Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1081Q218038 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

Aspectos culturais são determinantes na escolha das cores utilizadas na comunicação com públicos de diferentes faixas etárias. A maior atenção dada pelas pessoas às cores sóbrias à medida que elas envelhecem, portanto, sofre pouca influência de fatores biológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1082Q194743 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A máxima: "o primeiro dever do dono da empresa é dar satisfação pública de seus atos", referese ao acordo tácito, entre estudiosos, profissionais e empresários, sobre a responsabilidade da administração superior nas diretrizes de uma política de empresa. Assim, embora tais diretrizes possam variar de uma empresa para outra, algumas constantes podem ser indicadas, do ponto de vista das Relações Públicas. Dentre as afirmativas abaixo, selecione aquela(s) que apresenta(m) diretrizes de valor perene e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A política da empresa é uma declaração de princípios que deve ser preservada e circular apenas entre a alta administração.
II. A política de uma empresa não deve ser traçada antes que se conheçam primeiro os públicos aos quais essa política se destina.
III. Da mesma forma que a política da empresa, as Relações Públicas não são uma panacéia para ser usada depois de cometidos os erros.
IV. Nenhuma política de empresa que seja válida pode abarcar a complexidade das questões administrativas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1083Q102842 | Comunicação Social, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.

O Page Maker é o programa ideal para o desenvolvimento de logomarcas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1084Q195259 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

As Relações Públicas efetivas dependem do critério de escolha de seus instrumentos. Analise as proposições abaixo sobre os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso dos instrumentos de Relações Públicas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O público que atinge.
II. O tipo de impacto que produz.
III. A extensão no tempo e a durabilidade.
IV. O seu custo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1085Q268223 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pierre ?emor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

Caso o profissional de um serviço público de informação divulgue matéria jornalística de conteúdo que agrave uma das partes mencionadas, aplicar-se-ão os preceitos legais que regulamentam o direito de resposta.

  1. ✂️
  2. ✂️

1088Q156660 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro publicou, no governo Cesar Maia, "Para um Manual de Redação do Jornalismo On-line". No capítulo referente à titulação, a obra afirma que "títulos pitorescos, engraçados e chamativos são muito usados em capas de jornais e revistas para atrair a atenção do leitor, mas não podem ser usados na Internet se não conseguir transmitir exatamente o que a notícia quer dizer." Depreende-se que frases com aliteração devem ser usadas com parcimônia como título. Aponte o título que usa essa figura de construção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1089Q232184 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Fazer caber muita coisa num espaço que ninguém vai querer ler é uma falsa economia. O que importa não é o que se coloca numa página, mas o que salta dessa página para a mente do leitor. Um pouco de espaço vazio ajuda.
WHITE, Jan V. Edição e design. São Paulo: JSN 2006.


É consistente com o texto acima o cuidado, na organização da página, com a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1090Q268028 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

As cores primárias do processo subtrativo são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1091Q195325 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Na produção e transmissão de formas simbólicas, os indivíduos, em geral, empregam um meio técnico. Analise as afirmativas em relação aos aspectos gerais ou aos atributos dos meios técnicos utilizados nos processos de comunicação, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( )O meio técnico consiste em um substrato material das formas simbólicas.
( )Os meios técnicos possuem diferentes graus de fixação da forma simbólica.
( )A mercantilização das formas simbólicas passa pela redução do controle da sua capacidade de reprodução.
( )A reprodutibilidade das formas simbólicas, viabilizada pelos meios técnicos, alterou de tal modo a noção de obra "original" e "autêntica", que tornou possível que a obra consista em cópias ou reproduções.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1092Q689448 | Comunicação Social, Especialista em Políticas Públicas, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Revendo o calendário das atividades da empresa para adequá-lo aos jogos de futebol da Copa América, que ocorreriam no Brasil, Marta, CEO de uma empresa fabricante de materiais esportivos, opta por dar folga coletiva aos empregados nas datas previstas para os jogos da seleção brasileira. Para transmitir a decisão, Marta pede a seu secretário que envie uma circular aos funcionários. Considerando os conceitos e elementos da comunicação, evidencia-se na conduta de Marta que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1093Q237115 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A entrelinha é um dos elementos que estão previstos em um projeto gráfico de uma publicação. Ela se refere ao espaço entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1094Q196669 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Na caracterização da Internet, Castells (2003) observa que é preciso distinguir entre produtores/usuários e consumidores/usuários. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que explicita características distintivas desses dois conjuntos de usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1095Q140127 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à reputação institucional e à comunicação de crise,
fatores que estão intimamente relacionados aos processos de gestão
da informação nas organizações, julgue os itens a seguir.

Não há como estruturar um planejamento de comunicação institucional tendo por objetivo eventualidades de escândalos, acidentes e catástrofes, pois essas fatalidades fazem parte dos fatores imponderáveis na vida de uma organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

1096Q194655 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. As Relações Públicas são prerrogativas exclusivas das organizações formais.
II. A cultura organizacional é fator determinante das Relações Públicas praticadas nas organizações.
III. As Relações Públicas são incompatíveis com as micro-empresas.
IV. O modelo de gestão das organizações determina a filosofia e as estratégias de Relações Públicas nas empresas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1097Q687968 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca das teorias da comunicação, julgue o item a seguir. 

Entre os anos 1920 e 1960, nos Estados Unidos da América, Lazarsfeld, Lasswell, Lewin e Hovland fundaram os estudos conhecidos como mass communication research, que tratam dos efeitos e das funções dos meios de comunicação. 
  1. ✂️
  2. ✂️

1098Q198003 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

No âmbito organizacional, além das barreiras gerais ou comuns no processo comunicativo, existem as barreiras específicas, mais aplicadas à comunicação organizacional. Em relação às barreiras comunicacionais analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– A credibilidade da fonte pode ser uma barreira no processo comunicativo.
II– As barreiras exercem grande influência sobre a eficácia do processo comunicativo nas organizações. Elas são caminhos, desvios e degraus pelos quais atravessa a comunicação.
III– No contexto das barreiras mais específicas ao âmbito organizacional temos as barreiras pessoais, burocráticas, excesso e sobrecarga de informação, e as informações incompletas.
IV– O excesso de informação pode ser considerado uma barreira para a comunicação organizacional.
V– As barreiras gerais ou comuns podem ser de natureza administrativa ou psicológica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1099Q268191 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

O hipertexto (também chamado de paratexto) constitui o processo básico para outros dispositivos e elementos do jornalismo online indispensáveis à interatividade do leitor com os portais de notícias, tais como intratextualidade, descentralização e multivocalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1100Q684710 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação a atendimento ao público, julgue o item subsecutivo. 

A principal função do ombudsman, graças a seu papel de ouvidor, é observar e criticar o material publicado pela empresa, apontando detalhes que necessitem ser corrigidos
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.