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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1481Q195873 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A história do Jornalismo é também a história das diferentes tipologias do jornalismo no mundo e no Brasil. Tais tipologias implicam em estruturas narrativas distintas. O famoso modelo do "lead" está associado ao:

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1482Q195907 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Charaudeau (2007) observa que as ideias preconcebidas sobre as mídias se esquecem da dimensão simbólica em que elas atuam, pois os indivíduos regulam o sentido social através de seus sistemas de valores. Analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, aquela que apresenta idéias préconcebidas sobre as mídias.

I. As mídias são um quarto poder e, portanto, manipulam as consciências.
II. As mídias impõem a sua agenda, construindo o espaço público.
III. As mídias informativas são transparentes, pois se utilizam de técnicas imparciais, especialmente no jornalismo.
IV. As mídias manipulam os fatos tanto quanto manipulam a si mesmas.
V. As mídias informativas falsificam a realidade, pois suas técnicas e tecnologias não são imparciais.

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1483Q142415 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Notícia e reportagem são gêneros diferentes de jornalismo. A notícia explora os vários aspectos de determinado acontecimento, enquanto a reportagem presta-se basicamente a anunciá-lo.

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1484Q267100 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos gêneros de redação e das técnicas de redação
jornalística, julgue os seguintes itens.

A entrevista jornalística baseia-se no princípio da comunicação dialógica. Nessa perspectiva, todos os tipos de entrevista podem ser corretamente enquadrados nessa concepção, inclusive aquelas de caráter informativo, utilizadas com freqüência pelos telejornais.

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1485Q144746 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, com base na legislação referente a
comunicação social.

Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, é direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.

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1486Q217243 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, referentes a software de leiaute, de
editoração eletrônica e de manipulação de imagens.

Picture element (pixel) é a unidade básica de informações da imagem digital do tipo bitmap.

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1487Q140965 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

O sublide

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1488Q218028 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

Os objetivos da propaganda, definida como qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado, devem resultar de decisões anteriores sobre o público-alvo, o posicionamento e o mix de marketing.

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1489Q217269 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

O informativo, publicação que traz notícias curtas e tem circulação diária ou semanal, é voltado ao público interno de uma organização, podendo também ser distribuído a outros stakeholders ligados a problemas circunstanciais da organização.

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1490Q267222 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

Altura de voz, dicção, interpretação e nível cultural são alguns dos critérios para a escolha de um bom locutor-noticiarista.

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1491Q194542 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as proposições relativas à abordagem política do planejamento, segundo Ivan Dias Bordenave e Horácio Carvalho (1980), colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) O planejamento da comunicação pode padecer de distorções em função da dificuldade conceitual de estabelecer marcos de referência justos para a comunicação social numa sociedade manipulada pela indústria cultural.
( ) Na dimensão micro, em nível organizacional, o comunicador possui um alto potencial de manobra ou de opção quanto ao planejamento, tendo em vista a proximidade com as cúpulas diretivas.
( ) Na fase do diagnóstico, o autocenso é bastante útil. Trata–se de um instrumento capaz de proporcionar, à comunidade junto à qual um processo de comunicação será iniciado, informações objetivas que a problematizem e criem oportunidades de pensar seu "que–fazer" individual e grupal.
( ) O planejamento tem como substância o processo decisório, e toda decisão é um ato político.
( ) O comunicador inserido em uma comunidade, ao colocar o seu saber tecnológico à disposição da população através do uso de um processo de planejamento sem plano, desenvolve um método social de autodefesa capaz de garantir aos excluídos um espaço social menos aviltante.

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1492Q862463 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

Nos últimos meses, o campo da comunicação ganhou um concorrente que pode substituir o ser humano em uma conversa e, até mesmo, produzir respostas em tempo real.

Essa ferramenta chama-se

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1493Q267037 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da história da imprensa e suas análises
interpretativas, julgue os itens que se seguem.

