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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1461Q197873 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A mistificação de expressões coletivas como "a opinião pública" é produto de inúmeras circunstâncias que possibilitam a incorporação de qualquer gênero de expressão coletiva como legítima. Dentre as proposições abaixo, selecione aquela(s) em que se caracteriza a expropriação pública. A seguir, assinale a alternativa correta.

I. Circunstância psicossocial pela qual é possível ampliar o espectro da opinião pública matriz com finalidades políticas.
II. Situação social pela qual é possível a reprodução da opinião pública matriz através dos meios de comunicação.
III. Situação em que a opinião pública se transforma em instrumento de poder devido à vulnerabilidade de sua natureza.
IV. Circunstância em que a limitação da participação política ocasiona o enfraquecimento da representação social.

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1462Q217920 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de ilustração e web design, julgue os itens a seguir.

Substituir a palavra pesquisa por expressões mais criativas ou originais ao se nomear o campo de pesquisa de uma página web melhora a usabilidade do sítio.

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1463Q217414 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.

O espaço em branco constitui um recurso visual utilizado para garantir a simetria entre os elementos do leiaute de um projeto gráfico.

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1464Q197455 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo a Associação Internacional de Relações Públicas, em reunião realizada em Londres, em abril de 1959, as relações com a imprensa são, dentre as funções de Relações Públicas, as que têm por finalidade adquirir e manter a confiança dos dirigentes e colaboradores com a mídia. Sobre o relacionamento da organização com a mídia, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– A relação com a imprensa pode ser apresentada por meio de dois tipos de abordagem: informação e relacionamento.
II– Para a organização o endosso da imprensa tem a vantagem de acrescentar maior credibilidade aos esforços de Relações Públicas.
III– O sucesso do relacionamento depende da influência pessoal que se consegue construir sobre as pessoas que atuam nas redações dos veículos de comunicação.
IV– Um site na web que promove relações com a mídia é um versátil instrumento de Relações Públicas para conseguir eventuais coberturas da imprensa para assuntos de interesse da organização.
V– As relações com a imprensa têm como objetivo principal servir como veículo de divulgação ao público através de matéria publicitária.

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1465Q156495 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Patrick Charaudeau relaciona três condições para que se crie uma teoria moral aplicada aos meios de comunicação. São elas:

1. que o grupo queira definir uma conduta moral no exercício de sua prática, levando em conta aquilo que, em uma sociedade, é considerado bem e mal;

2. que, para isso, estabeleça um conjunto de regras (explícitas e implícitas) que garantam essa conduta, as quais devem ser respeitadas por todos os membros do corpo social sem exceção e constituam obrigações;

3. que exista um mecanismo de monitoração, fazendo com que essas regras ajam mais de maneira negativa do que positiva, ou seja, que aqueles que não as respeitem estejam excluídos fisicamente ou moralmente do grupo, em um mecanismo de sanção.

Para o autor, essas condições são necessárias para a criação de

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1466Q196466 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Philip Lesly, toda instituição e função são beneficiadas pelos valores que levam para outros, em vez de somente perseguir seus próprios benefícios. Analise as afirmativas abaixo sobre os benefícios advindos da prática das Relações Públicas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Os profissionais de Relações Públicas podem ajudar grupos a ter maior aceitação pública.
II. Ao interpretar e comunicar desejos e interesses dos públicos, as Relações Públicas tornam as empresas mais sensíveis a tais manifestações, ativando a sua consciência social.
III. Os profissionais de Relações Públicas promovem a informação sobre os diversos aspectos que afetam a vida de organizações e públicos.
IV. Ao obter o ajuste mútuo entre instituições e grupos, as Relações Públicas tornam ações arbitrárias e coercitivas menos viáveis.

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1467Q228999 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

É um conceito presente na noção de planejamento estratégico a ideia de

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1468Q156573 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

No dia 14 de março de 2013, o Diário da Manhã de Goiânia publicou fotografia de estupro de uma criança ocorrido em praça pública da cidade de Quirinópolis. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás tornou público o seu repúdio porque a divulgação, mesmo com o rosto da vítima desfigurado por intervenção de software, desrespeita a recomendação de que o jornalista não deve divulgar informações de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes. Essa recomendação consta do Art. 11

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1469Q145346 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

Na redação de um texto para a TV, é necessário escrever e ler segundo as exigências da linguagem falada, utilizando-se frases curtas, claras e concisas, sem temer repetições e evitando-se sempre expressões abstratas, confusas ou complicadas.

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1470Q144581 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Existem, basicamente, os seguintes quatro tipos de marcas: de fabricante, de produto, de linha de produto e de varejo.

