Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1161Q199385 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Conforme aponta o pensador brasileiro Fábio França, um ponto de influência comum entre os diversos conceitos de Públicos conhecidos é a abordagem proposta por Herbert Blumer, segundo a qual:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1162Q217309 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que o índice de audiência representa o percentual da
audiência potencial exposta a determinado veículo de comunicação,
julgue os itens a seguir, acerca de audiência.

O objetivo do planejamento de mídia é selecionar a melhor combinação de veículos para atingir o público-alvo, observando-se, exclusivamente, a qualidade de audiência.

  1. ✂️
  2. ✂️

1163Q688360 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

“Em um job, as duplas de criação são movidas pelo espírito bricoleur precisamente na hora do(a) (______________), prática em que o redator e o diretor de arte lançam livremente ideias para depois aperfeiçoálas, adequando-as ao pedido de trabalho.” (CARRASCOZA; SANTARELLI, 2008). Preencha a lacuna com a palavra correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1164Q217639 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere aos aspectos fundamentais da tradição teórica e
da produção da chamada Escola de Frankfurt, julgue os itens
subsequentes.

A indústria cultural opera por uma lógica que leva à mistificação da audiência, porque os bens culturais produzidos pelas grandes corporações privam o público daquilo que prometem a ele.

  1. ✂️
  2. ✂️

1165Q140094 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas
organizações, julgue os itens seguintes.

Relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, marketing social, marketing cultural, publicidade e editoração são instrumentos de comunicação institucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

1166Q144194 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a televisão, julgue os itens que se seguem.

Produtor é o profissional responsável pela coordenação dos meios necessários à realização de um programa de televisão. O produtor compõe, com o repórter, o cinegrafista e o motorista/operador de áudio, a equipe de reportagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

1167Q197721 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas em relação às Teorias da Comunicação e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– Do paradigma informacional de Shannon e Weaver, passando por vários modelos e metáforas – modelo telegráfico, modelo da agulha hipodérmica, a pergunta definição de Lasswell, a comunicação em duas etapas de P. Lazarsfeld, a comunicação veio sendo estudada e compreendida como um fluxo linear de informações entre um emissor e receptor.
II– Segundo Mauro Wof (1987), o objetivo dos estudos chamados "Cultural Studies" era definir o estudo da cultura que englobasse quer os significados e os valores que surgem e se difundem nas classes e nos grupos sociais, quer nas práticas efetivas através das quais estão contidos.
III– Nos estudos de Merton e Lazarfeld, a audiência é visada como um alvo amorfo que obedece cegamente ao esquema estímulo–resposta, modelo conhecido como agulha hipodérmica.
IV– Na contra corrente da mass communication research que se desenvolveu nos Estados Unidos, surgiu, na Alemanha, na chamada Escola de Frankfurt, um movimento intelectual que passou a ser conhecido como Teoria Crítica da Comunicação.
V– A Teoria Matemática da Comunicação pressupõe um processo iniciado nos meios de comunicação, considerados como onipotentes que atingem os indivíduos, provocando determinados efeitos e tornando–os totalmente passivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1168Q140912 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Em uma Assessoria de Comunicação há vários instrumentos que são utilizados na realização do seu trabalho. Entre eles, encontra-se o follow-up, que tem como função principal a checagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1169Q217977 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

O endomarketing envolve ações de marketing voltadas para o público interno de uma organização, como, por exemplo, campanhas de vacinação sazonais e de economia e reciclagem de recursos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1170Q196499 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Srour (2000) observa que em uma economia competitiva, o mundo empresarial está a mercê de um jogo de forças que o leva a estabelecer distinções entre os vários stakeholders com os quais interage. Os empresários de um modo geral tendem a tratar seus stakeholders, obedecendo à seguinte hierarquia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1171Q267166 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os próximos itens a respeito do papel dos meios de
comunicação no Brasil.

Uma das tendências das pesquisas em jornalismo no Brasil identificou um deslocamento do foco da mídia como ator hegemônico para o das relações sociais, considerado tanto um espaço de contradições quanto de negociações.

  1. ✂️
  2. ✂️

1172Q199088 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Diante das dificuldades de se estabelecer a verdade dos fatos, a garantia de objetividade jornalística está relacionada a uma série de procedimentos utilizados pelos jornalistas. Qual alternativa apresenta pelo menos três desses procedimentos estratégicos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1173Q146356 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

A respeito da apresentação do veículo de jornalismo institucional e suas características, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1174Q197851 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo sobre o modelo Assimétrico Bidirecional de Relações Públicas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I–Edward Bernays é a sua figura de referência. A persuasão cientificamente orientada é o principal objetivo das Relações Públicas que se utilizam deste modelo.
II–A pesquisa incide na obtenção de informações que permitem perceber quais são as percepções e expectativas do público face à organização e na determinação dos efeitos que a organização produz no mesmo, de modo a desenvolver mensagens que motivem ou convençam o público por meio de técnicas de propaganda, visando aos interesses somente da organização.
III–A comunicação se processa pela bidirecionalidade, já que se estabelece do emissor para o receptor e vice–versa. A investigação para a avaliação das ações de Relações Públicas incide na melhoria da compreensão mútua entre o público e a organização.
IV– Utiliza técnicas propagandísticas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1175Q234204 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Um consenso operacional, envolvendo algumas percepções, permite a ocorrência de uma definição comum da situação. No entanto, se a representação vacila ou é contrariada, pode haver uma ruptura na interação.

Quando Goffman menciona situações de risco de ruptura, ele aponta atributos e práticas defensivas que evitam a ocorrência de incidentes, como "gafes", "mancadas" e "passos em falso". No caso específico de situações de interação, das quais podem advir consequências importantes, como as de entrevista de candidato a trabalho, de apresentação de profissionais da televisão e de políticos, ele aponta atributos e práticas defensivas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1176Q156402 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Para Perseu Abramo, no livro Padrões de Manipulação da Grande Imprensa a fragmentação descontextualizada do fato intervém na construção da notícia criando inversões que operam no reordenamento da importância daquilo que é apresentado ao leitor. Entre os vários tipos de inversão, Perseu cita a inversão da versão pelo fato, que ocorre quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1177Q267041 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A Defensoria Pública planeja realizar uma pesquisa para conhecer as novas ideias que os cidadãos de Rondônia têm em relação à Justiça. A forma mais adequada de abordagem nessa pesquisa é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1178Q146990 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Leia o trecho abaixo.

(...) O jornalista alertou que a falta de repórteres atrapalha todas as esferas do jornalismo. Se não houver repórter, os outros gêneros do jornalismo serão prejudicados. O repórter é um historiador do tempo presente.
Na ocasião, Caco apontou onde nasce uma pauta. De acordo com o jornalista, as melhores pautas estão na rua e as pessoas têm se esquecido disso. Para ele, a internet virou um lugar de reprodução e acaba tirando a verdadeira essência de uma boa reportagem
.
(Extraído de: Fonseca, Priscila: O repórter é um historiador do tempo presente, diz Caco Barcellos. In: . Acesso em 4 de abril de 2012)

A partir da crítica do jornalista Caco Barcelos, é correto afirmar que, se a internet for usada na apuração jornalística, ela deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1179Q688436 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Quando falamos em DPI – Dots Per Inch, ou, na tradução para o português, “Pontos Por Polegada”, estamos pensando na síntese de uma imagem para que finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.