Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q268474 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A assessoria de imprensa de uma empresa do setor alimentício monitorou as redes sociais e apurou críticas sobre a qualidade de um dos produtos comercializados. Segundo depoimentos dos consumidores, a qualidade teria caído a partir do momento em que o principal fornecedor de matéria-prima foi substituído. Para evitar que as críticas maculem a marca da empresa, é fundamental gerenciar a crise de imagem. Para tanto, os procedimentos recomendados pressupõem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1562Q266685 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de TV corporativa, julgue os itens seguintes.

Cursos de media training e de media literacy integram o rol de alternativas para a gestão da comunicação nas organizações, mas, em razão de seu caráter estratégico, não são recomendados para um canal corporativo de TV, pois cursos dessa natureza são oferecidos apenas para os staffs mais elevados na pirâmide organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

1563Q197318 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Baseando-se no Decreto no 70.274, de 09 de março de 1972, analise as afirmativas sobre as visitas do Presidente da República e seu comparecimento a solenidades oficiais e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Às autoridades, ouvido o Cerimonial da Presidência da República, competirá organizar o cortejo de automóveis da comitiva presidencial bem como o das autoridades militares, em caso de visita oficial a Estado ou Território da Federação.
II. Quando em visita oficial a um Estado ou a um Território, o Vice-Presidente da República, o Presidente do Congresso Nacional, o Presidente da Câmara dos Deputados e o Presidente do Supremo Tribunal Federal serão recebidos, à chegada, pelo Governador, conforme o caso, pelo Vice-Governador, pelo Presidente do Poder Judiciário Estadual.
III. Nas cerimônias oficiais, na presença de Chefe de Estado, o Presidente da República poderá substituir a Faixa Presidencial por condecoração do referido Estado.
IV. Quando o Presidente da República visitar oficialmente Estado ou Território da Federação será recebido, no local da chegada, pelo Governador do Estado ou do Território, seguido do Vice-Governador do Estado, do Presidente da Assembléia Legislativa, do Presidente do Tribunal de Justiça, dos Secretários de Governo e do Prefeito Municipal, observada a ordem de precedência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1564Q140759 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

"Lula lê lauda lamentando". O editor de uma publicação conservadora não aceitaria um título construído dessa forma porque as redações condenam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1565Q197595 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas em relação a conflito e controvérsia, a partir da perspectiva teórica de Roberto Porto Simões (1995) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– Por controvérsia entende–se o estado de impasse no processo decisório. II– As expressões administrar conflitos e administrar controvérsias não são sinônimas, mas são complementares.
III– Existem dois tipos de conflitos: o que se dá por antagonismo de interesses e aquele com finalidade de mudança de poder, sendo este último de difícil resolução.
IV– É o Estado quem julga a controvérsia e dá o seu veredicto, apresentando–se como parte isenta dos interesses envolvidos.
V– A administração de problemas emergentes identifica–se com a atividade de Relações Públicas, pois atua junto ao conflito iminente, aquele originado essencialmente dos aspectos políticos na relação organização–públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1566Q217564 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

O rádio via Web democratiza a produção e o acesso à informação jornalística, uma vez que não é necessário qualquer tipo de autorização do governo para que uma emissora radiofônica divulgue conteúdo pela Internet.

  1. ✂️
  2. ✂️

1567Q200178 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

São atribuições dos profissionais de Relações Públicas no exercício da gestão da comunicação das organizações, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1568Q217332 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

A estimativa denominada custo por mil, ferramenta que auxilia as decisões do plano de mídia, consiste em pesquisa comparativa entre níveis de audiência e preços de tabela dos veículos de comunicação para a apuração do percentual de investimento per capita que o anunciante faz em propaganda, comparando-se o custo de veículos concorrentes com opções semelhantes de mídia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1569Q198659 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre as funções de Relações Públicas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I–As funções básicas da atividade de Relações Públicas, de acordo com a Comission Interamericana para la Enseñanza de las Relaciones Públicas — CIPERP, e reconhecidas por todas as entidades filiadas à Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas — FIARP, são: assessoramento, pesquisa e planejamento.
II–Para alguns estudiosos, dentre eles Bertrand Canfield (1991), as atividades gerais de Relações Públicas abarcam: Pesquisa (estudo da opinião e interpretação das tendências); Planejamento (política da instituição, determinação dos objetivos de Relações Públicas, orçamento e custos); Coordenação (contatos internos e externos); Administração (serviços administrativos e supervisão de tarefas); e Produção (programação e material informativo).
III–A Resolução Normativa nº 43, de 24 de agosto de 2002 define as seguintes funções como privativas da atividade profissional de Relações Públicas: (a) Coordenar e planejar pesquisa de opinião pública para fins institucionais; analisar os resultados obtidos e proferir diagnósticos; detectar situações que possam afetar a imagem da organização e realizar prognósticos; (b) Implantar, realizar, coordenar, dirigir, acompanhar e avaliar auditoria e pesquisa de opinião, auditoria e pesquisa de imagem, auditoria e pesquisa de clima organizacional, auditoria e pesquisa de perfil organizacional.
IV– A função de avaliação pode ser compreendida como o exame ou aferição dos resultados dos trabalhos de Relações Públicas desenvolvidos, utilizando principalmente técnicas de pesquisa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1570Q690986 | Comunicação Social, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

