Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q267089 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Uma das ferramentas para comunicação online mais importantes para indexar o conteúdo é o(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1362Q156502 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

É correto afirmar que os quatro princípios básicos de diagramação são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1363Q145249 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a televisão, julgue os itens que se seguem.

Narrativa dramática é aquela em que o foco principal do narrador recai sobre a subjetividade das personagens.

  1. ✂️
  2. ✂️

1364Q235639 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Uma distinção comum feita em manuais de jornalismo diferencia notícia de reportagem. A reportagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1365Q267675 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Determinado político foi convidado a participar ao vivo de um programa de auditório num canal aberto de televisão. O apresentador conduziu a entrevista e optou pelo viés do entretenimento: a participação do político era entremeada com apresentações de grupos musicais, piadas e análise da conjuntura política e econômica do país. Desse modo, é correto afirmar que a política convertida em espetáculo acarreta a manutenção do status quo, uma vez que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1366Q217247 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere aos aspectos fundamentais da tradição teórica e
da produção da chamada Escola de Frankfurt, julgue os itens
subsequentes.

Na história das teorias da comunicação, uma linha de pesquisa que se afasta das conclusões da Escola de Frankfurt, ainda que trate da indústria cultural, conceito comum às duas tradições, é a Teoria Culturológica, com destaque para o trabalho de Edgar Morin.

  1. ✂️
  2. ✂️

1367Q693663 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca das teorias da comunicação, julgue o item a seguir. 

De acordo com os pressupostos da teoria hipodérmica, os indivíduos são seres totalmente passivos e suscetíveis aos estímulos produzidos pelos meios de comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1368Q194983 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Barbosa (2003), o rádio possui uma infinidade de características que lhe conferem especificidade como mídia de massa. Relacione a tipologia apresentada na coluna da esquerda às características descritas na coluna da direita, assinalando a alternativa correta.

( ) Sensorialidade
( ) Regionalismo
( ) Intimidade
( ) Penetração
( ) Imediatismo 1. Capacidade de estimular a imaginação, ao valer-se apenas da voz e/ou fala, obrigando o ouvinte a recriar imagens que tornem o assunto inteligível. 2. Capacidade de atingir grandes massas de ouvintes de grupos e extratos sociais diferenciados. 3. Capacidade de dar visibilidade a informações e questões de interesse localizado e/ou comunitário. 4. Capacidade de dirigir-se a um único indivíduo, pelas suas características discursivas e o uso de expressões personalizadas. 5. Capacidade de incitar o interesse dos ouvintes sobre fatos no momento em que são divulgados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1369Q156606 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

O artigo "Mídia e Educação: reflexões sobre o uso pedagógico de textos de divulgação científica" de autoria de Elisabeth Gonçalves, Graça Caldas e Márcia Reami Pechula, apresenta argumentação que desvenda a importância do conhecimento crítico e seus desdobramentos na mídia. As autoras afirmam que:

I. a relação que se estabelece entre o divulgador (jornalista ou cientista), por meio do veículo e o público leitor, revela um ethos diferenciado, considerando- se a especificação do conteúdo veiculado e os objetivos envolvidos nesse processo comunicativo, caracterizado como um campo entre o discurso científico e o jornalístico, ora mais próximo do primeiro, ora do segundo.

II. a mídia é apresentada como uma máquina produtora de signos que se originam na parte da atividade humana dedicada a construir sentido social, que está em relação com o contexto econômico, pois todo órgão informativo atua como uma empresa, cuja finalidade consiste em fabricar um produto definido.

III. não existe apenas um discurso de divulgação científica. É preciso reconhecer a construção de diferentes discursos, conforme as características dos veículos e do público a que se destinam, porque as manifestações enunciativas são resultantes da interação entre os interlocutores ideologicamente marcada pela linguagem.

IV. o jornalista assume a posição de fiador, explicando o conteúdo e selecionando da fala do pesquisador elementos simples para os fatos apresentados e posicionando-se ao lado do seu leitor, como alguém que também não dominava o conteúdo, mas que já tomou conhecimento a partir do diálogo com o cientista e outras fontes de informação.

