Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q156610 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

O Diário de Pernambuco foi fundado em 7 de novembro de 1825, sendo hoje o jornal mais antigo em circulação na América Latina. A história registra duas paralisações importantes de sua circulação. Uma foi em 1931 e outra em 1945, quando a redação tinha como diretor Arthur Orlando e entre os repórteres estavam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1442Q144357 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A construção do texto radiofônico requer elementos como tempo,
dinâmica, melodia, sons complementares, voz humana e linguagem
do comunicador. Com referência a esse assunto, julgue os itens que
se seguem.

A melodia caracteriza-se pela colocação de um background que torne a informação veiculada mais agradável à audição.

  1. ✂️
  2. ✂️

1443Q862466 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

Na busca por audiência, as empresas de comunicação por vezes trabalham em prol do interesse do público e não do interesse público. Entre os dois tipos de interesses há distinções.

O conceito de interesse do público diz respeito a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1444Q218412 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de ilustração e web design, julgue os itens a seguir.

A relação lógica que se estabelece entre os elementos constitutivos de um sítio também deve ser apresentada visualmente, a fim de facilitar a leitura e a compreensão da página web pelo usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

1445Q144974 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

A comunicação institucional procura, por meio da construção propositiva de uma imagem, consolidar ou melhorar a reputação da organização no mercado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1446Q104272 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Orçamento é uma previsão dos custos, relacionados durante o desenvolvimento de um projeto ou programa de relações públicas, podendo ser fixo ou variável. Entre as opções abaixo, qual procedimento NÃO deve ser relacionado como custo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q268114 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A separação entre a regulação das atividades de telecomunicações e a das atividades de radiodifusão criada com a Lei Geral de Telecomunicações teve como objetivos permitir a privatização da telefonia e, ao mesmo tempo, proteger as empresas nacionais de radiodifusão de nova regulamentação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1448Q683361 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Strunk (2012) discorre sobre algumas definições para representações visuais relacionadas às marcas, abaixo discriminadas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1449Q218482 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

Uma das formas utilizadas para definição da verba de comunicação de uma empresa é a provisão anual com base em percentual do faturamento. No âmbito das instituições públicas, a verba é definida a partir do planejamento estratégico anual de comunicação institucional com provisionamento de recursos no orçamento anual da instituição, que devem ser despendidos ao longo do ano com ações que envolvem propaganda, realização de eventos, assessoria de imprensa, patrocínio, relacionamento institucional, materiais promocionais e comunicação interna.

  1. ✂️
  2. ✂️

1450Q200320 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A partir do referencial teórico proposto por Roberto Porto Simões, relacione a coluna dos elementos de acordo com sua conceituação correspondente. Em seguida, assinale a alternativa correta.

ELEMENTOS
( ) sistema organização-públicos
( ) informação: redução da incerteza
( ) iminência do conflito no sistema
( ) a cooperação no sistema para consecução da missão da organização
( ) a gestão da função organizacional política
( ) conflito/cooperação

CONCEITOS
1. causa da atividade
2. definição conceitual
3. objeto formal
4. objeto material
5. objetivo
6. matéria prima

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1451Q141697 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A construção do texto radiofônico requer elementos como tempo,
dinâmica, melodia, sons complementares, voz humana e linguagem
do comunicador. Com referência a esse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O tempo refere-se à velocidade da fala. Um texto conciso tem, em média, de seis a oito linhas, de 72 toques.

  1. ✂️
  2. ✂️

1452Q708762 | Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi criada pela Lei 9.472, de 16 de julho de 1997 – mais conhecida como Lei Geral de Telecomunicações (LGT), sendo a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil. De acordo com o planejamento estratégico da Anatel para o período 2015 a 2024, sua missão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1453Q217499 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, referentes a noções de comunicação
visual para veículos impressos.

Produtores de conteúdo e designers recomendam que se utilize a maior variedade possível de tipos, formatos e cores em uma página de jornal, de modo a evitar a monotonia e facilitar a legibilidade, especialmente quando há textos longos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1454Q156574 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

O jornalismo está usando uma nova linguagem, que se caracteriza por entender o processo de compreensão do todo para as partes. Essa forma não é uma simples decoração do espaço gráfico, mas é um registro da informação que combina a linguagem verbal e a iconográfica, com predomínio da última. Ele, não raro, pode prescindir do texto porque é autoexplicativo. Essa linguagem é conhecida no meio jornalístico por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1455Q217255 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere aos aspectos fundamentais da tradição teórica e
da produção da chamada Escola de Frankfurt, julgue os itens
subsequentes.

O uso de clichês e de best-sellers na produção de bens culturais não é estudado pelos autores dessa tradição intelectual.

  1. ✂️
  2. ✂️

1456Q144831 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a televisão, julgue os itens que se seguem.

Documentário é um filme que se baseia em situações verídicas. Como tal, esse tipo de filme não pode incorporar elementos externos aos acontecimentos, como comentários, opiniões e interpretações sociológicas, políticas e psicológicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1458Q217540 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.

Os espaços em branco entre colunas de texto são conhecidos como caminhos de rato.

  1. ✂️
  2. ✂️

1459Q195021 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as proposições relativas à necessidade de mensuração e avaliação das atividades de comunicação, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) A mensuração é importante parar aferir o grau de cumprimento das metas planejadas e fornecer elementos para feedback de todo o processo de comunicação.
( ) É impossível utilizar–se de métodos e técnicas de análise de custo–benefício para avaliar valores da atividade de comunicação organizacional a partir de uma perspectiva antropológica.
( ) Ao final do processo de planejamento estratégico das atividades de comunicação, a avaliação deve centrar–se na verificação dos pontos positivos e negativos de tudo o que foi planejado e executado.
( ) Identidade, imagem, discurso, relações, compromisso, satisfação, conflito e cooperação, temas próprios do universo organizacional, são componentes subjetivos, cujos significados variam de indivíduo para indivíduo, de grupo para grupo, de cultura para cultura.
( ) Estudos de centimetragem positiva ou negativa e análises quantitativas e qualitativas de presença na mídia são instrumentos de avaliação que devem ser superados por técnicas capazes de vincular toda avaliação à viabilidade do negócio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1460Q218085 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a evolução tecnológica dos meios de comunicação e
as consequentes transformações da informação gerada, processada,
armazenada e manipulada, julgue os itens que se seguem.

Por meio de sítios de relacionamento, blogs e podcasts, as empresas interagem com seus consumidores e identificam o que eles realmente querem, mas também correm o risco de ser alvo de difamação, em grande escala, via Web.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.