Questões de Concursos Comunicação Social

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1221Q133288 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda, julgue os seguintes itens.

É justo utilizar o critério de volume de verbas de propaganda, a fim de obter mudança de atitudes dos veículos, influenciar decisões ou conseguir vantagens não obtidas por outrem, em igualdade de condições.

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1222Q267944 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Embora haja necessidade de regulação estatal em áreas como as de gestão do espectro eletromagnético; atribuição de outorgas e renovação de concessões, permissões e autorizações; e regulação das propriedades dos meios de comunicação, não é possível que haja interferência estatal nos conteúdos veiculados nessas áreas, pois tal interferência seria caracterizada como censura.

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1223Q156584 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Em abril de 2008, a Agência Estado, em matéria de Felipe Recondo, transcrevia parte da fala do então Presidente do Senado, Senador Garibaldi Alves Filho, na abertura da III Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, que aconteceu em Brasília no dia 28: Hoje, o que se diz, e os parlamentares não podem deixar de concordar, desculpe-me os senhores que não concordam comigo, é que a mídia pauta os parlamentares.

(Rafael Duarte Oliveira Venâncio. Lenin e o Jornalismo Soviético. p. 7)

A considerar o discurso do Senador, pode-se afirmar que ele concorda com a hipótese

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1224Q218068 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos autorais sobre a
produção audiovisual.

No Brasil, todas as obras que envolvem propriedade intelectual devem ser registradas na Biblioteca Nacional.

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1225Q229589 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Entre os diferentes conceitos que balizam o campo da pesquisa e dos estudos contemporâneos da comunicação, dois se destacam no âmbito da produção de sentido num contexto relacional:

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1226Q104413 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito de termos e conceitos utilizados no trabalho de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e indique a opção correspondente.

( ) As informações colocadas estrategicamente no noticiário, as quais visam gerar desdobramentos junto à opinião pública ou a determinados interessados, são chamadas Acontecimentos Programados.

( ) Afinar o Discurso, em assessoria de comunicação, significa treinar uma fonte para saber apresentar com qualidade e clareza determinadas informações aos jornalistas.

( ) Papagaio de Pirata são as pessoas que aproveitam o assédio da imprensa a uma autoridade ou a uma personagem para darem entrevista.

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1227Q218344 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Para a obtenção de direitos exclusivos sobre uma marca, deve-se registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e, embora não seja possível registrar o design de uma marca, o registro de um nome a ela associado já garante o direito de propriedade.

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1228Q146929 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Uma organização que possua uma política de comunicação organizacional que busque benefícios para busca e alcance da eficácia, da eficiência e da efetividade organizacional, em benefício dos públicos e da sociedade como um todo e não só da empresa isoladamente (KUNSCH, Margarida. Obtendo Resultados com Relações Públicas. 2006), deve ter em total integração: I.A comunicação institucional, o que envolve o trabalho de relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade e editoração, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para uma ou mais dessas atividades. II.A comunicação mercadológica, com atividades de propaganda, relacionamento com o cliente e eventos, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para realizar uma ou mais dessas atividades. III.A comunicação interna e a comunicação administrativa. IV.Os contatos realizados pela força de vendas diretamente com o cliente para a negociação e fechamento de contratos. Está correto o que consta APENAS em

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1229Q106225 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Nos dias 11 e 12 de novembro, realizou-se em Brasília o "Seminário Internacional sobre Intermediação de Interesses - A regulamentação do lobby no Brasil". O Seminário foi marcado pela pluralidade de opiniões diante do tema, mas no decorrer dos seis painéis alguns consensos ficaram evidenciados, entre eles o que afirmar que o lobby é uma atividade legítima, própria de regimes democráticos, nos quais é natural que haja a intermediação de interesses.

A respeito de lobby, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e ao final marque a resposta correta.

( ) Atualmente tramita no Congresso Nacional um novo projeto sobre a regulamentação das atividades do lobby e de grupos de pressão junto ao setor público, do Deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo.

( ) Pelo projeto, as pessoas físicas e jurídicas que exercerem, no âmbito da Administração Pública Federal, atividades tendentes a influenciar a tomada de decisão administrativa ou legislativa, deverão cadastrar-se perante os órgãos responsáveis pelo controle de sua atuação.

( ) A primeira proposta de legislação sobre lobby foi encaminhada na época do governo Medici e previa o registro com informações detalhadas de todos as pessoas que representavam algum tipo de interesse, até mesmo os interesses de partidos políticos.

