Questões de Concursos Comunicação Social

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1121Q142280 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A produção de vinheta e chamadas para o rádio devem ser cercadas de certos cuidados tais como: I.Os trechos de músicas não devem lembrar outros programas. II.A incorporação de ruídos e efeitos sonoros é obrigatória. III.A originalidade sonora é uma marca esperada. IV.O ouvinte deve identificar rapidamente o programa. Está correto o que consta APENAS em

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1122Q217291 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

É necessário vincular a marca, que não deve ser tratada apenas como um nome, a associações positivas, visto que ela deve identificar os bens e serviços da empresa, diferenciando-os dos da concorrência.

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1123Q199634 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Alsina (2009) estabelece os elementos essenciais à caracterização de um acontecimento jornalístico. Analise as alternativas a seguir e, em seguida, assinale a opção que corretamente apresenta esses elementos.

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1124Q681427 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Sobre a comunicação interna nas organizações, Lemos (in FARIAS, 2011) defende que:
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1125Q266713 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à comunicação organizacional e ao comportamento
atual do consumidor, julgue os itens a seguir.


Na atualidade, o consumidor assume um papel exigente e requer novo posicionamento da organização quanto à divulgação de seus produtos e serviços, substituindo explicações para casos de desconsideração e desleixo por informações fidedignas a que o público tem direito.

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1126Q266718 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

No Brasil, o modelo clássico de abertura de notícias ganhou um complemento, quando, a partir do relato inicial dos fatos, ocorre uma contextualização, que pode ser representada pela pergunta ?e daí??, desenvolvida por Carlos Lacerda, da ?Tribuna da Imprensa?. Esse complemento também recebe o nome de:

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1127Q196329 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre as diferenças entre as Relações Públicas, o Marketing, o Jornalismo e a Publicidade/Propaganda, segundo Jorge Pedro Sousa (2004) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I–As Relações Públicas distinguem–se do Jornalismo porque, embora recorram a técnicas comuns na obtenção de informações, perseguem finalidades e possuem públicos e alcances diferentes. As Relações Públicas abrangem atividades como a criação e gestão de imagens positivas, a organização de eventos, a assessoria de imprensa, a comunicação através de vários meios, etc. Direcionam–se para públicos delimitados, segmentados e restritos. A atividade jornalística corresponde, essencialmente, ao recolhimento, hierarquização, seleção e tratamento da informação e à sua veiculação por um meio determinado para um público vasto.
II–As Relações Públicas são mais abrangentes do que a Publicidade e não requerem a dispendiosa aquisição de espaço ou tempo de emissão nos meios de comunicação de massa.
III–O Marketing ocupa–se predominantemente dos consumidores de determinados serviços, bens, idéias ou mesmo personagens. As Relações Públicas, embora recorram a técnicas persuasivas, têm por objetivo estimular a compreensão mútua entre uma entidade e seus públicos, através da comunicação, e contribuir para que ambos se ajustem em termos de comportamentos, atitudes e cognições. O Marketing visa, essencialmente, persuadir o público externo de uma entidade e "vender" produtos, idéias ou pessoas, daí a ênfase em modelos simétricos de comunicação.
IV– A convergência entre Publicidade, Marketing e Relações Públicas leva, freqüentemente, à utilização de termos como comunicação integrada de marketing, comunicação convergente ou comunicação integrada, comunicação de marketing, entre outros, para caracterizar todo esse vasto espaço comunicacional.

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1128Q106999 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

A relevância do processo de comunicação para a sociedade atual pode ser medida pela capacidade de informações que o cidadão é capaz de receber e transmitir. Por isso, fala-se em direito à comunicação. Esse processo implica princípios éticos. Segundo Eugênio Bucci, citando Lambeth, duas correntes básicas dominam o cenário teórico nesse campo:

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1129Q269051 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O depoimento de um membro da Advocacia Geral da União, entrevistado para um programa de televisão, precisa de edição de áudio, tanto para adequar a fala ao tempo disponível como para retirar conteúdo redundante ou desnecessário. Em procedimento subsequente, o áudio será sincronizado à imagem. No jargão profissional dos jornalistas, a técnica implementada com a finalidade de identificar por intermédio do in cue e do out cue, ou seja das deixas, os trechos selecionados de fala é conhecida como:

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1130Q106748 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Segundo Maria Immacolata Vassallo de Lopes, em seu livro Pesquisa em Comunicação, o paradigma funcionalista dos estudos de comunicação e cultura é regido pelos seguintes princípios metodológicos:

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1131Q143628 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

O jornalismo móvel não é característica própria dos tempos contemporâneos porque a relação jornalismo e mobilidade ocorre desde a própria existência do jornalismo como prática de coleta e transmissão de informação. Entretanto, a configuração atual, movida pela estrutura móvel de comunicação, torna-o distinto, rompe com uma estrutura tradicional (...)

