Questões de Concursos Comunicação Social

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1142Q267438 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A assessoria de comunicação de uma empresa varejista aposta em redes sociais para fidelização dos clientes. Dessa forma, as plataformas mais utilizadas são o twitter e o instagram. Para manter os consumidores e/ou reforçar a marca, as postagens fazem uso das hashtags. Dentre as recomendações para uso eficaz desse mecanismo destaca-se:

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1143Q234936 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Diz-se que, por permitir que “qualquer um escreva qualquer coisa”, a internet, ao mesmo tempo que permite o surgimento de novas fontes de informação, faz com que muitas sejam pouco confiáveis.


Uma dessas novas fontes de informação, cuja credibilida- de toma-se questionável devido à origem incerta da informação que divulga, são os

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1144Q218059 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga
escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com
relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Até a primeira metade do século XX, os teóricos e pesquisadores da comunicação entendiam que os comportamentos de uma sociedade de massa estão associados ao fato de os indivíduos se encontrarem isolados, amorfos, e, sendo a massa um todo uniforme, linear, ela absorve os modismos da mídia.

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1145Q104403 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito dos conceitos sobre notícia, avalie os itens abaixo e marque a opção correspondente.

( ) A produção da notícia exige uma negociação entre o acontecimento e seus atributos. No campo da assessoria de imprensa, também exige uma negociação entre assessores e dirigentes da organização. Assim, há uma negociação interna e externa no ambiente de assessoria de imprensa.

( ) O fato de uma notícia existir apenas enquanto conteúdo jornalístico objetivo pode ser caracterizado como metaacontecimento.

( ) As decisões tomadas pelos jornalistas no processo de produção das notícias podem ser entendidas a partir do acompanhamento do jornalista no seu contexto mais imediato - o da organização para o qual ele trabalha.

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1146Q197077 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Em relação à imagem de uma organização, assinale a alternativa correta.

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1147Q197344 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Em relação à atividade de Pesquisa, uma das atribuições do profissional de Relações Públicas, analise as afirmativas abaixo, e a seguir, assinale a alternativa correta.

I– Segundo a Resolução Normativa nº 43 de 24 de agosto de 2002, a pesquisa é um processo interativo de levantamento de dados e informações de uma organização.
II– A auditoria de opinião é um tipo de pesquisa que se faz com o público interno da organização.
III– Basicamente a pesquisa em Relações Públicas tem como objetivos: conhecer a opinião dos públicos, construir diagnósticos da área ou do setor de comunicação, fazer análise ambiental interna e externa, conhecer em profundidade a organização, sua comunicação e seus públicos para elaboração de planos, projetos e programas.
IV– A pesquisa de motivação emprega testes psicológicos em um pequeno grupo de pessoas. Em Relações Públicas, é uma pesquisa qualitativa aplicada quando for relevante discernir atitudes, intenções, motivos e hábitos, especialmente do público interno.
V– A auditoria difere da pesquisa nas suas finalidades e características. A auditoria é mais ampla e visa conhecer a organização como um todo.

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1148Q267285 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Quando as ferramentas e técnicas de comunicação de uma organização são voltadas à promoção do desenvolvimento da comunidade, o papel social da comunicação está sendo desempenhado.

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1149Q141867 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Um órgão público municipal de assistência à população idosa criou um novo procedimento de atendimento em que marcações das consultas são feitas pela Internet. Para marcar este lançamento, a instituição promoveu um evento, seguido por coletiva, com a presença do presidente do órgão e do secretário municipal de assistência e desenvolvimento social. No dia seguinte ao evento, a clipagem das notícias nos veículos eletrônicos e impressos da cidade não encontrou nenhuma notícia que descrevesse o evento e a fala dos gestores. Havia apenas uma reportagem, no principal jornal da cidade, com a informação do novo procedimento, um guia explicando como a população deveria usar o serviço e a repercussão, positiva, entre os idosos entrevistados. A partir da situação acima, considere: I.Apesar de não terem sido encontradas notícias que descrevam o evento, o clipping trouxe informações positivas, pois o principal cliente, a população idosa, pareceu bem atendida com a iniciativa PORQUE II.a clipagem deve ser refeita até encontrar, ao menos em blogs, alguma notícia que traga o evento e a fala dos gestores. Do contrário, nem deve ser entregue.

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1150Q142384 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Esses dois preceitos, importantes para a transparência dos atos públicos, estão contidos
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1151Q681544 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito das ações a serem tomadas pelo profissional de relações públicas no gerenciamento de crises e emergências institucionais, julgue o próximo item. 

Treinamentos e simulações de crise envolvendo departamentos e funcionários de uma empresa só causam pânico e temor no público interno, sem contribuir efetivamente para a resolução de crises. 
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1152Q113235 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

O follow-up é frequentemente citado como motivo de embaraços entre os profi ssionais que fazem interação com a imprensa pelas organizações e os jornalistas que atuam nas redações. Assessores de imprensa costumam considerar fundamental sua existência, mas ele pode atrapalhar a produção jornalística e ser motivo de crítica nas redações. Follow-up, neste contexto, pode ser caracterizado como

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1153Q141398 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Um dos objetivos da sociologia da comunicação é compreender a relação entre os meios de comunicação de massa e os atores sociais. A partir dessa informação, assinale a opção correta.

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1154Q100215 | Comunicação Social, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.

O programa InDesign é utilizado para a produção de ilustrações vetoriais.
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1155Q140164 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, com base na legislação referente a
comunicação social.

De acordo com o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, as emissoras devem transmitir entretenimento de elevado nível artístico e moral.

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1156Q141993 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Logotipo é o conjunto de letras de um só tipo, que forma uma sigla ou uma palavra representativa de determinada marca.

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1157Q195498 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Os estudos e pesquisas em Jornalismo no Brasil cresceram bastante no século XX em decorrência do aumento dos cursos de graduação e, em especial, com a ampliação dos programas de pós–graduação. Tais estudos e pesquisas têm privilegiado as seguintes temáticas referentes ao Jornalismo:
I. modalidades de construção da cobertura jornalística.
II. determinados veículos, como Veja, Folha de São Paulo e Jornal Nacional (Globo).
III. teoria do Jornalismo.
IV. história do Jornalismo.
V. Jornalismo on–line.

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1158Q233132 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Qual dos grupos abaixo possui exclusivamente elementos pertinentes à estrutura de uma matéria jornalística destinada aos veículos impressos?

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1159Q151739 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Pierre Lévy defende que a sociedade passou por três etapas. São elas:

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1160Q269264 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

Ao veicular comunicado oficial pela televisão, informando a população acerca da abertura de postos de trabalho, ou de saúde, a organização está praticando publicidade institucional.

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