Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1281Q692478 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item a seguir. 
Amostra é uma coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse público; população é um subgrupo da amostra.
  1. ✂️
  2. ✂️

1282Q144147 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a televisão, julgue os itens que se seguem.

Um plano pode ser corretamente definido como o ponto de vista ou a distância da câmera em relação ao assunto, indicando os possíveis enquadramentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1283Q104214 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito da técnica de produção da notícia no jornalismo, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) O processo de Decupagem inclui a transcrição na íntegra das falas contidas em uma gravação.
( ) Um anúncio dado por um locutor como se fosse depoimento pessoal natural é chamado de Chancela.
( ) O texto cercado, que faz parte do conjunto principal de material jornalístico, é também chamado Retranca.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1284Q146718 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Considere o trecho abaixo retirado de Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web.

Em um ambiente multimídia, o texto é uma entre as várias maneiras de dar acesso à informação. Não apenas foto e ilustração, mas áudio, vídeo e infográfico estão juntos em um mesmo local, cada um à sua maneira, servindo como pontos de acesso a um universo ilimitado de informações.
Nesta equação, o texto tem peso dois: leva vantagem porque os testes comprovam que os visitantes de sítios preferem as informações básicas em formato texto, mas é preciso caprichar - os outros formatos estão bem ao lado, estimulando todo o tempo a continuidade da navegação.
Perceber o texto como um entre diversos formatos da informação para a mídia digital é a lição inicial - e fundamental - para entender a necessidade dos visitantes de sítios web
.

O texto para web é diferente do elaborado para os demais veículos por conta dos recursos multimídias. Contudo, dos conceitos estabelecidos há décadas, permanecem na sua elaboração os de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1285Q268831 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

A universalização do acesso à Internet é uma questão de inclusão digital e, exatamente por isso, desvinculada do campo da comunicação, que se ocupa da inclusão social.

  1. ✂️
  2. ✂️

1286Q196667 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Relacione os públicos receptores apresentados na coluna da esquerda, com os veículos de comunicação dirigida escrita constantes da coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta.

PÚBLICOS
( ) Públicos específicos, externos.
( ) Público interno.
( ) Público interno e/ou externo.

VEÍCULOS
( 1 ) Caixa de sugestões.
( 2 ) Newsletter.
( 3 ) House Organ.
( 4 ) Jornal Mural.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1287Q268097 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Além dos serviços de TV a cabo, MMDS e DTH, cabe à ANATEL administrar o espectro eletromagnético, desse modo, a agência concentra a regulação das atividades de telecomunicações e radiodifusão no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

1288Q268359 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de
Propaganda, o profissional da área compromete-se a fazer uso de
técnicas profissionais voltadas a campanhas que visem consumir
mais os bons produtos, utilizar mais os bons serviços, o progresso
das boas instituições e a difusão de ideias sadias. Com relação a
esse assunto, julgue os itens subsequentes.

As campanhas de utilidade pública e as de merchandising social são exemplos de difusão de ideias sadias.

  1. ✂️
  2. ✂️

1289Q199771 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Os aspectos institucionais das relações mercadológicas ganham cada vez mais importância no marketing contemporâneo. Ao lado das ações mercadológicas tradicionais, usualmente são estabelecidos programas de apoio aos públicos e setores de interesse direto e indireto para as organizações denominado por Gil Nuno Vaz (1995) como marketing institucional. Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( )As técnicas de marketing empresarial e de marketing institucional fundem–se de tal forma que os mercados material e simbólico funcionam como realidades complementares.
( )O marketing empresarial prepondera nas organizações sem fins lucrativos enquanto o marketing institucional é típico das organizações com fins lucrativos.
( )O marketing institucional aplica–se ao conjunto de trocas características do mercado material.
( )O marketing institucional incorpora, em nível subjacente, um marketing ideológico. Portanto, sob a estrutura da instituição está uma idéia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1290Q217440 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Por meio da promoção de um produto ou serviço, criam-se
estímulos para a compra e a venda, definindo-se as ferramentas do
mix de comunicação para o estabelecimento das formas de
aproximação entre a oferta e o cliente. Com relação a esse assunto,
julgue os itens seguintes.

