas mídias e constantes mudanças no comportamento de consumo, fica cada vez mais desafiador mensurar o retorno dos investimentos em comunicação e entender os reais efeitos de cada iniciativa, seja ela no âmbito mercadológico ou institucional.


Nesse contexto, considere as afirmações a seguir.


I - A comunicação de uma organização pode ocorrer em diferentes níveis, da massa ao individual, e quanto mais individualizada for essa comunicação, mais sofisticada e precisa será sua mensuração.


II - As ações executadas pelos gestores devem corresponder aos objetivos propostos no planejamento estratégico de comunicação, facilitando assim sua posterior mensuração e avaliação.


III - As modernas ferramentas de mensuração permitem avaliar a performance de ações direcionadas a cada um dos públicos estratégicos, definindo o peso e a influência desses stakeholders na imagem global da organização.


É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1078Q266627 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.

Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.

Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.

O projeto gráfico abrange a padronização usada pela publicação para dispor uniformemente matérias, fotografias e adereços gráficos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1079Q147092 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Uma das características da linguagem da publicidade e da propaganda é o diálogo entre texto e imagem, fundamental para a perfeita comunicação com o consumidor. Além disso, a estruturação do texto publicitário apresenta também, entre suas principais características,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1080Q197556 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo sobre a definição "Relações Públicas é uma via de dupla mão" e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Esta proposição salienta que a funcionalidade das Relações Públicas depende do caráter dialógico da relação entre organizações e público.
II. Esta proposição quer destacar a importância de um canal de comunicação entre a organização e seus públicos.
III. Esta proposição acentua a natureza da comunicação como um processo de intercâmbio de informações do qual resulta um significado comum.
IV. Esta proposição satisfaz duas cláusulas básicas da eficácia do processo de Relações Públicas: bilateralidade e ação recíproca de interesses.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.