Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1521Q268381 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A coordenação de jornalismo de uma emissora de rádio do gênero talk and news decidiu veicular, em comemoração ao aniversário de fundação da cidade, um programa especial ao vivo. A transmissão e realização do programa acontecerão na principal praça pública. Caberá ao produtor do programa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1522Q194656 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo sobre o posicionamento do profissional de comunicação em situações de crise e a utilização de instrumentos adequados e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I–O profissional de Relações Públicas deve responder pelo gerenciamento da crise e liderar um grupo multidisciplinar formado por pessoas liberadas de suas atividades normais e totalmente voltadas para a identificação das ações a serem tomadas para a solução dos problemas.
II–Embora não existam regras definidas para administrar situações de crise que acontecem de maneira imprevisível e dificilmente se repetem, o plano de ação deve priorizar a comunicação com seus públicos, o que é fundamental para formar opinião.
III–Quanto à divulgação de informações deve–se gerenciar as notícias sobre a crise por meio da divulgação de informações parciais, muitas vezes proteladas quando fatos desfavoráveis são publicados na mídia.
IV– Nos momentos de crise, o site da organização pode ser um valioso instrumento de comunicação com os diversos públicos, pois a informação pode ser publicada em quantidade e com riqueza de detalhes que, pela restrição de tempo e de espaço, jamais serão alcançadas em outro meio de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1523Q198248 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Todas as sociedades humanas desenvolveram a linguagem e a comunicação interpessoal como elementos fundamentais para sua constituição enquanto coletividade. Em meados do século XIX, de modo mais significativo, outra modalidade de comunicação começou a avançar nas sociedades mais desenvolvidas: uma comunicação mediada por aparelhos sócio–tecnológicos, intitulados mídias. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A denominação "comunicação de massas" não é apropriada para este novo tipo de comunicação, pois ela é muito mais uma comunicação para as massas, que uma comunicação criada pelas massas.
II. Usar "comunicação coletiva" para nomear esta nova modalidade é correto, pois a comunicação interpessoal não é coletiva.
III. Esta nova comunicação pode ser chamada de social, enquanto a comunicação anterior é individual.
IV. As expressões "comunicação social" e "comunicação midiática" são apropriadas para definir este novo fenômeno comunicativo, dado que distinguem estas formas de comunicação.
V. O termo "comunicação midiática ou midiatizada" não serve para designar a nova modalidade de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1524Q268189 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

Para redigirem suas matérias, os jornalistas devem excluir do grupo de referência os próprios colegas de redação e seus pares profissionais de outros veículos de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1525Q218553 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, referentes a noções de comunicação
visual para veículos impressos.

O recurso folha de estilos, muito útil na produção para suportes digitais, não apresenta a mesma funcionalidade no planejamento gráfico para impressões em papel, uma vez que, nesse caso, a formatação automática implica perdas de qualidade, exigindo configurações específicas em cada situação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1526Q147133 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Pauta, reportagem, publicação e edição são, nessa sequência, as quatro etapas fundamentais do processo de construção da notícia (e da reportagem) dentro da prática jornalística.

  1. ✂️
  2. ✂️

1527Q144838 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

No dia 16 de julho deste ano (2009) o jornal Zero Hora publicava uma matéria, assinada por Montserrat Martins, com o título "Da Paz aos pontapés". O período que abre a matéria é o seguinte: Nelson Rodrigues dizia que o brasileiro tem "complexo de vira-lata", quer dizer, se acha menos que outros povos, em sua identidade cultural, ao contrário dos argentinos, por exemplo. Basta ver uma variedade de emails que circulam por aí esculhambando... a nós mesmos. Uma notícia surpreendente, nesse ponto de vista, é a possibilidade de indicação do presidente do país para o Nobel da Paz

Pelas características de redação, trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1528Q267980 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a fontes, tipografia com tipos móveis e tipografia
digital, julgue os itens a seguir.

Helvetica é uma fonte suíça, surgida no período pós-guerra, que obteve ampla internacionalização, graças ao seu estilo despersonalizado e sem serifa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1529Q269009 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Cabe ao assessorado orientar o seu assessor de imprensa a respeito dos assuntos que podem ser matéria de notícia, dos que podem interessar aos veículos e à sociedade, dos que não devem ser divulgados, bem como controlar a abordagem das matérias nos house organs.

  1. ✂️
  2. ✂️

1530Q218329 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

Briefing compreende o conjunto de informações detalhadas de uma demanda de comunicação e fundamentais para orientar o planejamento de comunicação, que deve conter, entre outras informações: o assunto ou objeto de que trata a demanda; a situação base com o problema, as causas e a necessidade de comunicação; o alinhamento da necessidade de comunicação às estratégias de marketing; o objetivo de comunicação; o público-alvo; a previsão de investimento na comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1531Q142557 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Os organizadores de eventos dos Estados Unidos criaram uma recepção que mistura café da manhã com almoço, servido em estilo buffet, com a finalidade de promover uma ideia ou produto a um grupo de pessoas. Em geral essa refeição acontece entre dez e quatorze horas. O nome desse evento é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1532Q268001 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

Apresentar novos termos ao público está entre as principais regras para a escrita de matérias jornalísticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1533Q156406 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

No campo dos processos gráficos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1534Q862464 | Comunicação Social, Jornalismo, Jornalista, Transpetro, Fundação Cesgranrio, 2023

A dinâmica das redes sociais estabeleceu uma nova forma de recepção de mensagens, de troca de informação. O usuário não tem o controle do que passa pelo seu feed.

Esse trânsito de informação é estabelecido por 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1535Q267818 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pierre ?emor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

Caso um gestor assuma o comando de um sistema público de informação, ele deve implantar uma política editorial baseada nos princípios da massificação da informação, por meio de emissoras de rádio AM, TV aberta, jornal impresso e mídias digitais de grande alcance de público, com a distribuição de conteúdos noticiosos similares para todos os veículos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1536Q267317 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

Incluem-se entre os fatores que conferem maior poderio informativo a um veículo de comunicação o número, a qualidade e a pluralidade de suas fontes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1537Q268601 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

No meio jornalístico, a produção noticiosa denominada off exemplifica a corriqueira prática do boato, que motiva pautas, amplia ou reduz a dimensão dos acontecimentos, direciona reportagens e produz desmentidos ou confirmações.

  1. ✂️
  2. ✂️

1538Q269132 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Atualmente, em razão dos novos desafios impostos ao assessor de imprensa, ele, além de ser um estrategista no uso da informação, pode se tornar um gestor de recursos humanos, materiais e financeiros de sua área.

  1. ✂️
  2. ✂️

1539Q656981 | Comunicação Social, Comunicação Pública, FADESP, 2020

O sistema de rádio e televisão brasileiro obedece a uma lógica fundamentalmente estatal e pública, uma vez que as empresas que exploram os serviços de radiodifusão são autorizadas a funcionar por uma concessão do Estado,previsto na Constituição Brasileira de 1988. Nesse sentido, as concessões de radiodifusão são autorizadas pelo(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1540Q685656 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Barbeiro (2015) aponta a importância das fontes de informação no contato com a imprensa. Sendo assim, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.