Questões de Concursos Comunicação Social

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1181Q266634 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O cinegrafista de um telejornal local, acompanhado pelo repórter, captou imagens que serão utilizadas como material de apoio para a locução em off. Alguns cuidados devem ser tomados pela equipe a fim de não comprometer a posterior edição do material bruto, como por exemplo:

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1182Q197534 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a comunicação interna, na perspectiva das Relações Públicas, podemos afirmar:

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1183Q147388 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Logomarca pode ser corretamente definido como um conjunto de elementos gráficos e(ou) visuais simbólicos e representativos de uma marca, os quais, eventualmente, incluem letras.

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1184Q692168 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à comunicação integrada, julgue o seguinte item. 
No âmbito da comunicação integrada e de suas ações estratégicas, a comunicação mercadológica é a responsável pela construção e pelo fortalecimento da imagem e da identidade corporativa no mercado. 
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1185Q141516 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da notícia institucional.

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1186Q133587 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

O monitoramento do desempenho da instituição na mídia é caracterizado como auditoria de imagem.

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1187Q689621 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

David Bann (2010) aponta algumas ações abaixo relacionadas que gráficas, editoras, designers e outros envolvidos na cadeia de produção da impressão podem adotar para minimizar o impacto ambiental, EXCETO:
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1188Q145367 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Em programação gráfica, retranca é a marcação feita nos originais (textos, fotos, ilustrações) para orientar a paginação.

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1189Q237029 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O processo comunicativo se alicerça sobre a produção e o consumo de modelos da vida social, hoje marcada pela fugacidade de valores e desejos recriados e modificados, como representações, nos veículos de comunicação. A dinâmica dessa produção/recepção é

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1190Q144619 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Situações de crises geradas na internet dificilmente podem ser completamente evitadas. Uma maneira bastante eficaz para atenuar seus efeitos é

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1191Q198135 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo a Resolução Normativa nº 43, de 24 de agosto de 2002, sobre a Pesquisa de Opinião é correto afirmar que:

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1192Q197133 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas em relação à comunicação de massa, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( )As pesquisas sobre comunicação de massa comprovam, principalmente, através de estudos e campanhas de marketing que as pessoas são persuadidas com facilidade a mudarem as suas opiniões e comportamentos.
( )A comunicação de massa implica, geralmente, uma transmissão de mensagem de mão única, do emissor para o receptor.
( )Segundo Thompsom (1995), são características dos meios de comunicação de massa: produção e difusão institucionalizada de bens simbólicos, ruptura institucionalizada entre produção e recepção, extensão da acessibilidade no tempo e espaço, circulação pública de formas simbólicas.
( )O surgimento de equipamentos técnicos propiciadores de novos processos de comunicação, tais como a multiplicação dos canais de televisão a cabo, a internet, os jogos eletrônicos etc começou a minar o exclusivismo dos meios de massa.

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1193Q119583 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

A tecnologia digital criou novos parâmetros de comunicação e informação, e esses parâmetros já podem ser avaliados. A observação de W. Dizard vai nesse sentido: "Os puristas podem argumentar que a nova mídia é substancialmente diferente da velha. (...) A verdade, no entanto, é que a linha divisória entre as duas está sendo diluída todos os dias" (2000: 23). Essa citação aponta para a proximidade entre os diferentes meios de comunicação no sentido de que:
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1194Q198435 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Uma das principais funções das Relações Públicas em caso de desastre ou catástrofe súbita é a organização da informação de maneira ordeira e precisa, de modo a colaborar com a mídia. Para a elaboração de um "plano para desastres" alguns procedimentos devem ser respeitados. Analise as afirmativas e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I– Fazer uma lista de ocorrências que podem afetar a organização.
II– Desenvolver um plano que inclua técnicas e procedimentos aplicáveis a todas as situações potenciais de emergências ou desastres. É importante que os planos estabeleçam programas firmes e de longo prazo, de modo a facilitar o treinamento dos diretamente responsáveis pelos pontos potencialmente problemáticos na organização.
III– Listar a seqüência das pessoas que devem ser avisadas no momento em que uma emergência ou desastre ocorra.
IV– Atentar para os sistemas, internos e externos, de comunicação, que devem estar livres, pois uma emergência costuma sobrecarregar as linhas de comunicação, causando frustrações e ansiedades.

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1195Q217141 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

Com o advento do jornalismo digital, aumentaram os turnos em que o editor se faz presente na redação, devido à dinâmica ininterrupta de fechamento das notícias.

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1197Q141130 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A presidência de uma instituição privada, que quer aumentar sua presença espontânea na mídia jornalística, contratou um

assessor de imprensa. Depois de fazer a entrevista inicial com o presidente da organização, o assessor diagnosticou as

seguintes situações:

I.A instituição tem um passivo de ações trabalhistas geradas durante uma época de crise financeira.

II.O presidente é prolixo nas respostas e não gosta de dar entrevistas.

III.O presidente não conhece os veículos de comunicação especializados para os clientes da instituição.

IV.O presidente tem como um dos objetivos de sua gestão, organizar e deixar bem estruturado um centro de documentação

e memória.

Podem ser resolvidas, exclusivamente, pelo processo de media training, as situações que constam APENAS em

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1198Q140364 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que o conceito de campanha apresenta interpretação
específica quando se trata de comunicação institucional, julgue os
itens subsequentes.

As campanhas institucionais podem ser delegadas apenas à assessoria de comunicação ou de relações públicas, publicidade e imprensa da própria organização, já que, pela natureza de seus objetivos, as estratégias são estritamente organizacionais.

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1199Q267343 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O direito à informação e o direito à liberdade de
expressão, preceitos constitucionais, são princípios éticos que
devem nortear todas as leis reguladoras dos costumes na
informação, desde a Lei de Imprensa aos manuais de redação.

Manuel Chaparro. Pragmática do jornalismo. São Paulo, 1994, p. 4.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de
comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como
referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

A Constituição Federal assegura a todo cidadão o direito à livre manifestação do pensamento. Com base nesse princípio constitucional, qualquer cidadão pode requerer, de acordo com seu interesse particular, a divulgação de suas idéias nos veículos de comunicação, inclusive com o uso de pseudônimo.

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1200Q234089 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Como outras profissões, o jornalismo possui jargões próprios para o exercício da função.
Entre os jargões utilizados no jornalismo impresso, NÃO é correta a definição de

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