Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1321Q218236 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Por meio da promoção de um produto ou serviço, criam-se
estímulos para a compra e a venda, definindo-se as ferramentas do
mix de comunicação para o estabelecimento das formas de
aproximação entre a oferta e o cliente. Com relação a esse assunto,
julgue os itens seguintes.

Os serviços de relações públicas são vantajosos para a empresa porque podem proporcionar um baixo custo operacional em relação às ações de propaganda e alto retorno no âmbito dos objetivos do negócio.

  1. ✂️
  2. ✂️

1322Q198781 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A convergência tecnológica e a oferta praticamente infinita de espaço dos meios de comunicação digitais transformaram a forma de produção do discurso jornalístico, permitindo o uso simultâneo de diversas linguagens. Considerando a afirmação acima, assinale a alternativa que melhor ilustra a preparação de uma cobertura jornalística para um meio de comunicação digital.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1323Q945062 | Comunicação Social, Organização de Eventos na Comunicação Social, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Um dos modelos inovadores de gestão atual é a organização de eventos on-line, que podem ocorrer em ambiente virtual de forma totalmente remota, ou ser organizados no formato híbrido. Essa modalidade de gestão, que faz parte das competências secretariais, aproxima pessoas de diferentes partes do mundo, otimizando tempo e recursos. De acordo com a tipologia do evento, é necessário utilizar as normas de cerimonial e de protocolo.
Disponível em: https://organizenapratica.com.br/eventos-online/. Acesso em: 8 jul. 2022 (adaptado).

Considerando a gestão de eventos on-line pelo profissional da área de secretariado, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional deve ficar atento ao objetivo do evento on-line, prestando assessoria na gestão dos protocolos de cerimonial adequados ao contexto remoto.
II. O profissional da área de secretariado, como único responsável pela divulgação de eventos on-line nas empresas, deve levar em consideração, principalmente, o público-alvo que o evento pretende atingir.
III. A ferramenta adequada para uma transmissão ao vivo de qualidade deve ser definida pelo profissional da área de secretariado, visto que é essa escolha que garante o sucesso do planejamento e da organização do evento.
IV. A coleta de feedback dos participantes ao final do evento é uma forma de o profissional da área de secretariado aproveitar essas informações para aprimorar o planejamento dos próximos eventos.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1324Q156583 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

O analista de uma house agency, ao ler o relatório encaminhado pela agência de publicidade contratada, comentou que a pesquisa do Day-after-recall mostrava que o custo do GRP está acima do planejado. Isto é, o analista reclama que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1325Q269245 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Se um assessor, atendendo a pedido, indica a fonte para que um jornalista obtenha informações, é permitido que tal fonte imponha a condição de dar a entrevista, mas na presença do referido assessor.

  1. ✂️
  2. ✂️

1326Q266944 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As novas tecnologias da informação e da comunicação
(NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de
transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto,
defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a
interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais
tradicionais - onde a informação é transmitida em uma só
direção - são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe
a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os
seguintes itens.

Pode-se inferir a partir do texto que ipods, celulares, câmeras digitais, pendrives, webcams, entre outros, são considerados novas tecnologias, pois todos eles promovem interatividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1327Q144089 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Na criação de um house organ por uma empresa ou instituição é recomendável que o veículo possua um Conselho Editorial formado por representantes da assessoria de comunicação, por representantes da direção e dos empregados. A principal finalidade desse Conselho Editorial é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1328Q218079 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos aos produtos elaborados
pelas assessorias de imprensa para o relacionamento com a mídia.

Os artigos são uma maneira eficiente de divulgar a opinião das organizações sem a necessidade de comercialização de espaço nos veículos de comunicação. Para tanto, é preciso que a redação do artigo geralmente executada por um ghost-writer esteja adequada às oportunidades de tamanho e abordagem oferecidas pelo veículo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1329Q218591 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à publicação de textos publicitários em diferentes
meios, julgue os itens a seguir.

Alguns recursos tecnológicos de geração de imagens, como imagens em movimento e efeitos especiais, contribuem para tornar o texto publicitário verbal veiculado pela televisão mais dinâmico e eficaz.

  1. ✂️
  2. ✂️

1330Q217840 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos Estudos Culturais, uma linha de pesquisa ligada a
Stuart Hall e seu principal texto, Codificação/Decodificação,
julgue os itens seguintes.

De acordo com os estudos de Stuart Hall, a denotação de um termo corresponde ao seu sentido mais fixo, ao passo que a conotação remete a um contexto, uma cultura.

