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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1401Q197030 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O enquadramento, conceito atribuído ao sociólogo Erving Goffman (1974) e ao antropólogo Gregory Bateson (1955), pode ser definido como "um esquema de interpretação" através do qual os indivíduos conseguem organizar informações ou ocorrências, de modo que elas façam sentido, auxiliando–os no processo de construção e interpretação de uma mensagem. Tomando esse conceito como base para o estabelecimento de uma prática eficaz de relacionamento com a imprensa, é incorreto afirmar que:

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1402Q156593 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Em relação ao plano de mídia para uma campanha publicitária, é correto afirmar:

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1403Q133570 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

A comunicação descendente liga-se ao processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subordinados, isto é, a comunicação de cima para baixo, traduzindo a filosofia, as normas e as diretrizes dessa mesma organização.

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1404Q266947 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

O critério de proximidade geográfica é essencial para a escolha dos temas da cobertura e para a seleção dos fatos que são noticiados.

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1405Q218583 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

Em roteiros para audiovisual, não deve ser escrito o que não pertence ao campo do visível ou do audível, salvo algumas indicações de intenção dramática dirigidas aos atores; no roteiro, descreve-se o que acontece, na sequência exata do acontecimento, por isso procede-se à narrativa dos fatos com o verbo no modo presente.

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1406Q681432 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item a seguir. 

A quantidade de entrevistas a ser realizada em uma pesquisa depende da necessidade de espelhamento geográfico, do nível de detalhamento da análise de dados e do nível de precisão desejado.
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1407Q156646 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

O Código de Ética dos Profissionais de Propaganda no capítulo destinado a Definições, Normas e Recomendações determina que

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1408Q140607 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

As retículas são instrumentos indispensáveis para transformar imagens de tom contínuo em imagens de meio tom. Essa operação corresponde à transformação do original em pontos que variam de acordo com o sistema de impressão, suporte e finalidade do produto gráfico. Para a impressão
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1409Q267865 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à legislação de comunicação vigente no Brasil e aos
princípios éticos da atividade jornalística, julgue os itens seguintes.

É permitido ao jornalista realizar cobertura, para o meio de comunicação em que trabalha, acerca de organizações públicas, privadas ou não governamentais das quais seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário. Entretanto, é-lhe vedada a utilização do veículo de comunicação para defender os interesses de tais instituições ou de autoridades a elas relacionadas.

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1410Q196190 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Em relação ao processo de recepção dos produtos midiáticos é correto afirmar que:

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1411Q217959 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.

A teoria do espelho na produção jornalística é considerada ingênua por não levar em conta as mediações culturais envolvidas no processo.

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1412Q141682 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Entre as funções do jornalista responsável pela comunicação interna e externa de uma instituição está a construção do clipping diário, que é uma publicação destinada aos colaboradores da instituição e se caracteriza pela seleção de notícias que citam

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1413Q195725 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

De acordo com o decreto nº 70.274 de 09 de março de 1972, que aprova normas do cerimonial público, sobre a ordem de precedência podemos afirmar que:

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1414Q198550 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Cândido Teobaldo Andrade (2003), são atividades de Relações Públicas com a comunidade, exceto:

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1415Q268703 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um
conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico,
intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas
usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias,
imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

Em um mercado sem fins lucrativos e sem produtos tangíveis, as atitudes e os posicionamentos da organização em relação às expectativas dos indivíduos é que irão determinar, ou não, a sua aceitação e, consequentemente, a sua credibilidade.

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1416Q199080 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo J. B. Pinho (1990), os instrumentos de Relações Públicas estão divididos em:

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1417Q142514 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se

materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua

matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios

volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o

que leva a uma nova forma de escrever a oralidade.

Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica,

julgue os itens que se seguem.

 

A escrita trouxe a racionalização do uso da síntese no rádio. No entanto, os textos lidos limitam a espontaneidade do locutor, seja no jornalismo, seja nos programas do tipo revista, nos talk-shows, entrevistas e debates.

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1418Q218046 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.

Para a perspectiva construcionista, a linguagem é clara e, portanto, capaz de dar, a partir de sua neutralidade, relatos objetivos sobre os acontecimentos.

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1419Q194495 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Desde que foi criado, o "Jornal Nacional" é uma referência para o jornalismo televisivo brasileiro. Ao lado das telenovelas, é também um dos produtos da TV brasileira com maior audiência, verificada através da sua presença em sete de cada dez aparelhos existentes no país. Sobre o "Jornal Nacional", analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O Jornal Nacional, lançado em primeiro de setembro de 1969, tinha como propósito competir com o Repórter Esso, da TV Tupy.
( ) Quando o Jornal Nacional surgiu, ele atingia os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e tinha 50 minutos de duração.
( ) Por conta das diversidades regionais do país, o Jornal Nacional teve que adotar as expressões "dia ensolarado" e "dia chuvoso" em relação ao tempo, ao invés de "tempo bom" ou "tempo ruim".
( ) A abertura política do Governo Geisel proporcionou o diálogo mais intenso entre as afiliadas da Globo e a central de jornalismo da emissora, resultando em uma produção maior de materiais jornalísticos. Para selecionar com mais critério esse material, foram criadas editorias especializadas, descentralizando o poder até então unicamente nas mãos do chefe de redação.

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1420Q197828 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O desenvolvimento dos meios técnicos de produção, difusão e circulação da Comunicação de Massa transformou modos de experiência e padrões de interação característicos das sociedades modernas. Analise as afirmativas sobre a natureza e o impacto dessas transformações, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) O conhecimento dos fatos que acontecem para além do meio social no qual os indivíduos estão inseridos é derivado de processos de recepção das formas simbólicas mediadas pela mídia.
( ) A natureza da interação social proporcionada pelos meios técnicos de Comunicação de Massa não é afetada pela forma do próprio meio técnico, uma vez que esta depende das mensagens por ele veiculadas.
( ) A Comunicação de Massa, proporcionada pelos meios técnicos, implica uma transmissão de mensagens de mão única e uma recepção caracterizada por um processo passivo, acrítico, embora socialmente diferenciado.
( ) O desenvolvimento dos meios técnicos de Comunicação de Massa reconstruiu os limites entre a vida pública e privada.

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