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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q145249 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a televisão, julgue os itens que se seguem.

Narrativa dramática é aquela em que o foco principal do narrador recai sobre a subjetividade das personagens.

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1362Q199271 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O exercício profissional das Relações Públicas na modernidade não deve buscar:

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1363Q267884 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Danos irreparáveis à imagem de pessoas ou instituições podem ser causados pela prática de um tipo de jornalismo torpe, que avilta a ética jornalística. Devido à política editorial que o norteia, é flagrante a falta de rigor na metodologia científica de pesquisa. Matérias prontas antes de serem apuradas, roteiros de entrevista contendo as declarações que precisam ser extraídas das fontes e frases fora do contexto para conferir tom histriônico à reportagem são apenas alguns exemplos da prática desse modelo de jornalismo. A partir das considerações acima, é correto inferir que:

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1364Q193655 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Os editores de organizações jornalísticas responsáveis estão ficando cada vez mais cautelosos a respeito do uso de fontes secretas. Sua preocupação parece centralizarse no seguinte: 1) a possibilidade de que a mídia esteja sendo usada por fontes que insistem no sigilo ou por repórteres que inventam as coisas e as colocam nas suas matérias, atribuindo-as às chamadas fontes confidenciais; 2) a possibilidade de perda de credibilidade, sempre que os leitores ou telespectadores não recebam a informação exata a respeito das fontes específicas de informações importantes; e 3) as dificuldades de defesa em processos por difamação, quando os juizes se recusam a considerar a prova da exatidão das matérias em disputa, desde que baseadas em fontes que a mídia se recusa a identificar.
(http://www.igutenberg.org/analise1.html. Acesso em 12/01/2009)

Em jornalismo essa forma de veicular informação é chamada de

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1365Q268665 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A comunicação endógena, ao utilizar ferramentas da comunicação institucional e da comunicação mercadológica, incrementa a interação entre a organização e seus funcionários. Com esse propósito, o assessor de comunicação precisa desenvolver um produto noticioso institucional que sintetize a política de comunicação organizacional integrada e valorize a relação dialógica entre a direção e o chão da fábrica. O produto que atende a essa orientação apresentará conteúdo:

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1366Q156298 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

O efeito visual de uma impressão totalmente colorida para o olho humano é obtido pela divisão da imagem original em quatro componentes que correspondem às cores primárias de impressão:

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1367Q217239 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.

De acordo com a função comunicacional, o vídeo-empresa pode ser classificado em quatro gêneros principais: vídeo institucional, que visa apresentar o produto, o serviço ou uma ação da empresa para públicos externos específicos; vídeo integração, que visa apresentar a empresa para empregados e colaboradores; vídeo promocional, que visa apresentar a empresa a públicos externos e à comunidade e vídeo instrucional, que visa à formação e ao desenvolvimento profissional.

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1368Q267417 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de
massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

Na Europa, no início da Era Moderna, rituais, espetáculos, montagens de teatro, balés e óperas eram as formas de comunicação multimídia mais comuns.

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1369Q156315 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

A I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada no Rio de Janeiro nos dias 20 e 21 de maio de 2011, sistematizou as contribuições de entidades nacionais da área para a criação de um novo Marco Regulatório das Comunicações. Em relação à propriedade dos meios e à publicidade oficial, entre outras, o texto recomenda

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1370Q194983 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Barbosa (2003), o rádio possui uma infinidade de características que lhe conferem especificidade como mídia de massa. Relacione a tipologia apresentada na coluna da esquerda às características descritas na coluna da direita, assinalando a alternativa correta.

( ) Sensorialidade
( ) Regionalismo
( ) Intimidade
( ) Penetração
( ) Imediatismo 1. Capacidade de estimular a imaginação, ao valer-se apenas da voz e/ou fala, obrigando o ouvinte a recriar imagens que tornem o assunto inteligível. 2. Capacidade de atingir grandes massas de ouvintes de grupos e extratos sociais diferenciados. 3. Capacidade de dar visibilidade a informações e questões de interesse localizado e/ou comunitário. 4. Capacidade de dirigir-se a um único indivíduo, pelas suas características discursivas e o uso de expressões personalizadas. 5. Capacidade de incitar o interesse dos ouvintes sobre fatos no momento em que são divulgados.