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1471Q269259 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O editorial jornalístico constitui um discurso em forma
de texto argumentativo que expressa a opinião do órgão editor
acerca de questões relacionadas aos acontecimentos considerados
mais importantes. Diferentemente dos textos informativos, o
editorial constrói uma interpretação ou um julgamento, com o
objetivo de explicitar o sentido subjacente ao que é apenas
noticiado.

A. T. Barros. Do privado para o publicamente mediado: a crítica domesticada nos
editoriais sobre ecologia. Comunicação & Espaço Público, 2001, p. 67.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

A teoria dos gêneros jornalísticos é derivada dos estudos culturais (culture studies), abordagem norte-americana que inspirou o movimento chamado new journalism.

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1472Q139988 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

No relato jornalístico, uma das funções do lide consiste em

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1473Q217565 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação aos fundamentos que regem a redação jornalística, julgue o item abaixo.

A redação de uma reportagem deve ser estruturada de acordo com os critérios da pirâmide invertida e a sua abertura deve conter, necessariamente, respostas às perguntas do lide jornalístico: O quê? Quem? Quando? Como? Onde? e Por quê?

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1474Q266720 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pierre ?emor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

Ao considerar o cidadão um receptor ambivalente, os pressupostos da comunicação pública se coadunam com as teorias de recepção, as quais encaram o receptor como sujeito ativo do processo de comunicação. Entre os estudiosos que enfatizam o papel do receptor no processo comunicativo destaca-se Jesus Martin-Barbero.

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1475Q267241 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da definição e das técnicas de elaboração de notícia,
julgue os próximos itens.

Do ponto de vista conceitual, a notícia institucional segue princípios básicos da teoria funcionalista da comunicação. Respaldada pela visão sistêmica, essa vertente teórica enfatiza as funções positivas da mídia para o bom funcionamento da sociedade. Nessa perspectiva, a notícia institucional teria a função de contribuir para o cidadão exercer seu papel na sociedade. Nesse caso, destaca-se a função informativa.

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1476Q217329 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam
a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer
técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas.
Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua
linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.

No rádio, para informar os desdobramentos de um fato, o jornalista necessita usar advérbios de tempo no início da matéria para situar o ouvinte acerca de quando ocorreu o fato que originou os desdobramentos. Estaria correta, portanto, a seguinte redação para um lide hipotético: Resultado de ontem da Mega-Sena será anulado pela Caixa.

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1477Q217589 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Por meio da promoção de um produto ou serviço, criam-se
estímulos para a compra e a venda, definindo-se as ferramentas do
mix de comunicação para o estabelecimento das formas de
aproximação entre a oferta e o cliente. Com relação a esse assunto,
julgue os itens seguintes.

A promoção é uma variável do mix de marketing, fundamental para a empresa alcançar os objetivos de mercado. Chamado de mix de comunicação pelos teóricos do marketing, o composto de promoção é formado por publicidade, promoção de vendas, relações públicas, força de vendas e marketing pessoal.

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1478Q200211 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A definição de Relações Públicas como "um meio de comunicação", institucionalizada na década de 1970, segundo Roberto Porto Simões, reduz esta atividade à simples elaboração de instrumentos de comunicação. Tal redução ignora aspectos centrais da atividade, dentre os quais podemos destacar:

I. a funcionalidade das Relações Públicas, ao levar em conta apenas a ação de divulgar.
II. o processo das Relações Públicas, ao enfatizar a parte em detrimento do todo.
III. a essência da atividade Relações Públicas, ao reduzi-la a uma função meramente técnica.
IV. o papel do profissional de Relações Públicas, ao reduzir sua atividade à elaboração de instrumentos de comunicação dirigida.
Com base na análise das afirmativas acima apresentadas, assinale a alternativa correta.

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1479Q217119 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

Denomina-se campanha institucional a que tem por objetivo divulgar um produto, informando ao público os benefícios e atributos desse produto, de forma a tornar a marca conhecida e a induzir o consumidor a adquiri-lo.

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1480Q142625 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A secretaria municipal de transportes públicos de uma capital brasileira criou um perfil em uma rede social. Entre os objetivos deste perfil estão: I.Divulgação de notas e comunicados à população. II.Interação com os usuários de transporte público por meio de respostas aos comentários. III.Comunicação oficial dos acontecimentos sem interação com o usuário que faz comentários. IV.Divulgação de fotos dos eventos promovidos pela secretaria. Traz os objetivos do perfil na rede social desta secretaria o que consta APENAS em

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