Têm respaldo nas teorias de comunicação o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1370Q197828 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O desenvolvimento dos meios técnicos de produção, difusão e circulação da Comunicação de Massa transformou modos de experiência e padrões de interação característicos das sociedades modernas. Analise as afirmativas sobre a natureza e o impacto dessas transformações, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) O conhecimento dos fatos que acontecem para além do meio social no qual os indivíduos estão inseridos é derivado de processos de recepção das formas simbólicas mediadas pela mídia.
( ) A natureza da interação social proporcionada pelos meios técnicos de Comunicação de Massa não é afetada pela forma do próprio meio técnico, uma vez que esta depende das mensagens por ele veiculadas.
( ) A Comunicação de Massa, proporcionada pelos meios técnicos, implica uma transmissão de mensagens de mão única e uma recepção caracterizada por um processo passivo, acrítico, embora socialmente diferenciado.
( ) O desenvolvimento dos meios técnicos de Comunicação de Massa reconstruiu os limites entre a vida pública e privada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1371Q142534 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se

materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua

matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios

volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o

que leva a uma nova forma de escrever a oralidade.

Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica,

julgue os itens que se seguem.

 

Os roteiros e formatos de programas de entrevistas, jornalismo all news, debates, entrevistas e mesasredondas seguem o padrão televisivo, com a diferença de que a agilidade e a presença do ao vivo são maiores no rádio. Por isso, dispensam a elaboração de scripts e roteiros precisos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1372Q692478 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item a seguir. 
Amostra é uma coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse público; população é um subgrupo da amostra.
  1. ✂️
  2. ✂️

1373Q268303 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

O rádio, por não fazer uso da linguagem corporal, tem menos alcance que a televisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1374Q217630 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que o índice de audiência representa o percentual da
audiência potencial exposta a determinado veículo de comunicação,
julgue os itens a seguir, acerca de audiência.

O GRP (gross rating points) corresponde à soma, em porcentagem, dos índices de audiência; no seu cálculo, consideram-se a intensidade e a frequência da audiência.

  1. ✂️
  2. ✂️

1375Q266802 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O direito à informação e o direito à liberdade de
expressão, preceitos constitucionais, são princípios éticos que
devem nortear todas as leis reguladoras dos costumes na
informação, desde a Lei de Imprensa aos manuais de redação.

Manuel Chaparro. Pragmática do jornalismo. São Paulo, 1994, p. 4.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de
comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como
referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

No estudo de normas e regulamentos relativos à profissão de jornalista, é correto incluir pressupostos da teoria organizacional da notícia, vertente que insere o jornalista no seu contexto mais imediato: a organização para a qual trabalha. Segundo essa perspectiva, a organização condiciona diretamente a produção informativa (a estrutura organizacional, a hierarquia funcional, a cultura organizacional, as relações de trabalho e o relacionamento da organização com o Estado, o governo, os partidos políticos, os anunciantes e outras corporações).

  1. ✂️
  2. ✂️

1376Q156271 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

O Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, determina que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1377Q234873 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, serviço ou empresa, com o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1378Q217473 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.

O gatekeeper confere ao profissional do jornalismo grande poder dentro da sociologia dos emissores, pois cabe a ele decidir quais assuntos serão publicados, operando assim como um filtro a partir de valores/notícia acordados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1379Q688016 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito das distintas funções dos profissionais de comunicação em uma organização, julgue o item que se segue. 

Cabe ao profissional de relações públicas moldar e implementar programas de mediação entre os interesses sociais, políticos e econômicos capazes de influenciar o crescimento da organização.
  1. ✂️
  2. ✂️

1380Q200106 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Gil Nuno Vaz (1995) identifica algumas estratégias de atuação para o lobby, cuja aplicação depende do tipo de organização, de fatores circunstanciais ou do nível de impacto necessário para a obtenção do resultado esperado. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I–O lobby pode atuar concentrado no suprimento de informações, através de um trabalho informativo dirigido, encaminhadas tanto ao tomador de decisão quanto a setores paralelos que podem ser consultados sobre a questão.
II–O lobby pode concentrar–se no exercício da mobilização e/ou da pressão exercida de modo discreto ou ostensivo.
III–O lobby não pode atuar concentrado em pressões que busquem exercer alguma influência através de mecanismos em que a autoridade se sinta, de algum modo, comprometida com a causa em questão.
IV– O lobby não atua através da influência exercida pela proximidade ou intimidade de uma ou algumas pessoas como o tomador de decisões.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.