Questões de Concursos Comunicação Social

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141Q840776 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Analista Legislativo, FCC, 2020

Na edição de programas radiofônicos, além da adequação do texto ao conteúdo veiculado, também é necessário ater-se à parte musical que será emitida ao fundo. Esse recurso se denomina:
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142Q712462 | Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

Paulatinamente, a classe empresarial vai criando consciência de que a comunicação é um instrumento estratégico e de gestão. Muitas empresas têm entendido que a comunicação lhes permite estabelecer contato com o público-alvo (também chamados de prospect ou targets) importantes para o seu sucesso. Andrade (2003) recomenda o uso de três critérios para definir o público-alvo de uma organização. Assinale a alternativa que os apresente.
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143Q143828 | Comunicação Social, Teorias do Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Durante o Século XX, sobretudo com a criação de um novo jornalismo - a chamada pennypress - os jornais são encarados como um negócio que pode render lucros, apontando como objetivo fundamental o aumento das tiragens. Com o objetivo de fornecer informação e não propaganda, os jornais oferecem um novo produto - as notícias, baseadas nos fatos.
(Traquina, Nelson: Teorias do Jornalismo, v. II: A Tribo Jornalística - Uma Comunidade Interpretativa Transnacional. Florianópolis: Insular, 2005. p. 35)

O surgimento de empresas jornalísticas privadas que auferem lucro mudou, em todo Ocidente, o perfil do jornalista, que deixou de fazer primordialmente propaganda explícita de um determinado grupo ou classe social para se concentrar em fatos e noticiários. De acordo com o trecho acima, para o jornalista esse movimento resultou em

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144Q145374 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento sustentável envolve o atendimento das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Considerando essa informação, assinale a opção correta com relação ao conceito de responsabilidade social corporativa.

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145Q237925 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Dos recursos listados abaixo, aquele que NÃO se refere a uma solução de CRM (Customer Relationship Management) é o(a)

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147Q110344 | Comunicação Social, História da Imprensa, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

O Decreto de 22 de novembro de 1823 criou no Brasil, nos moldes da lei portuguesa de 1821, a

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148Q839953 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

O papel da assessoria de imprensa nas redes sociais ganha cada vez mais destaque e lança aos profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional novos desafios. Nessa adaptação ao novo cenário, muitas assessorias de imprensa não adequam seus métodos e acabam se limitando a trazer para o mundo online as mesmas estratégias e os mesmos produtos utilizados na relação que, antes, mantinham com os antigos meios de comunicação de massa. Sobre o assunto, marque a opção que NÃO corresponde às mudanças nas práticas de assessoria de imprensa com o advento das redes e mídias sociais.
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149Q232780 | Comunicação Social, Assessoria de Imprensa, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao lado dos meios impressos, da TV e do rádio, as assessorias de imprensa no Brasil já ocupam uma posição de destaque como meio de referência para o exercício do jornalismo.


Qual das tarefas a seguir é de uma assessoria de imprensa?

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150Q235910 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

A construção da identidade corporativa de uma organização é feita

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151Q232933 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Uma mesma imagem será gravada em dois arquivos diferentes, um para uso na Internet, o outro, para ser impresso. Os arquivos devem ser configurados, respectivamente, segundo os padrões:

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152Q843757 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

A conduta ética do assessor de imprensa é fundamental para o exercício de sua função. Para tanto, ele deve se relacionar com os jornalistas de forma transparente. Neste sentido, faz parte do comportamento ético do assessor de imprensa a opção:
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153Q844843 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Prefeitura de Arapongas PR Agente Administrativo, FAFIPA, 2020

O prefeito do município de Arapongas - PR enviou um e-mail convocando todos os servidores para uma reunião sobre atendimento ao público. Diante da situação hipotética e dos conceitos dos elementos da comunicação, assinale a alternativa CORRETA:
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154Q151262 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

As lojas virtuais surgiram graças a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importância que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a regra dos 80/20, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenômeno da cauda longa é observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que

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156Q156241 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

O pensamento que melhor representa a teoria de Marshall MacLuhan é:

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157Q147220 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

A prática do off é muito utilizada no jornalismo, principalmente na área política, o que acaba preservando muitas fontes que, às vezes, podem estar comprometidas com delitos. O texto do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros prevê que

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158Q845954 | Comunicação Social, Ética da Comunicação, Analista Legislativo, FCC, 2020

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) em seu artigo 45, alínea “C”, recomenda aos veículos “que, como medida preventiva, estabeleçam um sistema de controle na recepção de anúncios”. Assim, o veículo poderá recusar o anúncio:
I. independentemente de decisão do CONAR, quando entender que o seu conteúdo fere, flagrantemente, princípios desse Código, devendo, nessa hipótese, comunicar sua decisão ao Conselho Superior do CONAR que, se for o caso, determinará a instauração de processo ético. II. que fira a sua linha editorial, jornalística ou de programação. III. que não foi pago antecipadamente, como é a atual prática de mercado. IV. de polêmica ou denúncia sem expressa autorização de fonte conhecida que responda pela autoria da peça.
Está correto o que se afirma em
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159Q154275 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Um telejornal nas grandes emissoras de televisão brasileiras começa, em geral, com a leitura de textos curtos com as manchetes das principais notícias que serão apresentadas. Esse processo tem o nome de

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160Q844028 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Gilberto Strunck, em seu Como criar identidades visuais para marcas de sucesso (Rio de Janeiro: Rio Books), aponta que o resultante de todas as qualidades e atributos relacionados a uma marca, além do poder que ela tem [...] para convencer um consumidor a escolhê-la em meio a concorrência, chama-se
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