Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q217968 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

A gestão de uma marca institucional implica a fiscalização das aplicações diversas da marca de acordo com as possibilidades definidas e com um manual de identidade visual, elaborado exclusivamente para estabelecer os padrões de identificação da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

1502Q198516 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Ao observar que "o homem descende mais do signo do que do símio", Bougnoux (1999) pretende acentuar a transformação operada por uma nova ciência: a semiologia ou semiótica. Neste sentido, assinale a alternativa que traduz esta mudança efetuada pela semiologia. língua.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1503Q218507 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

A definição do tipo de campanha a ser realizada, que pode ser de venda, de propaganda, institucional, promocional ou cooperada, constitui uma das etapas do planejamento da campanha.

  1. ✂️
  2. ✂️

1504Q217740 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos aos produtos elaborados
pelas assessorias de imprensa para o relacionamento com a mídia.

A utilização contemporânea de mala direta digital para envio de releases não é uma medida eficiente para aumentar o grau de aproveitamento das informações neles contidas. Para que isso ocorra, é mais proveitoso que o assessor personalize o release de acordo com o interesse de cada editoria a ser alcançada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1505Q268696 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Na área de telecomunicações, é correto inferir que, entre governo, operadores e usuários dos serviços forma-se um triângulo isósceles em cujo centro encontram-se as agências reguladoras, que não podem estar mais próximas de um que dos outros, para que os objetivos de cada um se realizem satisfatoriamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1506Q685208 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca da função do profissional de relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir. 
No âmbito da responsabilidade social, o profissional de relações públicas exerce importante papel na integração entre governo, empresas e o terceiro setor, promovendo, ainda, mediações entre os diferentes grupos da sociedade e a opinião pública. 
  1. ✂️
  2. ✂️

1507Q268475 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos procedimentos que devem ser observados pelos
assessores de imprensa no que se refere ao planejamento de
entrevistas coletivas, julgue os itens que se seguem.

Em entrevistas coletivas concedidas por qualquer organização, nada justifica a primazia dos assessores de imprensa no atendimento a determinados jornalistas; tal atendimento deve ser feito de maneira igualitária.

  1. ✂️
  2. ✂️

1508Q690132 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Sobre o estudo das comunicações e da propaganda, SANT´ANNA, ROCHA JUNIOR e GARCIA (2009) discorrem fazendo as afirmações a seguir, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1509Q267228 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

No jornalismo digital, em que se exige a produção de notícias em tempo real, impõe-se um modelo de produção com menor quantidade de matérias sobre o assunto, priorizando-se a veiculação destas no momento da ocorrência dos fatos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1510Q199949 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Uma das principais formas de diferenciar-se é oferecer um serviço de qualidade superior à concorrência. Dentre as afirmativas abaixo, selecione aquela(s) que responde(m) a seguinte pergunta: Qual é a chave para a superação dos concorrentes, no tocante a qualidade? A seguir, assinale a alternativa correta.
B I. A chave é identificar as expectativas dos consumidores.
II. A chave é comunicar claramente aos empregados o nível dos serviços oferecidos.
III. A chave é superar a expectativa dos consumidores, prometendo apenas o que puder fornecer e fornecendo mais do que prometeu.
IV. A chave é garantir que os consumidores recebam sempre serviços de alta qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1511Q268816 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

Veículos internos de comunicação de uma organização - TV, agência de notícias, rádio, jornal - são canais de comunicação voltados para os públicos externos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1512Q196901 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A pesquisa é considerada um processo essencial na ação profissional em relações públicas. Isso se explica porquê:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1513Q156711 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

No dia 18 de dezembro de 2011, o Editorial de O Globo comentava que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, iniciava seu segundo mandato com a adoção de medidas restritivas à liberdade de expressão. O editorial afirmava que o polêmico projeto que declara de interesse público a produção e distribuição de papel de jornal, abrindo caminho para a maior intervenção estatal neste que é um insumo vital para a imprensa traria restrições aos princípios fundamentais de liberdade de imprensa e desrespeitaria o VII princípio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1514Q217136 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da pesquisa científica na área de comunicação, julgue os
itens a seguir.

A pesquisa qualitativa destina-se a qualificar a precisão dos dados, coletados por meio de técnicas estatísticas como percentual, média, desvio padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão; a quantitativa visa à análise das informações colhidas em entrevistas abertas ou fechadas, em relatos de histórias de vida, em análises de revistas e jornais. A escolha da metodologia de abordagem adequada deve ser orientada pelo objetivo da pesquisa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1515Q682549 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca da teoria crítica da comunicação, julgue o item que se segue. 
Habermas destacou-se como autor da segunda geração da escola de Frankfurt por seus estudos referentes à esfera pública e à ação comunicativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1516Q197196 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre o Marketing Cultural é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1517Q217423 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca de comunicação interna.

Publicações internas, intranet, newsletter, rádio interna, murais e eventos são os canais de comunicação comumente utilizados pelas empresas para alcançar o público interno.

  1. ✂️
  2. ✂️

1518Q217939 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo como base a legislação sobre comunicação atualmente em
vigor no país, julgue os itens seguintes.

Apesar de ocorrer frequentemente na mídia a divulgação de informações obtidas com o uso de câmeras escondidas ou microfones ocultos, essa atitude não tem respaldo no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros ou em qualquer outro instrumento legal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1519Q195420 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A consecução dos objetivos organizacionais, segundo os aspectos éticos da atividade de Relações Públicas, somente poderá ser atingida se a organização, em sua ação e em seu discurso, atuar em uma base legítima de poder. Isso implica que a legitimação decorra da consideração dos seguintes aspectos:

I. dos objetos materiais da atividade que são a organização e seus agentes com influência (públicos).
II. do quadro de referências para a teoria e a prática da atividade de Relações Públicas, situado na esfera da Comunicação Social.
III. dos objetos formais da atividade que são o conflito iminente e a crise provável (dialeticamente, a cooperação) nas relações de interesse existentes no sistema organização públicos.
IV. do processo operacional da atividade de Relações Públicas.

Com base na análise das afirmativas acima apresentadas, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1520Q268381 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A coordenação de jornalismo de uma emissora de rádio do gênero talk and news decidiu veicular, em comemoração ao aniversário de fundação da cidade, um programa especial ao vivo. A transmissão e realização do programa acontecerão na principal praça pública. Caberá ao produtor do programa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.