Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1261Q195551 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O controle e a avaliação no planejamento de Relações Públicas, como no planejamento em geral, permite verificar se há desvios das ações planejadas. Analise as afirmativas sobre as condições necessárias para que o controle e a avaliação ocorram de modo eficaz e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I–Eleger indicadores de desempenho de maneira a avaliar a eficácia da estratégia em face dos objetivos previamente delineados.
II–Analisar e verificar quais foram os resultados e se as estratégias foram corretas e eficazes.
III–Aferir as ações através do uso de procedimentos adequados e de instrumentos como cronograma, fluxograma, quadros, agenda e formulários.
IV. Avaliar se a comunicação ocorreu de forma simétrica entre fonte (organização) e receptores (públicos) e registrar o feedback obtido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1262Q194790 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A questão da globalização implica em um diálogo com autores e interlocutores, sob diferentes enfoques. Analise as afirmativas em relação à globalização e sua interferência na comunicação, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( )No âmbito da sociedade mundial em formação, quando se revelam cada vez mais numerosos e generalizados os sinais da globalização, também multiplicam–se os pastiches, os simulacros e as virtualidades.
( )A globalização dos meios de comunicação, envolvendo empresas, corporações e conglomerados, bem como procedimentos, linguagens técnicas de informação, elaboração e análise, promove a formação de equipes de intelectuais bastante complexas e abrangentes.
( )A indústria cultural também adquiriu alcance global. Atravessa fronteiras de todo tipo: geográficas, políticas, culturais, religiosas, lingüísticas e outras. Transformou–se em um poderoso setor de produção, no sentido de produção de mercadoria, lucro ou mais–valia.
( )A queda das barreiras espaciais implica em um paradoxo: quanto menos importante as barreiras espaciais maior a sensibilidade do capital às variações do lugar dentro do espaço.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1263Q266515 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.

Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.

Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.

Nas páginas ímpares de um jornal, a chamada zona morta, na página diagramada, ocupa lugar diferenciado em relação às páginas pares.

  1. ✂️
  2. ✂️

1264Q197660 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

As pesquisas de Comunicação têm adquirido grande visibilidade no Brasil, em especial, aquelas associadas às pesquisas de opinião e aos grupos focais, muito utilizados em pesquisas realizadas em épocas eleitorais. Tais pesquisas têm demonstrado que:
I. a grande imprensa é toda poderosa na construção da opinião pública.
II. a opinião e a decisão do voto não são determinadas somente pelas mídias. III. as elites e as classes médias são os grupos sociais mais sujeitos à influência das grandes mídias.
IV. a opinião dos eleitores é conformada por um conjunto heterogêneo de canais de comunicação, dentre eles as grandes mídias, as redes alternativas de comunicação etc.
V. os setores populares são os mais manipulados pelos grandes jornais, pois não tem educação para ter uma atitude crítica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1265Q146483 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

No Brasil, uma das principais formas de mediação da relação entre o Estado e a sociedade é a publicidade. Assinale a opção correta a respeito dessa relação e das modalidades de publicidade nela envolvidas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1266Q682298 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Julgue o item a seguir, a respeito do que deve ser considerado por um profissional de comunicação incumbido de estruturar o departamento de comunicação interna de uma empresa. 

No planejamento da estrutura do setor de comunicação, o profissional de comunicação deve determinar que as atividades de comunicação interna e de comunicação institucional funcionem em setores distintos, como partes imiscíveis do complexo da comunicação
  1. ✂️
  2. ✂️

1267Q268866 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Uma celebridade esportiva foi convidada por uma revista nacional de grande circulação para uma exclusiva, com direito à chamada na capa da publicação. No entanto, o esportista exigiu que seu assessor de comunicação tivesse acesso ao texto final que seria publicado cabendo, a esse profissional, o direito de suprimir trechos que julgasse ?prejudiciais? à imagem da celebridade. Ao ceder às exigências, a revista:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1268Q156237 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

House organ é o nome que se dá ao veículo de comunicação que circula dentro de empresas e entidades. Ele serve de porta-voz entre funcionário e patrão. Neles são divulgados eventos e fatos internos. Nos últimos tempos, as empresas têm investido em mais de um House organ, para atingirem públicos distintos. Por essas características, é correto afirmar que o House organ é uma ferramenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1269Q196185 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A Internet tem ampliado sua importância e seu papel na comunicação organizacional, mas seus recursos têm sido pouco explorados. A Internet tem sido considerada apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1270Q146818 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

O contexto é fundamental no jornalismo, sendo definido como a situação concreta a que um texto faz referência. O contexto é formado pelas relações estabelecidas entre o conjunto de circunstâncias associadas à ocorrência de determinado fato ou situação de que trata o texto e pode ser classificado em social, cultural, político, estético etc.