O conceito de indústria cultural, proposto por Theodor Adorno e Max Horkheimer, no livro Dialética do Esclarecimento, marco da teoria crítica (Escola de Frankfurt), pode ser considerado também um marco no estudo histórico da comunicação e da imprensa. Os autores citados ressaltam a vinculação dos sistemas de informação e de comunicação ao capitalismo industrial, endossando a perspectiva marxista do materialismo histórico.

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1494Q194337 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

No âmbito organizacional, além das barreiras gerais ou comuns ao processo comunicativo, existem outras específicas, aplicadas mais à comunicação organizacional. Sobre as barreiras comunicacionais é incorreto afirmar que:

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1495Q197667 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Traquinas (2005), os valores–notícia podem ser classificados em duas categorias: valores notícia de seleção e valores notícia de construção. Sobre os critérios que definem cada uma destas categorias, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Os valores notícia de seleção pressupõem a natureza consensual da sociedade; já os valores notícia de construção correspondem a critérios contextuais do processo de produção de notícias.
II. Os valores notícia de seleção são critérios substantivos que dizem respeito às características dos acontecimentos; já os valores notícia de construção referem–se ao contexto de produção das notícias.
III. Os valores notícia de seleção baseiam–se em critérios que buscam validar a prática jornalística como uma forma de conhecimento sobre a realidade; já os valores notícia de construção referem–se a questões práticas da edição jornalística.
IV. Os valores notícia de seleção baseiam–se em critérios substantivos que constituem a prática jornalística como uma forma de orientação numa realidade caótica; já os valores notícia de construção baseiam–se em critérios como a facilidade de cobertura dos acontecimentos.
V. Os valores notícia de seleção baseiam–se na disponibilidade de informações; já os valores notícia de construção baseiam–se nas possibilidades organizacionais.

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1496Q217381 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo como base a legislação sobre comunicação atualmente em
vigor no país, julgue os itens seguintes.

O jornalista brasileiro tem o direito, segundo o seu código de ética, de aceitar um salário abaixo do piso salarial da categoria, desde que a carga horária diária de trabalho seja flexível ou inferior àquela fixada pela entidade de classe.

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1497Q144950 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Cada vez mais presencia-se a atuação de lobistas em variados setores, principalmente na área pública. A existência desses profissionais faz o profissional de jornalismo refletir sobre o seu papel em uma sociedade moderna, e concluir que o lobby

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1498Q198201 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Em relação à comunicação dirigida em Relações Públicas, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– A comunicação dirigida não é neutra, mas articulada com direito à manifestação das vertentes de opinião em relação aos tópicos de interesse público.
II– Em Relações Públicas percebe–se uma diferença entre as expressões "dirigida" e "direcionada". A primeira refere–se ao tipo de encaminhamento das mensagens da comunicação massiva, sem haver nenhuma segurança de quais pessoas receberão efetivamente a informação. A segunda tem o sentido de representar um alvo exato que é localizado.
III– O conteúdo da mensagem na comunicação dirigida é totalmente adequado ao receptor, nos termos da linguagem, nas imagens e nas formas de respostas para completar o esquema de comunicação.
IV– A comunicação dirigida tem a finalidade de transmitir, conduzir e, algumas vezes, recuperar informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e freqüente com selecionado número de pessoas.
V– Cândido Teobaldo (1983) define cinco tipos de comunicação dirigida: escrita, oral, virtual, aproximativa e auxiliar.

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1499Q267331 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O planejamento de mídia depende de decisões estratégicas quanto
à adequação do suportes midiáticos aos conteúdos das mensagens.
Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O planejamento e a produção de videoreleases, embora demandem tempo e custo, são vantajosos, pois podem ser codificados para vários suportes, entre eles, TV, rádio, Internet e mídia exterior (media show).

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1500Q268868 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os próximos itens a respeito do papel dos meios de
comunicação no Brasil.

A crítica dos pesquisadores da área de comunicação social ao paradigma midiacêntrico está relacionada ao reconhecimento de que há limites para a atuação da mídia e do jornalismo, não mais absolutos como sistema de hegemonia ideológica e cultural.

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