Questões de Concursos Comunicação Social

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1341Q145755 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A convite de Paul Lazarsfeld, o filósofo alemão Theodore Adorno colaborou em estudos sobre programas musicais de rádio nos Estados Unidos. O resultado foi uma crítica ao estatuto da música, tratada como um rebaixamento a um estado de ornamento da vida cotidiana, uma felicidade fraudulenta e uma arte integrada ao sistema. Em meados dos anos 1940, ao lado de Max Horkheimer, Adorno criou um conceito, dentro de sua teoria crítica, conhecido como

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1342Q156510 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

A declaração que oferece conceituação à responsabilidade social do jornalista foi dita por:

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1343Q218492 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos Estudos Culturais, uma linha de pesquisa ligada a
Stuart Hall e seu principal texto, Codificação/Decodificação,
julgue os itens seguintes.

Uma pessoa que tenha um alcoólatra na família tende a decodificar as publicidades de cerveja de modo hegemônico, na acepção de Stuart Hall, que divide a decodificação em três tipos: hegemônica, oposicionista e negociada.

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1344Q199561 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O processo de divulgação de produtos/serviços deve satisfazer alguns objetivos ou etapas essenciais. Relacione a tipologia de objetivos, apresentada na coluna da esquerda, às características descritas na coluna da direita, assinalando a alternativa correta.

( ) Despertar consciência
( ) Chamar a atenção
( ) Obter fidelidade
( )Proporcionar conhecimento
( ) Criar desejo, suscitar expectativa

1. As necessidades são inerentes aos seres humanos, mas algumas delas não estão no nível do sentido ou da percepção.
2. Mostrar a relevância da mensagem para o público-alvo.
3. Conhecer e manter os motivos que conectam públicos a serviços/produtos.
4. Detalhar informações sobre o produto/serviço divulgado.
5. Lançar mão de meios que mantenham a identificação favorável entre públicos e serviços/produtos.

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1345Q268219 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Determinado órgão público precisa melhorar a comunicação interna com seus funcionários terceirizados. O público-alvo possui o ensino fundamental incompleto e pouco tempo para se dedicar à obtenção de informação. Dentre os suportes utilizados na comunicação interna com esse público-alvo, destacam-se:

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1346Q268222 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Um dos conceitos mais importantes sobre comunicação social considera os receptores como heterogêneos, anônimos e isolados. Esse conceito se refere a:

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1347Q142534 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se

materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua

matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios

volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o

que leva a uma nova forma de escrever a oralidade.

Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica,

julgue os itens que se seguem.

 

Os roteiros e formatos de programas de entrevistas, jornalismo all news, debates, entrevistas e mesasredondas seguem o padrão televisivo, com a diferença de que a agilidade e a presença do ao vivo são maiores no rádio. Por isso, dispensam a elaboração de scripts e roteiros precisos.

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1348Q143559 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Considere: I.Características, internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é. II.Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição. Ou seja, ?Como o outro me vê??. Pode ser transitória. III.Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre essa instituição no decorrer do tempo. Os itens I, II e III são, respectivamente, definidos como

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1349Q708553 | Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

Nem só de release “vive uma assessoria de imprensa”, diz Maffei (2008, p. 79), pois o excesso de textos enviados aos jornalistas pode gerar sentimentos negativos contra os assessores. Portanto, tem-se que o melhor caminho para uma prática eficiente de assessoria de imprensa está na construção de relacionamentos éticos e sólidos com os jornalistas. Em relação às atividades que permeiam um relacionamento sadio entre assessores e jornalistas (redatores de veículos de comunicação), é correto afirmar que
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1350Q190420 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Defensoria e Uniban fazem acordo para realização de vestibular para aprovados em 2ª e 3ª chamadas no Prouni de 2009
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A Defensoria Pública do Estado e a Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban) assinaram na última sexta-feira um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que a instituição educacional se comprometeu a realizar vestibular para os candidatos aprovados no início de 2009 em 2a e 3a chamadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos tiveram a matrícula recusada pela universidade por não terem participado do processo seletivo que aconteceu em fevereiro, antes da divulgação da lista dos selecionados no Prouni. (http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=3086 - Acesso em 10/12/2009)

O lead dessa matéria interna do Portal da Defensoria Pública do Estado de São Paulo valoriza o seguinte elemento da matéria jornalística:

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1351Q217322 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação ao conceito de comunicação interna, julgue os itens a
seguir.

Entre os canais de comunicação interna estão jornais e revistas, os quais têm como uma das suas principais vantagens o fato de trazerem um retrato muito convincente da instituição.

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1352Q268535 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao
direito fundamental à informação de relevante interesse público
e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito
e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso
com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando
esse dispositivo, julgue os próximos itens.

É dever do jornalista divulgar todas as informações que contribuam para o desenvolvimento social e para a democracia.

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1353Q268791 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de
massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

No início da Era Moderna, a interface entre pinturas e textos era uma das formas de interação dos meios de comunicação com os receptores.

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1354Q268303 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

O rádio, por não fazer uso da linguagem corporal, tem menos alcance que a televisão.

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1355Q268318 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.

Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.

Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.

Chama-se isocromia o efeito obtido em uma composição gráfica com o uso de cores diferentes, mas de forma harmônica e complementar. Esse princípio, entretanto, não se aplica à composição de capas de revistas e de primeiras páginas de jornais, pois, nesses casos, a isocromia não chama a atenção do leitor.

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1356Q217630 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que o índice de audiência representa o percentual da
audiência potencial exposta a determinado veículo de comunicação,
julgue os itens a seguir, acerca de audiência.

O GRP (gross rating points) corresponde à soma, em porcentagem, dos índices de audiência; no seu cálculo, consideram-se a intensidade e a frequência da audiência.

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1357Q266527 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

Nos estudos de opinião pública, o efeito chamado dissonância cognitiva resulta da espiral do silêncio. Nesse caso, a dissonância decorre da ação de líderes autoritários que falam em nome de seus liderados e apresentam a opinião minoritária como se fosse a opinião de todos daquele grupo social.

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1358Q195639 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Um dos principais mercados para os profissionais de jornalismo, a atividade de assessoria de imprensa consiste na geração de mídia espontânea para um determinado cliente, através da (o):

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1359Q199498 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Na avaliação são aferidos os resultados da ação de Relações Públicas em função dos objetivos definidos no planejamento. Segundo Jorge Pedro Souza (2004), existem variados métodos e técnicas de investigação e observação capazes de auxiliar no julgamento objetivo de uma ação de Relações Públicas concluída ou em curso. Dentre as opções abaixo são considerados exemplos de avaliações de ações de Relações Públicas:

I– O levantamento do custo das Relações Públicas por pessoa exposta à mensagem.
II– A avaliação de equivalência publicitária.
III– A correção dos desvios.
IV– A presença em eventos.
V– A avaliação pelos pares e pelos comitês organizacionais.

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1360Q218208 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O planejamento estratégico de comunicação integrada é
fundamental para a implantação e o desenvolvimento de ações e
programas no terceiro setor, assim como nas organizações públicas
e privadas. Acerca da comunicação no terceiro setor, julgue os itens
subsequentes.

A mobilização social é reconhecida como um ato de comunicação porque, envolvendo o compartilhamento, exige ações de comunicação em seu sentido mais amplo, o do diálogo. Assim, a prática da comunicação mobilizadora para as organizações do terceiro setor requer o estabelecimento de canais e meios de comunicação que permitam a reflexão e o debate pela busca conjunta de soluções efetivas para os problemas sociais.

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