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1371Q218042 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

Do mesmo modo como, no telejornalismo, a pauta precisa trazer um planejamento pormenorizado do que será noticiado, no jornalismo veiculado na Internet, a pauta deve ser elaborada com muito rigor, apresentando orientações detalhadas que guiem o trabalho do repórter.

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1372Q217795 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca de comunicação interna.

A comunicação interna, diferentemente dos programas de endomarketing, preocupa-se, sobretudo, com a motivação dos empregados.

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1373Q267217 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

Apesar da necessidade de simplicidade e objetividade, a notícia impressa ou escrita não exige frases curtas.

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1374Q196055 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

As tecnologias da comunicação e informação são, atualmente, componentes indispensáveis na estrutura social e política da humanidade. A rede faz parte dessa nova percepção da realidade. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra " V" , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra " F" , quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) Uma das vantagens da rede, como ferramenta de relacionamento organizacional, é uma inversão do rígido modelo comunicacional que se baseava na direção emissor-receptor para um modelo dialético e mais horizontalizado.
( ) Permite que os profissionais e os próprios usuários segmentem seus públicos por meio de listas de discussão, newsgroups, listas de e-mail, blogs, assuntos de interesse.
( ) Pode substituir outras mídias e é adequada a todos os públicos.
( ) No cenário da web 2.0 as expressões de comunicação ocorrem de forma mais complexa se comparadas ao cenário da web 1.0.
( ) Pesquisas e enquetes feitas através da rede atingem um publico muito maior e tem mais credibilidade.

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1375Q218096 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a imagem institucional.

A propaganda é a principal responsável pela construção da imagem institucional, sobretudo a que é dirigida ao público externo.

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1376Q145660 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que se refere à qualidade de um texto informativo.

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1377Q146971 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à adequação linguística de textos radiofônicos,
julgue os itens a seguir.

É recomendável que se escreva, para o rádio, na ordem direta, na voz ativa e usando-se verbos discendi adequados.

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1378Q142631 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

A atuação em mídias web e digitais pressupõe exercer novas funções e atribuições relacionadas à produção e veiculação de conteúdos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

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1379Q267852 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pierre ?emor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

As atuais políticas de e-Gov (governo eletrônico) - com portais que oferecem informações ao cidadão e captam suas demandas - são exemplos de aplicações de tecnologias de informação para a oferta de serviços de informação pública condizentes com o contexto social contemporâneo.

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1380Q196941 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

As novas exigências de ordem mundial e a rapidez na transmissão de informações implicam na criação de novos paradigmas na contemporaneidade. Analise as afirmativas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– O papel desempenhado pelos meios de comunicação passou a ser de tal ordem a ponto de se poder afirmar que, sem os meios de comunicação teleinformáticos, o complexo fenômeno da globalização, especialmente nos seus aspectos econômicos, políticos e culturais, não teria sido possível.
II– O conceito de "comunicação–mundo" surge a partir da constatação de que os sistemas tecnológicos complexos de comunicação e informação passaram a exercer um papel estruturante na organização da sociedade e da nova ordem mundial. Daí a sociedade ser definida em termos de comunicação que também é definida em termos de rede.
III– Em decorrência do desenvolvimento das tecnologias oriundas da eletrônica, informática e telecomunicações, os meios de comunicação de massa rompem ou ultrapassam fronteiras, culturas, idiomas, religiões e diversidades sócioeconômicas.
IV– As comunicações constituem, ao mesmo tempo, um importantíssimo setor industrial, um universo simbólico que é objeto de consumo maciço, um investimento tecnológico em expansão ininterrupta, uma experiência individual diária, um terreno de confronto político, um sistema de intervenção cultural e de agregação social, uma maneira de informar–se, de entreter–se, de passar o tempo, etc.

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