( ) Um dos pontos do projeto que está levantando polêmica é o fato de não haver nenhum item que coíba a oferta e a aceitação de presentes, cortesias, gentilezas e favores para agentes públicos, tema de regulamentação severa em legislação sobre lobby de outros países.

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1230Q195827 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre o evento, como instrumento das atividades de Relações Públicas, é incorreto afirmar que:

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1231Q197901 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O discurso jornalístico é um discurso social da atualidade inserido num sistema produtivo que tem características próprias. Diante dos acontecimentos e dos espaços disponíveis nos jornais para a publicação de notícias, é fundamental entender como as mesmas são produzidas e selecionadas, porque determinados acontecimentos são escolhidos em detrimento de outros e quais são os critérios que orientam essa seleção. Com base no exposto, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os estudos de rotina e noticiabilidade apontam não apenas para os bastidores da construção das notícias, elucidando os valores que orientam a prática discursiva, mas também para a auto imagem que os meios e seus artífices divulgam de si mesmos.
( ) A noticiabilidade emana dos processos de elaboração da notícia desenvolvidos e seguidos criteriosamente pelas fontes das notícias no dia a dia de uma redação de jornal.
( ) Sem a definição de procedimentos e rotinas, é complicado fazer frente a diversidade e imprevisibilidade de fatos que constituem a matéria prima do ofício jornalístico.
( ) A estreita ligação entre as características da organização do trabalho e os elementos da cultura profissional define a noticiabilidade, ou o status da notícia, com base nos requisitos das rotinas produtivas e nos cânones da cultura profissional.

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1232Q217124 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de planejamento de campanhas publicitárias, julgue os itens
que se seguem.

Na etapa de planejamento de campanhas, mudanças ambientais devem ser consideradas na tomada de decisões, que tem por finalidade o alcance de determinado objetivo.

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1233Q681526 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Julgue o item a seguir, a respeito do que deve ser considerado por um profissional de comunicação incumbido de estruturar o departamento de comunicação interna de uma empresa. 
No referido setor, é fundamental a colaboração de jornalista para redigir textos jornalísticos dirigidos a veículos impressos e eletrônicos e analisar o que está em circulação na mídia a respeito da empresa, para fins estratégicos.
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1234Q267332 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A criação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), principal inovação da Lei Geral de Telecomunicações no panorama regulatório nacional, esvaziou os poderes do Conselho de Comunicação Social em relação aos serviços de TV a cabo, MMDS e DTH.

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1235Q268124 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de
Propaganda, o profissional da área compromete-se a fazer uso de
técnicas profissionais voltadas a campanhas que visem consumir
mais os bons produtos, utilizar mais os bons serviços, o progresso
das boas instituições e a difusão de ideias sadias. Com relação a
esse assunto, julgue os itens subsequentes.

As campanhas voltadas ao progresso das instituições públicas são aquelas que induzem a opinião do público na direção desejada pela organização.

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1236Q217180 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos elementos de pré-produção audiovisual, julgue os
itens subsequentes.

Os storyboards apresentam o esboço das cenas; neles, indicam-se até mesmo as mudanças no ângulo da câmera.

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1237Q142703 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Sobre as principais funções do jornalista que trabalha como assessor de imprensa, considere: I.Produção de releases para divulgar eventos e fatos da instituição assessorada. II.Negociação e compra de espaço publicitário em veículos de comunicação quando o veículo não se interessa pelo release. III.Monitoramento nos veículos de comunicação das notícias publicadas sobre a instituição assessorada. IV.Acompanhar o assessorado em eventos e coletivas de imprensa. Está correto o que consta em

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1238Q217247 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere aos aspectos fundamentais da tradição teórica e
da produção da chamada Escola de Frankfurt, julgue os itens
subsequentes.

Na história das teorias da comunicação, uma linha de pesquisa que se afasta das conclusões da Escola de Frankfurt, ainda que trate da indústria cultural, conceito comum às duas tradições, é a Teoria Culturológica, com destaque para o trabalho de Edgar Morin.

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1239Q236720 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Nos softwares de editoração eletrônica mais utilizados, ao se criar um novo documento, a opção páginas opostas significa que as páginas serão vistas

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1240Q198067 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Dentre as funções comunicativas da linguagem, elaboradas por Bougnoux (1999), destaca-se a função fática. Qual das alternativas a seguir define esta função?

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