  1. ✂️
  2. ✂️

1271Q266889 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O endomarketing ou marketing interno trata as relações entre a
instituição e o público interno. A informação e a motivação
voltadas a esse público resultam em benefício para a instituição
em relação aos seus públicos externos. Com relação a esse
assunto, julgue os itens subsequentes.

O público interno, ao ter suas expectativas identificadas e atendidas, alcança satisfação e, ao obter satisfação, está mais capacitado a atuar positivamente no relacionamento com os públicos externos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1272Q267916 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um assessor de imprensa deve estar atento à qualidade dos
produtos e aos canais de comunicação internos e externos da
organização. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Newsletters, boletins informativos eletrônicos ou impressos, house organs, jornais e revistas institucionais, de alcance interno ou externo, incluem-se entre os produtos midiáticos de natureza organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

1273Q141968 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Imagine uma matéria com cinco períodos. O primeiro situa o tema para o leitor, de forma direta; o segundo contextualiza o assunto e apresenta o problema; o terceiro analisa as causas e sua importância; o quarto dá a posição do jornal sobre o tema e o quinto conclui opinativamente, indicando um caminho segundo a visão do jornal. Estas são características de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1274Q268484 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O endomarketing ou marketing interno trata as relações entre a
instituição e o público interno. A informação e a motivação
voltadas a esse público resultam em benefício para a instituição
em relação aos seus públicos externos. Com relação a esse
assunto, julgue os itens subsequentes.

O endomarketing é uma ferramenta de gestão considerada importante por todas as organizações, que implementam a sua prática sem questionamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1275Q266699 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

A teoria da informação (ou teoria matemática da comunicação) pode ser corretamente associada à gênese dos estudos sobre dispositivos tecnológicos e suas aplicações na transmissão de dados por vias mecânicas. A associação é possível porque a teoria mencionada figura no rol das abordagens sobre o código e a mensagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

1276Q267243 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O editorial jornalístico constitui um discurso em forma
de texto argumentativo que expressa a opinião do órgão editor
acerca de questões relacionadas aos acontecimentos considerados
mais importantes. Diferentemente dos textos informativos, o
editorial constrói uma interpretação ou um julgamento, com o
objetivo de explicitar o sentido subjacente ao que é apenas
noticiado.

A. T. Barros. Do privado para o publicamente mediado: a crítica domesticada nos
editoriais sobre ecologia. Comunicação & Espaço Público, 2001, p. 67.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

A escolha do tema do editorial de um jornal leva em conta um conjunto complexo de fatores noticiosos e conjunturais. Contudo, de modo geral, essa seleção está diretamente vinculada aos critérios de noticiabilidade e aos valoresnotícia, elementos explicados pela perspectiva do newsmaking.

  1. ✂️
  2. ✂️

1277Q234484 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Presente no jornalismo para a internet, ou webjornalismo, a hipertextualidade oferece ao leitor todas as possibilidades listadas a seguir, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1278Q267513 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Um grande evento de moda foi realizado em 2008 numa capital brasileira. Fechado ao público em geral, apenas pessoas do meio e a imprensa tinham acesso aos desfiles. Para obter credenciamento era necessário preencher uma ficha online, disponível no hotsite. A assessoria de imprensa responsável pela organização informava ainda que era imprescindível anexar o diploma de conclusão do curso de jornalismo. Imaginemos a situação hipotética na qual um indivíduo, para atender a exigência acima mencionada, teria forjado um diploma a fim de se passar por jornalista. Ao agir dessa maneira, ele estaria sujeito a responder por crime de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1279Q236282 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Dos veículos de comunicação, aquele que mais depende do cumprimento exato de uma pauta previamente estabelecida é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1280Q862462 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

Dentre as subculturas contestadoras do século XXI, chama a atenção aquela que se rebela contra as autoridades e abraça as tecnologias contemporâneas.

Esse fenômeno da comunicação é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.