Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1201Q106893 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

É orientação típica a ser dada a fontes de informações durante media training:

( ) fazer a contribuição tão completa e informativa quanto possível.

( ) ignorar os pressupostos do jornalista e responder objetivamente a questão colocada.

( ) preparar com o repórter as mensagens-chave a serem transmitidas durante a entrevista.

( ) valorizar o jornalista e atendê-lo diretamente evitando intermediação de secretárias e assessores.

Avalie os itens acima e marque a opção correspondente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1202Q156312 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Os artigos 220 a 224 da Constituição da República Federativa do Brasil tornam necessárias a elaboração de sete leis regulamentadoras. Analisando o conteúdo dos supra citados artigos, pode-se afirmar que eles não preveem lei para regular

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1203Q194475 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Márcio C. Leal Coqueiro, citado por Peruzzo (1986), são considerados princípios das Relações Públicas, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1204Q235961 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Ao determinar o que é ou não notícia, a mídia determina os assuntos que serão considerados relevantes pela sociedade.
Tal afirmação corresponde à perspectiva teórica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1205Q147135 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Quando uma publicação ou programa noticia um furo importante obtido em fontes exclusivas, outras redações decidem se também noticiarão ou não o mesmo fato. Neste caso, denominado no Manual de Redação e Estilo da Folha de S. Paulo como furo tomado, o mais indicado para um repórter/redator é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1206Q133313 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

O marketing institucional é a modalidade mais voltada para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado). Seu objetivo imediato não é a venda mas sim a criação de uma atitude favorável em relação à organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

1207Q268761 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Uma estratégia de comunicação digital B2C tem como base o(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1208Q703971 | Comunicação Social, Diretor de Produção, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Assinale a alternativa que não nomeia corretamente um gênero radiofônico, de acordo com o livro Gêneros radiofônicos (André Barbosa).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1209Q156647 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

O autor de Marxismo e filosofia da linguagem, reagindo à linguística saussuriana e sua definição abstrata e monolítica do sistema da língua, apresentou uma concepção dialógica da linguagem, que leva em conta as expressões concretas dos indivíduos em contextos sociais específicos. O nome desse autor é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1210Q133609 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro, aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado em Vitória – ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.

Considera-se que a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as nãogovernamentais, é uma obrigação social.

  1. ✂️
  2. ✂️

1211Q228843 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Uma empresa tem como objetivo reforçar a imagem institucional e estreitar o relacionamento com a comunidade local de uma de suas fábricas no Nordeste.
Dentre as atividades relacionadas a seguir, aquela que mais se adapta a esse objetivo é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1212Q146668 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Uma lauda padrão radiofônica tem linhas com 65 toques. Para uma notícia de 1 minuto deverão ser escritas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1213Q145719 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

No jornalismo impresso, assim como no radiofônico, televisivo e virtual, o lead é o parágrafo de abertura da matéria. Nele estão as informações importantes para a transmissão da notícia, aquelas que respondem às questões o que, quem, quando, onde, como, por que e para quê. Há dezenas de leads, entre eles o clássico, o direto, o resumo etc. O lead narrativo traz

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1214Q218176 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que uma pauta institucional deve levar em conta os
valores e a notícia presentes no processo de construção da notícia,
ou newsmaking, julgue os itens seguintes.

A comunicação eficaz da pauta institucional independe das necessidades da mídia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1215Q144449 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

De acordo com o Decreto no 83.284, de 13 de março de 1979, que regulamenta o exercício da profissão de jornalista, redigir matérias de caráter informativo, desprovidas de apreciações ou comentários, preparando-as ou redigindo-as para divulgação é função desempenhada pelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1216Q218455 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como
processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta
e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o
que necessitam e desejam.

O plano de comunicação deve estar alinhado ao plano de marketing, utilizando-se dos mesmos princípios estratégicos e táticos de estruturação. Para tanto, a análise do ambiente é sistematizada, no plano de comunicação, para a formulação de objetivos e estratégias de divulgação e relacionamento institucional, por meio do esquema de SWOT, em cuja análise questões sobre regulamentação legal de atividades, identificadas no diagnóstico externo, são classificadas como conjunto de pontos fracos para o desempenho da organização no macroambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1217Q141415 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

Na comunicação integrada, o foco está na maximização dos lucros administrativos decorrentes do mix de marketing, ou seja, produto, praça, preço e promoção.

  1. ✂️
  2. ✂️

1218Q198019 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

De acordo com a Resolução Normativa nº 49, de 22 de março de 2003, que contém o Regimento Interno do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas, sobre as reuniões do sistema CONFERP é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1219Q269204 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.

Caso determinada organização, especializada em advocacy, queira promover atitudes favoráveis a uma causa, uma alternativa é o merchandising social em telenovelas, solução já testada em numerosos cases.

  1. ✂️
  2. ✂️

1220Q268455 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Quanto aos processos de agendamento da imprensa por parte das
assessorias do setor público, julgue os itens que se seguem.

O ato de prestar contas ao público por meio da mídia, e não apenas por meio da forma contábil, tem incorporado o princípio de accountability às estratégias de comunicação organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.