  1. ✂️
  2. ✂️

1331Q104948 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

As fontes de informação hoje são cada vez mais preparadas e atuantes no sistema de informação jornalística. Isto ajuda a sociedade a se manter informada, mas também pode conduzir a práticas de manipulação da informação. Sobre as fontes de informação, avalie os itens abaixo e marque a opção correspondente.

( ) O porta-voz, responsável por falar oficialmente em nome da organização, é também chamado de gatekeeper.

( ) Um tipo de evento programado pelas fontes é o chamado pseudo-evento. Ele tem natureza promocional e assume características que o distinguem do evento espontâneo ou natural.

( ) Um assessor de imprensa deve ser orientado a plantar matérias no noticiário, de maneira a promover a organização ou assessorado, colher visibilidade e informar com precisão a sociedade sobre temas de interesse público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1332Q217850 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um dos papéis do assessor de imprensa é estabelecer relações de
confiança com profissionais de imprensa. Para isso, há alguns
procedimentos institucionalizados. A esse respeito, julgue os itens
subsecutivos.

O off-the-record, ou simplesmente off, é a condição pela qual, no Brasil, uma informação é prestada a um jornalista por um assessor de imprensa ou por uma fonte oficial ou não para simples conhecimento, ou seja, mediante o compromisso de que não será publicada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1333Q862460 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

A comunicação organizacional integrada engloba, além da comunicação interna, a comunicação institucional (Relações Públicas) e a comunicação mercadológica (Marketing).

São exemplos de comunicação institucional a 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1334Q198409 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas em relação ao exercício ilegal da profissão, função ou atividade de Relações Públicas, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) A profissão de Relações Públicas poderá ser exercida legalmente como atividade liberal, assalariada ou de magistério.
( ) A falta de registro junto ao Conselho Federal torna ilegal o exercício da profissão.
( ) O Conselho Regional atentará para os nomes utilizados por pessoas físicas e jurídicas que, motivadas pela expansão dos negócios da comunicação no mercado e na tentativa de se eximirem da obrigatoriedade legal do registro profissional, executam funções específicas de Relações Públicas.
( ) O Conselho Federal decidirá se a atividade ou a função em exame, independente do nome adotado, enquadram–se no escopo do exercício das Relações Públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1335Q144914 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Há fatos que despertam o interesse público, rendendo cobertura em inúmeras edições de jornais e revistas. Ao texto que retoma o assunto ou uma matéria em edições posteriores dá-se o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1336Q197401 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo sobre a identidade organizacional e, a seguir, assinale a alternativa que contém a seqüência correta.

I–O significativo crescimento das indústrias da economia imaterial, a partir de 1990, cria uma situação em que o conceito de imagem se mistura com o de identidade institucional, tornando–se o grande diferencial de competitividade para as organizações.
II–Um grande desafio da comunicação moderna é compatibilizar a visibilidade de uma organização com a sua identidade.
III–Aquilo que a organização é, pode ser entendido como a sua identidade.
IV– A identidade de uma organização configura–se historicamente e se expressa na cultura organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1337Q266802 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O direito à informação e o direito à liberdade de
expressão, preceitos constitucionais, são princípios éticos que
devem nortear todas as leis reguladoras dos costumes na
informação, desde a Lei de Imprensa aos manuais de redação.

Manuel Chaparro. Pragmática do jornalismo. São Paulo, 1994, p. 4.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de
comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como
referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

No estudo de normas e regulamentos relativos à profissão de jornalista, é correto incluir pressupostos da teoria organizacional da notícia, vertente que insere o jornalista no seu contexto mais imediato: a organização para a qual trabalha. Segundo essa perspectiva, a organização condiciona diretamente a produção informativa (a estrutura organizacional, a hierarquia funcional, a cultura organizacional, as relações de trabalho e o relacionamento da organização com o Estado, o governo, os partidos políticos, os anunciantes e outras corporações).

  1. ✂️
  2. ✂️

1338Q143927 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Uma das funções do Assessor de Comunicação é a realização de media training, que tem como principal objetivo preparar os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1339Q106553 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

O Assessor de Imprensa deve orientar o entrevistado a, durante uma entrevista:

( ) Utilizar o recurso do "off the record" caso não possa assumir a responsabilidade pela informação.
( ) dizer só o que gostaria de ver publicado, mas dentro disso, falar objetivamente e claro.
( ) solicitar o texto depois de ser produzido e antes de ser publicado - mas apenas para verificação dos dados.

Avalie os itens acima e marque a opção correspondente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1340Q144455 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

Conjugando ações voltadas para o público interno da organização, o endomarketing busca atrair e reter clientes externos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.