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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q196221 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A década de 50 concentrou fatos que marcaram, no Brasil, o início da aplicação efetiva das técnicas de Relações Públicas nas organizações. As alternativas abaixo indicam fatos relevantes do referido período histórico, exceto:

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1382Q217216 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da pesquisa científica na área de comunicação, julgue os
itens a seguir.

A amostragem constitui o conjunto de dados criteriosamente selecionado, que, representativo de um todo, deve ser analisado com base nos referenciais metodológicos da pesquisa.

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1383Q217473 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.

O gatekeeper confere ao profissional do jornalismo grande poder dentro da sociologia dos emissores, pois cabe a ele decidir quais assuntos serão publicados, operando assim como um filtro a partir de valores/notícia acordados.

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1384Q218506 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O assessoramento de comunicação e imprensa em órgãos públicos,
embora adote procedimentos e técnicas básicos da atividade
comuns a todos os setores, requer alguns enfoques e cuidados
específicos. Com relação a esse tipo de assessoramento, julgue os
itens seguintes.

As inserções publicitárias com vistas à divulgação promocional de autoridades de governo, para que tenham amparo legal, devem ser previstas nos planos anuais de comunicação de cada órgão público. Nesses planos, devem constar as previsões orçamentárias e os briefings das campanhas a serem realizadas no ano fiscal a que se referem.

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1385Q267156 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A Defensoria Pública de um estado brasileiro desenvolveu diversos serviços para os cidadãos, alguns com nomes fantasia, outros usando o nome da Defensoria. Dentro da gestão de marketing, esse conjunto de serviços oferecido representa, para a marca Defensoria Pública:

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1386Q267671 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A imagem de uma organização é construída para seus públicos a partir:

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1387Q692894 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à produção e à legitimação de notícias no ambiente corporativo, julgue o item subsecutivo. 
Uma das principais ferramentas utilizadas para contato do profissional de relações públicas com jornalistas, o release deve ser elaborado com as informações necessárias para auxiliar o trabalho da imprensa e enviado por email à maior quantidade possível de jornalistas, ainda que sem a autorização do destinatário, pois, quanto mais jornalistas o receberem, maior será a probabilidade de ser publicada a informação.
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1388Q230840 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

No jargão jornalístico, o olho é um trecho de texto

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1389Q141499 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Na redação jornalística, a técnica conhecida como pirâmide invertida é desenvolvida, fundamentalmente, a partir

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1390Q195006 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a organização de eventos e atividades como prática de Relações Públicas, é incorreto afirmar:

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1391Q688075 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item a seguir. 

Na fase de interpretação dos dados, o pesquisador prende-se somente aos dados; na fase de análise dos dados, que ocorre em seguida, o pesquisador procura um sentido mais amplo para os dados. 
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1392Q232461 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Em uma edição de uma revista, a maioria dos espaços destinados a anúncios se concentra em, aproximadamente, 25% a 30% das páginas, distribuídas no

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1393Q195624 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre os conceitos de marketing e venda podemos afirmar:

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1394Q218153 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as relações entre mídia, contemporaneidade e
publicização da informação, julgue os itens subsequentes.

As tecnologias digitais proporcionaram multiplicidade de acesso às informações, ampliação de espaços de interação e novas configurações para a produção das notícias. Essas mudanças implicaram reconfiguração das práticas comunicacionais nas organizações e, nesse contexto, diminuição da relevância das mídias lineares (TV, rádio e mídia impressa).

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1395Q267576 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

O corpo da notícia deve conter somente dados que explicam o lide.

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1396Q196924 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Uma crise com a opinião pública releva a repercussão negativa de um conjunto de interesses de públicos que são afetados pelas ações de uma organização. Neste sentido, identifique as prováveis questões geradoras de crises e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Produtos ou serviços que possam produzir acidentes de consumo, afetando a vida, a saúde e a integridade física ou moral de consumidores, clientes e usuários.
II. Produtos ou serviços fora de especificação, com defeitos ou viciados. III. Violações contratuais, tais como prazo de entrega, manutenção, atraso ou interrupção no fornecimento, cobranças indevidas e outras violações à Lei de Defesa do Consumidor.
IV. Problemas relacionados à comercialização de produtos e serviços que possam afetar de forma negativa a circulação de bens.
V. Problemas relacionados à construção da opinião pública positiva.

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1397Q691522 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação ao marketing, julgue o item a seguir. 
Na ausência de uma campanha publicitária, o profissional de relações públicas dirigir o programa de ação de comunicação de uma empresa é exemplo de como ele pode colaborar para o sucesso da comunicação de marketing. 
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1398Q142152 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Um canal de humor foi criado na internet em agosto de 2012, quando veiculou seu primeiro vídeo, com duração total de 15?24?. Paulatinamente as postagens foram reduzidas, sendo que atualmente o grupo de humoristas posta esquetes com, geralmente, 1?30 a 3?, às 11h de segundas e quintas-feiras. Quase três anos depois do primeiro programa, hoje tem mais de 10 milhões de usuários inscritos e seus vídeos costumam passar de 2 milhões de visualizações. Considerando as características da mídia usada, conclui-se que a drástica redução de duração dos vídeos contribuiu para o sucesso do canal porque

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1399Q217675 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às características das assessorias de imprensa e suas
estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos
itens.

O press kit, ferramenta importante produzida pela assessoria de imprensa, pode ser entregue em formato eletrônico gravado em mídias digitais ou impresso, acondicionado em uma pasta, acompanhado ou não de brinde. Sua função principal é prover o repórter de material jornalístico finalizado, que pode ser reproduzido na íntegra pelos veículos de comunicação.

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1400Q143456 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

Do ponto de vista da edição, deve-se ter cuidado ao modificar a estrutura de uma sentença ambígua ou de um trecho sobre o qual se tenha dúvida. Nesse caso, o procedimento correto é consultar quem escreveu o texto e, se a imprecisão permanecer, apurar-se novamente o detalhe em questão.

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