(Silva, Fernando Firmino: Mobilidade Convergente - Abordagem sobre a prática e os estudos do jornalismo móvel. In: Ícone - Revista do PPG em Comunicação da UFPE, v. 11, no 2, dezembro de 2009. p. 1-18)

Com 3,2 milhões de novas habilitações em março, a telefonia celular no Brasil rompeu a barreira dos 250 milhões de linhas ativas no mês passado, totalizando 250,8 milhões. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a chamada teledensidade no País chegou a 128 acessos para cada 100 habitantes.
Segundo o órgão regulador, o desempenho em novas habilitações de linhas móveis em março foi o melhor para o mês nos últimos 13 anos, com expansão de 1,30% na base de assinantes na comparação com fevereiro deste ano. Do total, 52 milhões de acessos contam com banda larga móvel (3G).

(Brasil rompe a barreira de 250 milhões de celulares. info.abril.com.br, 17 de abril de 2012)

A partir dos textos acima, é correto afirmar que a nova vantagem da tecnologia móvel de comunicação de dados com banda larga móvel (3G) para o jornalismo, em relação às anteriores, é que o conteúdo pode ser

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1132Q267806 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos procedimentos que devem ser observados pelos
assessores de imprensa no que se refere ao planejamento de
entrevistas coletivas, julgue os itens que se seguem.

A preparação dos assessorados para as entrevistas coletivas e a avaliação conjunta posterior das mesmas fazem parte das rotinas produtivas do assessoramento de imprensa.

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1133Q725293 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais, Técnico em Comunicação Social, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Na visão da maioria dos teóricos, o reconhecimento dos fenômenos da comunicação como constitutivos das relações humanas e sociais, e seu conseqüente estudo sistemático ao longo do século XX — desde as interações interpessoais, características de todas as sociedades, até a mídia de massa, em sua centralidade socioeconômica, política e cultural nos últimos 100 anos —, não resultaram na construção de uma verdadeira ciência da comunicação.

A partir da premissa acima apresentada, julgue os itens a seguir.

No último século, a comunicação foi essencialmente um campo de estudos formado por vários objetos, em diferentes níveis.

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1135Q217951 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.

Considerando-se que os fundamentos da linguagem visual representam a base da construção de mensagens visuais no campo das artes e da produção comercial, é imprescindível que o diretor de arte tenha domínio desse conhecimento para a criação de mensagens eficazes, direcionadas à conquista dos objetivos estratégicos estabelecidos no plano de comunicação do qual elas fazem parte.

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1136Q218478 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos aos produtos elaborados
pelas assessorias de imprensa para o relacionamento com a mídia.

O boletim, também chamado de comunicado, pode ser distribuído à imprensa com declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sobre assunto relevante e de grande interesse público.

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1137Q690798 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à produção e à legitimação de notícias no ambiente corporativo, julgue o item subsecutivo.

Ao setor público impõe-se a obrigatoriedade legal de divulgação de informações institucionais pela imprensa, haja vista a necessidade de transparência da informação pública, enquanto, para o setor privado, essa divulgação é facultativa.
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1138Q142224 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

O discurso retórico é voltado para versões ou interpretações da realidade, característica que o distingue do discurso informativo, voltado essencialmente para os fatos. Essa diferença permite a quem recebe uma mensagem jornalística distinguir, por exemplo, um editorial de uma matéria factual.

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1139Q218512 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma forma de comunicação nas organizações é a chamada
comunicação gerencial, que reúne os papéis, as cartas internas e os
memorandos dentro de uma organização. No que se refere a esse
tipo de comunicação, julgue os itens subsequentes.

A comunicação empresarial, ao convocar os participantes de uma instituição para atuar no jogo organizacional, funciona como um alerta.

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1140Q218513 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere aos aspectos fundamentais da tradição teórica e
da produção da chamada Escola de Frankfurt, julgue os itens
subsequentes.

A indústria cultural visa ao entretenimento e à diversão, enquanto a arte produz inquietação.

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