Questões de Concursos Comunicação Social

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1101Q269238 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um
conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico,
intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas
usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias,
imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

Em um mercado simbólico, as organizações levam em conta as expectativas dos indivíduos em relação ao papel que as instituições devem desempenhar, enquanto desenvolvem ações para satisfazer tais expectativas.

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1102Q143802 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

As pessoas querem conexão Quer saber qual é a mágica? As pessoas querem se sentir ?vistas?. Existem maneiras de fazer isso. Uma é algo que fazemos o tempo todo nos blogs: comentamos. Outra é através do uso educado (!) de cookies para lembrar que você gosta das coisas arranjadas de uma certa maneira quando faz uma visita. Ademais, as pessoas gostariam de se conectar com as pessoas de uma organização não somente através de formulários, mas de todas as formas possíveis. Isso quer dizer que existem conversas a se realizar em muitos níveis. Será que as empresas de varejo e bens de consumo estão prontas para isso? (Adaptado de: BROGAN, Chris: ABC das mídias sociais ? Como aproveitar as mídias sociais para tornar os negócios mais lucrativos. São Paulo: Prumo, 2012, p. 287) Este comportamento do público que se comunica em redes, as das mídias digitais de uma organização devem ser exploradas

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1103Q192186 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

No dia 26 de maio, os órgãos de imprensa destacaram a participação do consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, no II Fórum Nacional de TVs Públicas. Na ocasião Bechara revelou a importância do Canal da Cidadania, que será implementado pelo Ministério:

A ideia do Canal da Cidadania é ser o canal da cidade. Os municípios precisam se mostrar. O canal será um espaço para as comunidades. Também vamos permitir a programação dos poderes locais, o que vai dar mais transparência ao cidadão. Além disso, será o canal da governança eletrônica. Isso vai permitir que serviços públicos possam ser prestados utilizando a interatividade.

O consultor jurídico destacou que o cidadão poderá

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1104Q268991 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Massa e público são termos que têm conceitos diferentes conforme
a teoria da comunicação que os defina. Com relação a esse assunto,
julgue os itens a seguir.

Na década de 60 do século passado, o Instituto Gallup realizou uma sondagem, pedindo aos americanos para citar os problemas mais importantes que os Estados Unidos da América estavam enfrentando, os quais, quando comparados com a cobertura de três grandes veículos de imprensa, revelou um alto grau de correspondência, correlação que levou o pesquisador Maxwell McCombs a formular a hipótese da teoria da agenda (agenda-setting).

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1105Q132572 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de redação, julgue os próximos itens.

A pirâmide invertida pressupõe o uso do lead e a hierarquização do conteúdo da notícia.

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1106Q268253 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à legislação de comunicação vigente no Brasil e aos
princípios éticos da atividade jornalística, julgue os itens seguintes.

Suponha que, durante a copa do mundo de futebol de 2010, o tom irônico e depreciativo de determinada matéria jornalística sobre um país sul-americano, veiculada em rede de TV nacional brasileira, tenha causado um incidente diplomático entre o país estrangeiro e o Brasil. Nessa situação, infere-se que a matéria veiculada contrariou as regras do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira.

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1107Q187123 | Comunicação Social, Agente Administrativo, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Ao se orientar colaboradores acerca de como conversar com seus usuários, fornecedores e a comunidade em geral, deve-se instruí-los a evitar o uso de siglas ou códigos internos da organização.

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1108Q268027 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

As conversas em off-the-record asseguram que as informações acerca das quais a fonte solicitou sigilo não serão publicadas.

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1109Q231437 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Na concepção de Sidnei Basile, a cobertura macroeconômica vai do geral para o particular. Isto significa que esse tipo de jornalismo tem um caráter

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1110Q269081 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

A estreita relação dos jornalistas com as fontes de suas matérias é vantajosa para esses profissionais, porque amplia a eficácia e a estabilidade de seu trabalho, mas é prejudicial a essas fontes.

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1111Q711208 | Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

De acordo com Zanotti (1999, p. 45), a produção de um título de matéria jornalística deve ser encarada, pelos profissionais de jornalismo, como algo mais nobre que a simples aplicação de algumas regras básicas. Segundo o autor, é “o instante em que o jornalista sintetiza em uma frase a notícia que tem em mãos e que deseja revelar ao seu leitor”. Ou seja, o momento de criar um título necessita de uma boa dose de inspiração aliada ao conhecimento de algumas regras básicas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
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1112Q217646 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos aos produtos elaborados
pelas assessorias de imprensa para o relacionamento com a mídia.

A posição da organização a respeito de tema polêmico ou complexo pode ser expressa por meio de um informativo, que pode ser distribuído tanto à imprensa como também a empregados e dirigentes, para orientá-los em momentos de crise.

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1113Q156721 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Em 1969, para ressaltar a natureza da vida social, Herbert Blumer enunciou três premissas: a primeira premissa é que os seres humanos agem em relação às coisas com base nas significações que elas têm para eles; a segunda defende que a significação dessas coisas deriva ou surge da interação social de um indivíduo com os outros atores e pela terceira premissa tem-se que essas significações são utilizadas em, e modificadas por meio de, um processo de interpretação realizado pelo indivíduo em sua relação com as coisas que ele encontra.

(Armand e Michèle Mattelart. História das teorias da comunicação. p. 136, adaptado)

Essas premissas formam o conceito de

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1114Q194357 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre as teorias da opinião pública e da propaganda é correto afirmar que:

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1115Q140344 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

No jornalismo impresso, há vários tipos de lide, além do clássico, como por exemplo, o lide resumo, o lide flash e o lide narrativo.

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1116Q101968 | Comunicação Social, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.

Ilustrator e CorelDraw são programas utilizados em design gráfico.
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1117Q231784 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Pelas particularidades do veículo, o texto produzido para a televisão tem, entre suas características, a de ser

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1118Q156269 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Magaly Prado, na sua obra Webjornalismo, aconselha que "na hora de arquitetar o design de um site ou blog, é importante lembrar que tudo o que se coloca será "carregado" e, dependendo da velocidade da máquina de cada usuário, haverá diferentes tempos para que tudo seja enfim carregado." O seu alerta refere-se à

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1119Q229264 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Relatos do dia a dia do principal executivo da empresa assessorada tornam-se pauta para veículos da grande imprensa quando

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1120Q106177 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito da técnica e da linguagem jornalística, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) A pauta é o elenco de temas ou assuntos a serem observados pelo jornalista. A angulagem é a indicação da maneira por meio da qual os acontecimentos devem ser observados e relatados pelo jornalista.

( ) O uso de copidesque é um recurso editorial para a unificação da linguagem utilizada e para correção dos eventuais deslizes gramaticais. Também serve como recurso para controle editorial.

( ) No universo opinativo de um veículo impresso, um Cartoon é uma crítica humorística de um fato ou acontecimento específico. Trata-se de uma reprodução gráfica de uma notícia já conhecida do público, segundo a ótica do desenhista, que pode se apresentar somente por meio de imagens quando combinando imagens e texto.

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