Os mais renomados estudiosos do jornalismo científico estipularam extensa lista de critérios a serem observados na seleção de informações, produção e publicação de notícias científicas. 
(Cláudio Bertolli Filho - www.bocc.ubi.pt. Adaptado) 
Entre esses critérios, é correto afirmar que o critério
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1571Q194346 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Jorge Pedro Sousa (2004) aponta alguns fatores para o crescimento da atividade de Relações Públicas. Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( )Crescimento como função de gestão das empresas, o que leva a incluir Relações Públicas na planificação estratégica, de maneira a prevenir crises, estudar públicos, gerir imagem, etc.
( )Rápido desenvolvimento de novas mídias, com destaque para a internet, e convergência entre as mídias (telecomunicações, informática, televisão...), o que implica a necessidade de estudos sobre a sua utilização em favor de diversas entidades.
( )Menor necessidade de qualificação para os profissionais de Relações Públicas.
( )Proliferação de públicos, devido à segmentação dos mercados o que implica no esforço das entidades para conhecerem todos esses públicos e manter um bom relacionamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1572Q199991 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a conduta de Relações Públicas, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1573Q198492 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Toda organização estabelece um conjunto de princípios, crenças, valores e maneiras de pensar e agir que servirão como ponto de referência para orientar seu trabalho em todos os níveis. Dentro de um plano estratégico de comunicação, esses princípios são apresentados como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1574Q218471 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo
moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do
fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto,
julgue os itens a seguir.

A notícia institucional pode ser utilizada como ferramenta para o exercício da accountability em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

  1. ✂️
  2. ✂️

1575Q187751 | Comunicação Social, Agente Administrativo, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Incluem-se no planejamento de ações de relações públicas as seguintes fases: apreciação do comportamento do público; revisão e ajustamento da política administrativa; programa de informações.

  1. ✂️
  2. ✂️

1576Q143752 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Um dos critérios de classificação dos tipos de comunicação é o polo do emissor. Com base nesse critério, assinale a opção correta no que concerne aos tipos fundamentais de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1577Q217497 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

Para otimizar os gastos com a comunicação institucional, o gestor pode produzir um mesmo veículo para os públicos interno e externo, tendo, contudo, o cuidado de incluir encartes direcionados a cada um dos públicos na publicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1578Q218029 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao uso, à qualidade e às dimensões de papel, julgue os
itens que se seguem.

De acordo com o padrão de papel ISO A, o formato A0 corresponde à metade do tamanho do formato A1.

  1. ✂️
  2. ✂️

1579Q156606 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

O artigo "Mídia e Educação: reflexões sobre o uso pedagógico de textos de divulgação científica" de autoria de Elisabeth Gonçalves, Graça Caldas e Márcia Reami Pechula, apresenta argumentação que desvenda a importância do conhecimento crítico e seus desdobramentos na mídia. As autoras afirmam que:

I. a relação que se estabelece entre o divulgador (jornalista ou cientista), por meio do veículo e o público leitor, revela um ethos diferenciado, considerando- se a especificação do conteúdo veiculado e os objetivos envolvidos nesse processo comunicativo, caracterizado como um campo entre o discurso científico e o jornalístico, ora mais próximo do primeiro, ora do segundo.

II. a mídia é apresentada como uma máquina produtora de signos que se originam na parte da atividade humana dedicada a construir sentido social, que está em relação com o contexto econômico, pois todo órgão informativo atua como uma empresa, cuja finalidade consiste em fabricar um produto definido.

III. não existe apenas um discurso de divulgação científica. É preciso reconhecer a construção de diferentes discursos, conforme as características dos veículos e do público a que se destinam, porque as manifestações enunciativas são resultantes da interação entre os interlocutores ideologicamente marcada pela linguagem.

IV. o jornalista assume a posição de fiador, explicando o conteúdo e selecionando da fala do pesquisador elementos simples para os fatos apresentados e posicionando-se ao lado do seu leitor, como alguém que também não dominava o conteúdo, mas que já tomou conhecimento a partir do diálogo com o cientista e outras fontes de informação.

Têm respaldo nas teorias de comunicação o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1580Q197349 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

São classificações de Públicos adotadas em Relações Públicas:

I– Não–Público, Público Latente, Público Consciente e Público Ativo.
II– Públicos Essenciais, Públicos Não–Essenciais e Públicos de Rede de Interferência.
III– Público Contingente, Público Permanente, Público Vinculado e Público NãoVinculado.
IV– Público de Defensores Esclarecidos, Público de Contribuintes Reservados, Público de Observadores Ativos, Público de Expectadores Massivos, Público de Conflitantes Mobilizados e Públicos de Críticos Acomodados.
V– Público de Decisão, Público de Consulta, Público de Comportamento e Público de Opinião.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.