Questões de Concursos Comunicação Social

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1301Q682672 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à produção e à legitimação de notícias no ambiente corporativo, julgue o item subsecutivo. 
Elemento-chave no gerenciamento de crises, a função de porta-voz de uma instituição deve ser exercida preferencialmente pela presidência da organização. 
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1302Q681913 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito do processo de planejamento em relações públicas, julgue o item subsecutivo. 
Por abranger todas as áreas da instituição e estar relacionado a questões sociais, políticas e econômicas do mercado, o planejamento estratégico é um documento que permite às organizações estabelecerem oportunidades, identificarem ameaças e traçarem planos operacionais. 
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1304Q217533 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos Estudos Culturais, uma linha de pesquisa ligada a
Stuart Hall e seu principal texto, Codificação/Decodificação,
julgue os itens seguintes.

A televisão se presta à produção de discursos ideológicos porque a codificação da mensagem é naturalizada, escondendo do receptor o processo de mediação.

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1305Q199105 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as proposições relativas ao processo de planejamento nas organizações, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) Para Juan Diaz Bordenave e Horácio Martins (1980) as fases que caracterizam o processo do planejamento são: conhecimento da realidade (ou situação), decisão, ação e crítica.
( ) O planejamento é importante para as organizações porque permite um redimensionamento contínuo de suas ações presentes e futuras.
( ) O planejamento estratégico atua numa dimensão mais restrita e em curto prazo. Restringe–se a certos setores ou áreas determinadas das organizações. ( ) As variáveis externas não afetam a organização, por isso não devem ser consideradas na elaboração do planejamento.
( ) Um mapeamento criterioso dos pontos fortes e fracos ajudará o estrategista de comunicação organizacional a construir um diagnóstico correto da real situação do ambiente interno da organização.

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1306Q218308 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

Na mensagem publicitária, identifica-se a mesma função de linguagem verificada na mensagem jornalística, a conativa, centrada no conteúdo da mensagem e caracterizada pelo emprego do verbo no modo imperativo, objetivando-se persuadir ou seduzir o receptor para um determinado comportamento.

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1307Q238041 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Um paradoxo inerente à atividade jornalística no mundo contemporâneo é que o jornalismo

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1308Q199649 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo sobre a comunicação de instituições de governo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A propaganda governamental é um recurso para a divulgação de realizações dos líderes políticos.
II. Qualquer profissional de comunicação pode assumir a função de Relações Públicas no governo, desde que seja aprovado em concurso público.
III. A comunicação de governo deve contemplar mecanismos de recepção e canais para manifestação da opinião popular.
IV. Uma das principais responsabilidades da área de comunicação nas instituições de governo é o lançamento de campanhas de orientação de conduta e de mobilização popular em torno de questões de interesse coletivo.

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1309Q197370 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre as auditorias de opinião podemos afirmar:

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1310Q217113 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O assessoramento de comunicação e imprensa em órgãos públicos,
embora adote procedimentos e técnicas básicos da atividade
comuns a todos os setores, requer alguns enfoques e cuidados
específicos. Com relação a esse tipo de assessoramento, julgue os
itens seguintes.

O assessor de um órgão público, mais do que buscar elevados níveis de aceitação social e legitimidade para sua organização e para seu assessorado, deve observar aspectos como lealdade e eficiência para com o cidadão, o qual é investido de direitos de contribuinte, usuário e fiscal da coisa pública.

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1311Q268059 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Prospecção é pesquisa, sondagem, avaliação que permite a coleta, a classificação e o armazenamento de informações que serão utilizadas pela comunicação organizacional.

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1312Q268068 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.

Considere que um determinado órgão público precisa valer-se da Internet como ferramenta de marketing para divulgar uma campanha de esclarecimento que possa ser acessada diretamente pelos cidadãos e facilmente reenviada. Nesse caso, o marketing digital, por não assegurar otimização de buscas e acesso para redes sociais, não é uma ferramenta adequada.

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1313Q131881 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Stakeholder denomina indivíduos, grupos ou organizações que, direta ou indiretamente, podem ter interesses em relação à organização ou podem ser de alguma forma afetados por ela.

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1314Q197960 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A área de assessoria de imprensa pode ser considerada uma das principais frentes de atuação no mercado de comunicação. São atividades essenciais da assessoria de impressa na organização:

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1315Q683367 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Em Teoria da Comunicação, Martino (2014) passa a impressão de que a ideia de “comunicação" é tão ampla que várias situações podem ser definidas sob esse conceito. Ele traz, inclusive, informações sobre escolas, estudos, modelos e efeitos da comunicação. Então, de acordo com o autor, coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


( ) Newsmaking: os meios de comunicação retratam os eventos reais de acordo com as suas próprias práticas, códigos e modelos.

( ) Framming Effect: esse modelo integra o micronível da mídia com o macronível da vida cotidiana.

( ) Agenda-Setting: prevê que os temas da agenda pública definem a agenda da mídia.

( ) Encoding/Decoding: o discurso dos meios de comunicação dispõe de infraestrutura técnica, relações de produção, quadro de referência de conhecimento e estruturas de significado I e II.

( ) Zapping: pode ser caracterizado como o desaparecimento lento de uma determinada imagem na tela da televisão.

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1316Q267370 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O assessor de imprensa precisa reunir elementos para subsidiar um relatório que será entregue para a direção da empresa, contendo tanto o planejamento de comunicação empregado no último mês como os resultados alcançados. Relato cronológico e sucinto dos contatos mantidos com empresas jornalísticas, taxação dos releases enviados e dos que resultaram em matérias, eventuais gerenciamentos de crise, entre outros, são alguns dos elementos que farão parte desse relatório. Como parte constante do relatório, haverá ainda uma listagem de providências adotadas de modo periódico. Tal ferramenta, usual em assessorias de imprensa, é chamada de:

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1317Q156271 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

O Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, determina que:

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1318Q217974 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como
instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens
subsequentes.

Público-alvo é a amostra focal que, uma vez apreendida em suas tendências, possibilita a projeção ampla e generalizada dos resultados de uma sondagem de opinião.

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1319Q156535 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Segundo Rabaça e Gustavo Barbosa (Dicionário de Comunicação), o veículo impresso ou eletrônico, periódico, de comunicação institucional, dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e, menos comumente, a determinados segmentos do público externo diretamente ligados à organização é chamado de

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1320Q234873 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, serviço ou empresa, com o objetivo de

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