O lobby, atividade dos profissionais de relações públicas, ajusta-se às necessidades organizacionais de buscar oportunidades e desviar-se de ameaças no ambiente da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

1291Q141172 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere a procedimentos gráficos de publicação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1292Q156534 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Uma agência de propaganda criou duas personagens: Dominika e Michaela. A partir de novembro as duas personagens ganharam a internet pelo blog We Luv Brasil e caíram no gosto dos internautas como anunciadoras de uma nova cerveja no mercado. Fez parte da estratégia incluir as contratadas em um programa de televisão nos moldes de reality show, que teve oito capítulos. Outras ações foram acrescentadas para popularizar as tchecas, como ficaram conhecidas no meio. Esse tipo de técnica de marketing é denominado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1293Q140669 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

O Google oferece gratuitamente aplicativos de pesquisa na Internet. Praticamente nenhum conteúdo é produzido pela empresa, que tem um gigantesco e dinâmico banco de dados disponibilizado em cloud computing (computação nas nuvens) pelas muitas interfaces desenvolvidas pelo próprio Google ou compradas de terceiros (Motor de Busca, Orkut, Google Mais, Calculadora, Translator, Youtube, Mapas, Google Earth, entre outros). O conteúdo encontrado nessas ferramentas

I. é formado por dados que necessitam de checagem.

II. deve ser verificado quanto à autenticidade e correção.

III. é uma fonte segura produzida colaborativamente.

IV. pode ser buscado novamente de modo mais refinado.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1294Q217734 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.

Adaga () é o segundo símbolo tipográfico da sequência de símbolos utilizados para indicar notas de rodapé.

  1. ✂️
  2. ✂️

1295Q268952 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

Acontecimentos que modificam estruturas políticas, econômicas e culturais da sociedade nem sempre despertam o interesse do público geral e, por isso, não costumam ser transformados em notícias pelos veículos de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1296Q199577 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo sobre as teorias da comunicação e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A teoria matemática da comunicação, abordagem influenciada pelas ciências exatas, trata da questão da transmissão de sinais no sistema formado basicamente pelo emissor, transmissor, canal, receptor e destino, contribuindo efetivamente muito pouco para as teorias da comunicação.
II. A corrente teórica denominada Cultural Studies (Estudos Culturais) tem sua origem na crítica literária européia e centra sua atenção na crítica à banalização da cultura pelos meios de comunicação.
III. A Escola de Chicago e a Mass Communication Research (pesquisa nos meios de comunicação de massa) foram duas das mais destacadas contribuições americanas às teorias da comunicação na primeira metade do século XX.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1297Q267675 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Determinado político foi convidado a participar ao vivo de um programa de auditório num canal aberto de televisão. O apresentador conduziu a entrevista e optou pelo viés do entretenimento: a participação do político era entremeada com apresentações de grupos musicais, piadas e análise da conjuntura política e econômica do país. Desse modo, é correto afirmar que a política convertida em espetáculo acarreta a manutenção do status quo, uma vez que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1298Q194981 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Gaudêncio Torquato (2002), para se construir a imagem de uma associação de classe, propiciando-lhe consistência e força para a preservação de sua identidade, devem ser considerados alguns aspectos essenciais. Analise as afirmativas abaixo sobre os aspectos a que se refere Gaudêncio Torquato e, a seguir, assinale a alternativa.

I. Para alcançar os resultados esperados é preciso conhecer a classe representada pela entidade, os interesses do grupo dirigente e a liderança dos membros do corpo diretor.
II. O planejamento da comunicação para entidades de classe deve privilegiar o contato com a imprensa.
III. Para alcançar os resultados desejados a entidade deve buscar escoar suas reivindicações e seu ideário.
IV. O planejamento da comunicação não pode deixar de se preocupar com a veiculação de informações em tempo real.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1299Q267942 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

Com a Internet e a emergência da estações de rádio na Web possibilitadas pela tecnologias do rádio digital, formaram-se as grandes redes radiofônicas, que romperam os limites regionais mencionados pelo texto e passaram a ter primazia sobre as emissoras locais/regionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1300Q200106 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Gil Nuno Vaz (1995) identifica algumas estratégias de atuação para o lobby, cuja aplicação depende do tipo de organização, de fatores circunstanciais ou do nível de impacto necessário para a obtenção do resultado esperado. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I–O lobby pode atuar concentrado no suprimento de informações, através de um trabalho informativo dirigido, encaminhadas tanto ao tomador de decisão quanto a setores paralelos que podem ser consultados sobre a questão.
II–O lobby pode concentrar–se no exercício da mobilização e/ou da pressão exercida de modo discreto ou ostensivo.
III–O lobby não pode atuar concentrado em pressões que busquem exercer alguma influência através de mecanismos em que a autoridade se sinta, de algum modo, comprometida com a causa em questão.
IV– O lobby não atua através da influência exercida pela proximidade ou intimidade de uma ou algumas pessoas como o tomador de decisões.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.